Governistas elegem 80% dos prefeitos maranhenses

De O Estado

(Foto: Douglas Júnior/O Estado)

Cento e setenta e três prefeitos de partidos da base do governo Roseana Sarney (PMDB) foram eleitos nas eleições do último domingo. São 80,09% das prefeituras maranhenses. Em 15 dos 20 maiores colégios eleitorais do Maranhão, os prefeitos eleitos são do grupo político da governadora. O secretário de estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, afirmou que o cenário consolida a força política de Roseana e dá sustentação ao programa de políticas públicas que contribuirão para o desenvolvimento do estado nos próximos anos.

O partido político que mais elegeu prefeitos no Maranhão foi o PMDB, ao qual pertence a própria Roseana Sarney, com 47 gestores ao todo. Do PRB saíram 23. Outros 20 prefeitos foram eleitos pelo PV e 11 representam o DEM.

PT e PSD elegeram 10 prefeitos cada um. Outros 17 foram eleitos pelo PR, 12 pelo PTB, seis pelo PTdoB e seis pelo PP. PRTB elegeu quatro, o PMN três e o PHS dois; PSC e PRP elegeram um prefeito cada um. Essa é a conjuntura da base aliada.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Políticos, há ainda 17 prefeitos eleitos por partidos da oposição, mas alinhados ao governo. Estes estão distribuídos da seguinte forma: 3 do PSDB, 4 do PDT, 4 do PPS e outros 6 do PSB. “A eleição expressiva dos candidatos do grupo político que fazem a base do governo, inclusive aqueles que integram o PMDB, demonstra a força política da governadora do estado”, disse Hildo Rocha.

O secretário explicou que com a maior parte dos prefeitos eleitos alinhados ao grupo político da governadora, há possibilidade de unidade e desenvolvimento do estado. “Isso não quer dizer que o governo não atuará onde houver oposição, muito pelo contrário, todos os prefeitos serão chamados para o diálogo. Mas com a maioria dos prefeitos aliados, há fortalecimento das ações de políticas públicas”, disse.

Hildo Rocha também destacou o fato de terem sido eleitos nos 20 maiores colégios eleitorais do estado 15 prefeitos de partidos aliados ao governo do estado. São eles: São José de Ribamar, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Pinheiro, Chapadinha, Paço do Lumiar, Santa Luzia, Coroatá, Grajaú, Itapecuru, Buriticupu, Tutoia e Imperatriz.

Hildo Rocha revelou que até o fim do ano a governadora Roseana Sarney deverá reunir todos os prefeitos eleitos e reeleitos para a realização de um seminário. No seminário serão discutidas políticas públicas integradas entre governo e município, como convênios e novas regras de licitação. “O convênio é importante para que sejam esclarecidas algumas questões específicas, como a mudança, elaborada pela Assembleia Legislativa, do Código de Licitação do estado. Há, por exemplo, convênios que não podem mais ser celebrados entre governo e município, enquanto outros são válidos”, disse.

O seminário, segundo o secretário de estado, será coordenado pela Casa Civil e secretarias de estado de Assuntos Políticos, Cidades, Planejamento, Saúde, Educação e Meio Ambiente.

9 pensou em “Governistas elegem 80% dos prefeitos maranhenses

  1. Caro Gilberto! “Força Política da Governadora”, É?Ele não fala em uso da
    MÁQUINA PÚBLICA e ABUSO do poder ECONÔMICA,né?Óleo de peroba
    nessa gente é pouco.

  2. É muito provavéis que a maioria deles é, Ficha suja por omissão da justiça, e outros estão encalacrados nas mãos dos agiotas. Roseana também foi omissa, por não divulgar os Prefeitos que estão manietados com os agiota, se tivessem saido esta lista, o Povo com certeza não os elegerias

  3. Este é um dos momentos que sinto muito ORGULHO de fazer parte da Ilha Rebelde. Nós representamos a verdadeira resistência a oligarquia.

  4. Diálogo?? O governo do estado nunca dialogou com prefeitos e nem vai fazê-lo. As portas do Palácio dos Leões estão fechadas para os prefeitos há muito tempo…houve uma centralizaçao de poder neste governo que é o unico que quer realizar obras, inclusive que seriam de competencia dos municipios. Esta anedota de seminário só será realizado para fazer chamada de quem for aliado, como se faz numa sala de aula quando o professor anota na sua cardeneta os alunos presentes, não há dialogo, o que há é imposiçao.

  5. nas cidades mais miseráveis a sarna lidera,prefeitinhos pilantras+bolsa familia +contratados que recebem 100,00 = Sarneylandia

  6. O grupo político da Governadora Roseana continua muito forte, além dos prefeitos eleitos, muitos segundos e terceiros lugares pertencem a partidos de sua base de apoio.

  7. Gilberto, faço uma pergunta:
    Ganhou 15 dos 20 maiores colégios, certo? Mas os 5 maiores em que perdeu, são os decisivos, não estou certo?

Os comentários estão fechados.