VLT de Castelo: falta transparência

Se é fato que as obras do VLT estão mais adiantadas do que muita gente poderia supor, o prefeito João Castelo (PSDB) também não pode negar que decorre da falta de transparência da própria Prefeitura de São Luís o fato de que praticamente ninguém acredita que a obra é coisa séria.

Nos meios políticos, nas rodas de jornalistas, onde quer que seja, a sensação geral é a de que tudo não passa de obra eleitoreira, “maquiagem”para tentar angariar votos.

E com razão…

A rigor, não se tem notícia da licitação que gerou o contrato para a construção do tal VLT. Não se sabe quanto custou (ou custará) – apesar de se saber que, em outros estados, projetos dessa envergadura chegam à casa dos bilhões.

Isso mesmo: B-I-L-H-Õ-E-S!

E mais: não houve audiência pública, apesar de aliados do prefeito citarem uma reunião sobre o assunto na Câmara Municipal. Aquilo não foi audiência.

É verdade que o poder público não é obrigado a realizar audiência, deve apenas abrir prazo de 45 dias para que se peça a sua realização.

Mas, se ninguém pedir, é de bom tom que o órgão responsável pela licitação o faça. Denota transparência.

Justamente o que falta à obra do VLT de Castelo.

26 pensou em “VLT de Castelo: falta transparência

  1. A obra é tão transparente que parece que a oposição já mandou sabotar o bicho, conforme o imparcial kkkkkkkkk

    “As mina pira no VLT”

    E quando sair a LItorânea então…vão fazer o quê? tentar levar a praia.

  2. Certa vez lendo o Jornal, ví uma chamada da Prefeitura para Licitação do VLT para as empresas. Pesquise que você deve encontrar!

    • Meu caro, se a Prefeitura quisesse transparência não “esconderia” nas páginas de jornais, em anúncios minúsculos… isso não é transparência… pesquise vc, lá no MP, pq a Prefeitura nunca mandou um ofício convidando para audiência pública…

  3. “Mas, se ninguém pedir, é de bom tom que o órgão responsável pela licitação o faça.”

    A CPL DO MUNICÍPIO, A EXEMPLO DOS OUTROS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TAMBÉM É UM CAOS.

    BONS MESMO ERAM OS TEMPOS EM QUE DRª SILVANA CARLA COMANDAVA AQUELE ÓRGÃO.

  4. Falta transparência mesmo, as placas que cercam a construção são de metal, nem dá pra ver os trilhos lá do Terminal

  5. O povo já estar acustumado com obra eletoreira a 40 anos isto já faz parte da politica do maranhão os 70 hospitais a ponte que ligar são luís a alcântara melhores salarios para os servidores segurança água nas torneiras a praias poluídas convenios fantasma e etc.

  6. Gilberto, o primeiro passo para implantacao de uma obra e a eleboracao do projeto e seu orcamento. Depois vem os estudos de viabilidade, o licenciamento ambiental, as audiencias publicas e a concorrencia. Caramba! CAOS 45, supera o milagreiro WALDOMIRO SANTIAGO! Consegue implantar todo o processo, comecando pela execucao das obras, respaldado na ignorancia da populacao e na inercia da nossa justica. Depois virao os projetos, os estudos… Quanta corrupcao!

  7. caro gil falando em obras a estrada da maioba ou seja a MA 202 esta uma maravilha!marrapa ne q max mando limpar os buracos e encheu de barros.agora ela e conhecida como buraco da ROSEANA.estou preparando uma placa prala p fazer uma homenagem a governadoura por tamanha eficiencia,um abraco que Deus te abencoi em nome de Jesus.

    • mande-me fotos do local… passei por lá recentemente e estava horrível… se já limparam é pq o asfalto chega logo.

  8. falta transparência e vergonha na cara. se bobear nem rolou licitação, ele deve ter chamado a empreiteira de algum familiar/amigo para fazer esse servicinho de bilhões. vc bem sabe que o esporte preferido do digníssimo prefeito é fraudar licitações. Com o VLT não seria diferente.

    • acho difícil não ter “rolado” licitação… mesmo às escondidas, deve ter “rolado” sim

  9. Falta é vergonha na cara isso sim,de Caostelo, eu já tõ é cansada de ouvir falar nesse VLT. só cego p n ver que isso tudo é uma maquiagem de quinta p adquirir votos. fora caosteo, chega de mentiras seu picareta.

  10. Gilberto essa obra é o maior estelionato eleitoral ja utilizado por um candidato nos ultimos anos. Por onde vão passar esses trilhos para chegar até o são cristovão. Qualquer leigo sabe que um projeto desse demanda estudos granidosos que apontem cada passo para sua execucão. castelo começou um obra numa árae que não ha qualquer impedimento justamente para iludir o eleitor. Espero que apareça alguem para denunciar essa sandice e com isso evitar um desperdicio de dinheiro público sem precedente. Será que não seria mais facil construir os viadutos da forquilha e da holandeses e juntar esforços para levar a via expressa até a cohab. Gilberto vc como jornalista investigue por onde esses trilhos vão passar para chegar até o são francisco e são cristovão. É obrigação da prefeitura fornecer as informações sobre essa obra. Aonde está o MP? Será que é necessario rasgar tantos recursos públicos antes de se tomar uma providencia? é por essa e outras que amargamos tantos mazelas que fazem do nosso estado ser noticia negativa quase todos os dias.

  11. Gilberto,
    Tenho dito, em post no face, que essa obra de Castelo, do VLT, não só é eleitoreira como secreta. Sabe-se, e técnicos que conhecem essa tecnologia, afirmam, que o sistema VLT requer estudos preliminares (os projetos básicos) complexos, já que envolvem diversas variáveis, dentre outras, traçado, desapropriações, solo, energia, ou seja, estudos de viabilidade técnica e econômica, que demandam tempo, entre seis a dez meses, isso se não houver problemas de ordem ambiental, de desapropriação, etc. . Exigem, também, que esses estudos sejam elaborados por técnicos e/ou empresas especialistas no assunto. Ora, não se tem noticias da elaboração desses projetos, quem os elaborou, como foram pagos, etc. etc. Se existem, são secretos. A execução da obra, por outro lado, leva de 18 a 24 meses, pra começar a operar. Então estamos diante de duas questões: essa obra está sendo executado sem os projetos básicos ? Quem está executando e quanto custará ? A proposito, soube por um amigo, partidário de Castelo, que as obras estão sendo iniciadas pelo anel viário, área de aterro, portanto inadequada para instalação de trilhos de trem. Bom, mas se tiver estudos básicos certamente previram isso, coisa que eu duvido.

    • Vejamos até onde isso tudo vai chegar… abs e mt grato pela sempre engrandecedora participação

  12. PRA GANHAR ELEIÇÃO NO MARANHÃO TEM QUE SER MENTIROSO,, OPORTUNISTA, CARA DE PAU E AINDA POR CIMA LADRÃO, ÔOOOOOOOOO POVO BESTA.

Os comentários estão fechados.