Econométrica aponta Castelo à frente de Holanda Jr.

Pesquisa Econométrica/Atos e Fatos divulgada na noite de terça-feira (18), revela que o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, passaria ao segundo turno como primeiro colocado se as eleições fossem hoje.

Segundo o levantamento, Castelo está na liderança, com 31,9%, seguido por Edivaldo Holanda Júnior (PTC), da coligação “Muda São Luís”, tecnicamente empatado com o tucano, com 30,1%.

Na teceira colocação, aparece Washington Luís (PT), com 14,6%, seguido por Eliziane Gama (PPS) e Tadeu Palácio (PP), ambos com 7,5%; Marcos Silva (PSTU), 1,4%; Haroldo Sabóia (PSOL), 0,4%; e Ednaldo Neves (PRTB), 0,3%.

Votos brancos ou nulos somaram 3,8%, e 2,6% não souberam ou não responderam.

A pesquisa Econométrica/Atos e Fatos ouviu 850 pessoas nos dias 14 e 15 de setembro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-237/2012. A margem de erro é de 3,3%, e o intervalo de confiança é de 95%, e está registrada sob o protocolo TRE-MA 00237/2012.

Veja abaixo, também, o gráfico da rejeição.

24 pensou em “Econométrica aponta Castelo à frente de Holanda Jr.

  1. Gilberto, ainda podemos considerar como correta a pesquisa DATAM já que a Econométrica varia dentro da margem de erro. Escutec, DataM e Econométrica apontam empate técnico entre Holanda Jr. e Castelo.

  2. E agora? Essa pesquisa está mais em coerencia com a DATAM do que com a Constst de Castelo. Eu logo vi, sabia que essa queda de Holanda Jr não era real, não é isso que vejo nas ruas, o que vejo são pessoas fazendo questão de divulgar que votam no 36. Gilberto, não teve simulação para segundo turno?

  3. Logo se vê que aquela pesquisa da Constat é sem pé e sem cabeça, tentaram forçar um resultado que é nítidamente contrário ao das ruas de São Luís. Gilberto, parabéns pelo blog, vc consegue ser o mais ‘parcial’ desses blogs do grupo Sarney. Apesar de as vezes puxar brasa pra sua sardinha, mas gosto muito dos seus posts.

  4. Gilberto,

    à frente de Holanda Jr.??? ou empatados tecnicamente?? não entendi o motivo dessa mudança de posicionamento de alguns blogueiros como vc, que mantinham uma linha mais neutra em relação a candadato A ou B e faziam mais informar do que manipular, fico entristecido por não está sobrando mais nenhum blogueiro com esse perfil, se a Econométrica viesse parecida com a Constat, vc como outros blogueiros viriam dizer que a DATAM foi desmascarada e etc, agora a Econometrica veio confirmando os números da DATAM e nada é dito, muito engraçado isso.
    A matéria poderia ter vindo Econométrica confirma os dados da contestada DATAM, porque com certeza se fosse o contrário iria virar machete sensacionalista de vcs, ou não é?!

    • O número mostra Castelo à frente, como Holanda está a frente na DataM, o empate técnico é o um detalhe, citado no texto… Não lembro de vc ter reclamado quando eu escrevi “DataM aponta que Holanda Jr. já passou de Castelo”

  5. Eh meu caro Marco,

    Vc já viu a Econométrica?? confirmou os números da DATAM, cadê o seu post dizendo que a DATAM foi confirmada por mais um institito?? se fosse o contrário com certeza seria motivo de matérias pejorativas, batendo na DATAM e no gupo de Edivaldo, ou não era?!
    p.s. e mais um instituto confirma o crescimento de Edivaldo, e a Escutec vem mais favorável ainda ao candidato, pode aguardar.

  6. Caro blogueiro, você tem como me informar as itenções de voto para prefeito em Bacuri-MA, grato por sua atenção.

  7. Na verdade eles estão empatados. Sendo assim, Holandinha poderia estar na frente de Castelo se considerarmos a margem de erro. Isso confirma que a pesquisa Data M está mais correta que a Constat.

