Grupo de Bira do Pindaré declara apoio a Edivaldo Holanda Jr.

O colegiado intitulado “Resistência Petista”, grupo liderado dentro do PT pelo deputado estadual Bira do Pindaré e que se contrapõe às correntes ligadas ao Governo do Estado, emitiu comunicado oficial, na noite de ontem (10), confirmando apoio ao candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que disputa a prefeitura da capital pela coligação “Muda São Luís”.

No documento (um tanto extenso para os padrões do blog, por isso pede-se desculpas ao leitor) destaca-se o entendimento de que o apoio ao petecista e sua vitória no 2º turno configura-se uma derrota ao grupo Sarney, além de criar “as condições políticas e eleitorais para derrotar em 2014, com a candidatura de Flávio Dino, o projeto de continuísmo do grupo Sarney”.

“Para isso, é preciso ganhar as eleições com o povo de São Luís e fazer um governo de mudança e renovação. Em nome do projeto nacional e da luta por mudança no Maranhão, a Resistência Petista apoia o candidato dos partidos aliados da presidente Dilma e do ex-deputado federal Flávio Dino. Sem desconhecer as contradições do processo de composição eleitoral, a vitória de Edivaldo, nesse contexto, representa uma derrota para a oligarquia Sarney”, diz a nota.

Leia a íntegra abaixo.

_______COMUNICADO DA RESISTÊNCIA PETISTA SOBRE O _______
2º TURNO DAS ELEIÇÕES EM SÃO LUÍS (MA)

1. A Resistência Petista, formada pelas tendências do Partido dos Trabalhadores – PT contrárias a qualquer aliança com a oligarquia Sarney, tendo em vista o 2º turno das eleições para prefeito de São Luís declara seu apoio à candidatura do deputado federal Edvaldo Holanda Júnior, que enfrenta nessas eleições o candidato do PSDB.

2. O apoio da Resistência Petista está condicionado ao compromisso programático do candidato em fazer uma gestão marcada pela participação popular, transparência administrativa, respeito e diálogo com os movimentos sociais, promoção dos direitos humanos e desmonte dos modos patrimonialistas de gestão municipal.

3. Todos esses elementos constituem diretrizes indispensáveis para a efetividade de políticas públicas como direito do cidadão/cidadã e dever do estado, em áreas fundamentais para a garantia da qualidade de vida da população, tais como educação, saúde, meio ambiente saneamento básico, transporte e mobilidade urbana.

4. Em defesa dessas ideias, a Resistência Petista disputou o processo de prévias do PT, indicando a candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré ao cargo de prefeito de São Luís. Sem levar em conta as possibilidades de vitória eleitoral, os aliados do grupo Sarney, e com o apoio deste grupo, escolheram e lançaram outro candidato.

5. Em nome das lutas populares e do combate ao regime oligárquico no Estado do Maranhão, nos recusamos a apoiar essa candidatura, forjada exclusivamente para inviabilizar a aliança dos setores democráticos e populares da cidade de São Luís em torno de um projeto de mudança social e renovação política. 

6. Com forte rejeição do eleitorado, o candidato do grupo Sarny foi derrotado no 1º turno. Mesmo contando com o apoio de 14 partidos, quase 13 minutos de tempo no rádio e na TV, o candidato de Roseana Sarney ficou em 4º lugar, atrás de Eliziane Gama – que contava apenas com um minuto e meio de propaganda eleitoral gratuita e um só partido.

7. O resultado do 1º turno comprova mais uma vez que a população de São Luís rejeita a oligarquia Sarney e seus candidatos. Sem levar isso em conta, o PT, além de ser rejeitado pelo eleitorado nas eleições majoritárias, elegeu apenas um candidato a vereador, quando reunia as condições para liderar o processo eleitoral na capital.

8. A votação conferida pelo eleitor a Edivaldo Holanda Júnior, Eliziane Gama, Marcos Silva e Haroldo Sabóia indica claramente que a povo de São Luís se manifesta pela mudança política e o fim do regime oligárquico, representado, a nível estadual, pelo governo de Roseana Sarney e, a nível municipal, pelo governo de João Castelo. 

9. A declaração de neutralidade anunciada pelo presidente do Diretório Municipal do PT, Fernando Silva, se contrapõe à vontade da maioria dos eleitores. Sem nenhuma consulta às instâncias partidárias, a nota do presidente do PT não expressa a vontade de ampla parcelas dos filiados, sendo mais um ato monocrático de abuso de poder.

10. Nestas eleições, podemos derrotar a candidatura de João Castelo e criar as condições políticas e eleitorais para derrotar em 2014, com a candidatura de Flávio Dino, o projeto de continuísmo do grupo Sarney. Para isso, é preciso ganhar as eleições com o povo de São Luís e fazer um governo de mudança e renovação.

11. Em nome do projeto nacional e da luta por mudança no Maranhão, a Resistência Petista apoia o candidato dos partidos aliados da presidente Dilma e do ex-deputado federal Flávio Dino. Sem desconhecer as contradições do processo de composição eleitoral, a vitória de Edivaldo, nesse contexto, representa uma derrota para a oligarquia Sarney.

