VLT: as coisas começam a aparecer

Depois de muita cobrança por parte deste blog, começam a aparecer os detalhes da obra de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que, até então, a Prefeitura de São Luís fazia questão de esconder.

O primeiro deles foi a placa da obra.

Quase um mês depois de iniciar os trabalhos na área por detrás do Terminal de Integração da Praia Grande – devidamente encobertos por pacas de metal -, o Executivo Municipal resolveu cobrar da Serveng (sim, foi ela a vencedora da licitação!), a instalação do aparato com informações básicas sobre a instalação do trem (veja a imagem ao lado).

Agora, por exemplo, já se sabe que os “serviços de implantação com desenvolvimento de projeto executivo do Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT” custaram aproximadamente R$ 19 milhões e que o prazo de execução da obra é de 180 dias.

Faltou dizer a quantos quilômetros se referem esses R$ 19 milhões e se nesse valor esta inclusa a aquisição dos trens.

Mas não é nada que um pouco mais de cobrança não resolva…

19 pensou em “VLT: as coisas começam a aparecer

  1. Poxa, até parece que esta havendo uma luta contra a construção do VLT, concordo que o processo tem que ser transparente, mas essa divulgação pela busca da transparência é um ato que favorece os demais candidatos da disputa. Eu como moradora de São Luís quero o VLT pronto e logo.

    • Eu tb quero… e já fui até taxado de “castelista” por mostrar que, apesar das incredulidades, a obra anda… mas ela deve andar com transparência… e dessa luta não abro mão…

      • Concordo Gilberto,como habitante desta cidade quero o VLT sim mas,com transparencia.A Quanto à placa quem DEVERIA por lei cobrar, ERA o CREA com o devido adesivo do registro da obra,logo no início e,tem alguém ae que possa me passar o “Jornal” que publicou a licitação?Ou aqui virou a “Ilhéus” do Coronel Ramiro?(Gabriela-J.Amado)afinal o custo INICIAL de de 19 milhões,só a implantação da malha ferroviária e os trens de luxo,com ar condicionado e tudo?também foi dispensa de licitação?Depois não venham me acionar juridicamente pelo atrazo do IPTU pois,em casa de enforcado não se fala em corda,tá?

  2. Num País onde há eleição de dois em dois anos, fica difícil para o gestor trabalhar a longo prazo, tem que fazer coisas simples e corriqueira, acho que o povo está ficando imediatista, pintar meio fio, fazer remendo, restauro, não tráz progresso de jeito nenhum, o que fazer então?

  3. Algumas perguntas sobre a legalidade deste ato estão por aberto, a saber:
    a) Quando foi contratada a obra?
    b) Qual o número do processo licitatório?
    c) Pelo porte da obra, cadê o EIA/RIMA e as audiências públicas obrigatórias?
    d) Tendo em vista que, pelo que foi dito de traçado, ele irá passar por áreas privadas, cadê os processos de desapropriação relacionados?
    e) Quanto a prefeitura já desembolsou pela obra, já que a mesma não consta em seu portal da transparência (que está mais para portal opaco ou nebuloso!)

    Aliás, caro blogueiro, no portal nebuloso da transparência da prefeitura do CAOS, constam as seguintes dúvidas:

    a) Cadê os gastos com a Secretaria de Saúde do Município em 2012 (não houve despesa?!?!)
    b) Porque a Governadoria do Município, que nada além de política faz, empenhou (R$ 70 milhões) e pagou (R$ 61 milhões). Um orçamento muito maior que os das Secretarias de Saúde (nada consta) e de Educação (R$ 42 milhões, empenho e R$ 26 milhões, pagos) juntas!!!
    c) Que dispensas da Governadoria de números 34, 35 e 36/2012 foram tão escondidas para o gasto da Secretaria Municipal de Governo no valor de R$ 58 milhões empenhados e R$ 32 milhões já pagos até o momento. Isso pode ser chamado de transparência?!?!?!
    d) Que licitação já executada e paga integralmente para a Serveng de exatamente R$ 20 milhões foi esta. Pela primeira vez vejo um empenho tão redondo para um pagamento de Obras. Ou será que não foram obras????

    Bom, Gilberto, creio que este prefeito ainda tem muito a explicar.

    PREFEITO FICHA SUJA!!! FORA CAOSTELO!!!

  4. Veja que ironia, meu caro Leda! Após insistentes cobranças por transparência na execução da Obra do VLT do Castelo, a Prefeitura resolveu colocar a placa da obra dentro do ”Circo da Cidade”. Até parece PALHAÇADA: pelo valor irrisório se comparamos com o custo do VLT de outras capitais do país e prazo da Obra: 19 milhões e 180 dias para conclusão, respectivamente. Custo de 4 Avenidas Mario Andreazza (incluso os 100% do superfaturamento) e só dá a SERVENG. Ô empresa sortuda !!!

  5. Nesse caso estou igual São Tomé, só acredito vendo, pq to achando impossível entregar essa obra até dezembro. Ninguém tá se lembrando de um “detalhe”: e as estações?? Onde serao? o povo vai subir e descer dos trens no meio dos trilhos? estações de metro ou são enterradas ou são elevadas, no caso de São Luís, como vai ser metrô de superfície, tem que ser elevadas, ou seja, o cidadão desce do trem, sobe uma escada rolante, atravessa uma passarela que passará por cima de uma avenida(ja que os trilhos serão nos canteiros centrais) e desce na margem da avenida, como é aqui em São Paulo. Essas estações são construções grandes e complicadas, pq além dessas estruturas, precisam de catracas, postos de vendas dos bilhetes, sistema de som, além da própria plataforma de embarque/ desembarque, sem falar nos funcionários(presumidamente treinados)!! difícil acreditar que fiquem prontas em tão pouco tempo, tem nego achando que metrô é só por um trilho no chão… pra mim, puramente eleitoreira essa obra nesse momento!!

  6. Gilberto, gostaria de acreditar que esse projeto não é um projeto eleitoral, e que realmente seja um planejamento pra melhorar a mobilidade urbana em nossa capital.
    Sem nenhum direcionamento, queria entender se houve licitação para a obra, se houve desapropriações.
    Já tentei encontrar informações, mas sem exito…
    Vc tem informações?

  7. [e se nesse valor esta inclusa a aquisição dos trens]. Como assim? Adquirir os trens da Serveng, empresa de construção civil? Claro que não!!!

  8. CARO GILBERTO A LEI 8.666 VEDA EMPRESA Q FAZ O PROJETO E AO MESMO TEMPO EXECUTAR A OBRAR
    E CRIME E A MESMA COISA DA RAPOSA TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO KD O MINISTERIO PUBLICO

  9. Caro Gilberto, não tente cobrir o sol com a peneira; você sabe muito bem que 19 milhões de reais é só para o desenvolvimento de projeto executivo do Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, como está dito na própria coluna. Uma obra deste porte requer muito mais recursos do que isto que está aí. O que a população deseja, é que não seja enganada, mais uma vez, por obras em véspera de eleição, com o único objetivo de angariar votos.

  10. Esse tempo todo os R$75 milhões guardado? Se foi aplicado em poupança dá uma boa grana todo mês

  11. É uma sacanagem isso. E uma mina de dinheiro diga de passagem. FORA CAOSTELO. chega das suas PICARETAGENS!

  12. castelo é um loco isso a é so midia rapa isso n vai funcionar é nunca chego na frente do mercado do peixe n ando mais pq o dono de um posto prox. n deixou

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