  8. Energia da Prefeitura sendo cortada nesse momento por falta de pagamento! Acredito que já é quinta vez só esse ano! Parabéns senhor prefeito, continue assim! Maldito!

  9. Essa pesquisa começa a fazer mais sentido, mas eu ainda acho que essa não é a porcentagem real de Holandinha. Depois de tudo o que vem acontecendo, acho que Macaxeira já conseguiu tomar uns bons votos dele. Eu ainda tenho esperança de uma vitória de Castelo no primeiro, e espero que esse Edivaldo caia fora para não dar ibope para Dino.

  10. Não há queda de Holandinha. A pesquisa demonstra a realidade: o candidato ainda tem ampla margem de crescimento e deve virar o primeiro turno na frente de um Castelo, igualmente consolidado. Resta a Washigton obter os votos dos outros candidatos…ou seja, terá uma missão complicadíssima…

  11. Impressionante como as pessoas ainda se deixam levar por estas pesquisas, toda pesquisa custa dinheiro (um bom dinheiro) e quem paga por ela não vai gastar essa grana toda para publicar algo que venha de encontro a seus interesses, ou vocês acham que alguém seja tao admirador assim da democracia a ponto de bancar uma pesquisa e mostrar seu resultado real.
    Existem muitas formas de mascarar uma pesquisa, na pior das opções o instituto permite que você mexa no resultado respeitando a margem de erro.
    Outra coisa muito utilizada é eliminar questionários, você faz uma pesquisa com digamos 1.200 questionários e publica que entrevistou 900 pessoas dai você retira 300 questionários conforme o resultado que vc quer obter, este modelo é muito utilizado pois qualquer que seja a dúvida o instituto tem os questionários (no caso os 900) para apresentar, inclusive com o contato dos entrevistados.
    Potanto amigo eleitores não se guie por pesquisas, vote em quem você quer, não eleja-se uma Maria vai com as outras

    boa sorte a todos e boa eleição

  12. É ATÉ ENGRAÇADO:

    O PESSOAL DE FLÁVIO DINO, PRIMEIRO, DIZIA QUE WASHINGTON NÃO IRIRA DECOLAR, DEPOIS DISSE QUE NUNCA PASSARIA DE DOIS DÍGITOS E AGORA COM QUASE 15% FALAM QUE ELE ESTÁ NO TETO! RSRSRSRS! QUAL SERÁ O PRÓXIMO COMENTÁRIO DOS DINISTAS?…………………………

  13. CHEGA !!! Eu, é porque gosto de debater – isso é importante, neste tipo de processo. Mas:

    É como disse-me HAROLDÃO (grande guerreiro de “capacete vermelho”) -, Marcos, O NEGÓCIO É RUA !

    Estamos espalhados por todos os cantos da Ilha, alardeando o “nosso lado”.

    Até às vesperas do 1º turno, Gilberto (” e demais leitores”).

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  14. Essa sim, reflete realmente o cenário, o atual prefeito, não sai e nem cai por que essa é porcentagem de votos que ele tem independente qualquer coisa,boa parte são pessoas que o acompanham a muito tempo, traduzindo, do tempo do ronca, acredito que HOLANDA, esteja na frente dele, esse papo de dar golpe na população com o VLT, deu com os burros ou trilhos no mangue, isso é um tapa na cara de quem anda de ônibus nessa cidade, um sofrimento só.

  15. CONSTATEI QUE A CONTAST, DEVE SER DAQUELE PESSOAL QUE ELABOROU AQUELA COBRANÇA DO IPTU DO ANO RETRASADO, UMA COISA SEM PÉ E SEM CABEÇA.

  16. Agora os numeros fazem sentido, Gilberto. A campanha do Edivaldo cresceu e podemos ver nas ruas. A constat não serve para nada.

Os comentários estão fechados.