12. Conclamamos, assim, todas as pessoas comprometidas com a democratização das políticas públicas, defesa e promoção dos direitos humanos e combate ao sistema oligárquico, que infelicita o nosso povo, a constituir um bloco de apoio à candidatura de Edivaldo e defesa de um programa de mudanças políticas e sociais para a nossa cidade.

Resistência Petista

11 pensou em “Grupo de Bira do Pindaré declara apoio a Edivaldo Holanda Jr.

  1. Gostaria muito de saber qual a dificuldade da deputada Eliziane Gama para escolher quem ela apoiará neste segundo turno.

    Na segunda-feira (da 08) a deputada deu uma entrevista a TV Guará sugerindo que se manteria neutra do processo por achar que “francamente não há muita diferença” entre Edivaldo e Castelo.

    Na terça-feira(dia 09), Eliziane confessou que manteve um diálogo com a Deputada Gardeninha (PSDB), filha do prefeito. A imprensa revelou que Gardeninha oferecera qualquer secretaria em troca do apoio de Eliziane com exceção das pastas de educação e saúde, galinha dos ovos de ouro da prefeitura. No mesmo dia, surgiram especulações de que Eliziane provavelmente iria com Castelo. Havia ainda uma suposta pressão da direção nacional do PPS em favor do apoio a candidatura do prefeito tucano.

    Na quarta-feira (dia 10), o PPS nacional, através de seu presidente, Roberto Freyre, negou que houvesse qualquer pressão do partido para uma aliança com o PSDB em São Luís. Da água para o vinho a conversa Eliziane já era outra. Leia:

    “Preliminarmente meu pensamento foi ficar um pouco mais distanciada do processo, mas conversando com as pessoas que acreditam em mim entendemos que precisamos dar continuidade ao nosso projeto. Irei me posicionar até o fim dessa semana e escolher uma alternativa menos dolorosa para a cidade, pois mudança de verdade entendo que só nós estávamos propondo”

    E mais:

    “Meu posicionamento será um posicionamento coerente com aquilo que eu acredito e com o que continuo defendendo. A coerência que sempre me norteou não me faltará nessa decisão sobre o processo eleitoral do 2º turno“ (FONTE)

    Resumindo a declaração: a deputada quis dizer que amanhã ela dará um talvez definitivo a respeito de quem apoiará.

    O que isso lhe parece, caro leitor?
    A mim é óbvio: Eliziane Gama está usando os votos que recebeu dos eleitores de São Luís para barganhar vantagens em troca de seu apoio. E mais: está fazendo uma espécie de leilão pra ver “quem dá mais” em troca do apoio da parlamentar, Edivaldo Holanda Júnior ou João Castelo.

    É o popular método de criar dificuldades para vender facilidades.

    A julgar pelo comportamento da parlamentar, podemos deduzir que as chances de estar barganhando por vantagens pessoais são altas.

    Se não, vejamos:
    Na mesma entrevista concedida a TV Guará, ao ser perguntada sobre a chance de ter ficado magoada com Flávio Dino durante o processo pré-eleitoral, Eliziane respondeu:

    “A forma como a frente foi inicialmente formatada não foi do jeito que a gente pensava que fosse, por isso surgiu a nossa candidatura.”

    Trocando em miúdos, o que a deputada quis dizer foi o seguinte: “Entrei na frente de candidatos esperando ser a escolhida por Dino, como não fui, dane-se a frente”.

    A desonestidade de Eliziane fica patente quando pensamos nos princípios que nortearam a frente de candidatos lançada pelo grupo de Flávio Dino. A ideia era formar uma ampla coalizão de forças de oposição (ao governo do estado e a prefeitura) e a partir do debate e das melhores condições eleitorais escolher um dentre os membros da frente que reunisse melhores condições de concorrer.

    As chances de não ser a escolhida eram de 4 para 1 e antes de entrar na frente, Eliziane, assim como os demais membros da frente, sabiam perfeitamente disso.

    Fazer o papel de vítima por nãoter sido a escolhida e sugerir que foi enganada é um papel ridículo que pressupõe que todo mundo é idiota para acreditar nessa hipótese.

    Por fim, Eliziane conquistou espaço de visibilidade política graças e tão somente ao fato de ter se comportado como feroz oposicionista do governo Castelo. A deputada mandou fazer adesivos com a expressão “CAOSTELO”e se expôs numa foto que virou sua marca nas redes sociais, sempre condenando com palavras fortes a administração Castelo.

    Agora, no limiar do segundo turno, com duas candidaturas postas, sendo uma delas a do próprio Castelo, por que Eliziane diz: “Irei me posicionar até o fim dessa semana e escolher uma alternativa menos dolorosa para a cidade, pois mudança de verdade entendo que só nós estávamos propondo”

    Quer dizer que o antes inimigo mortal agora é uma possibilidade de escolha?
    Na entrevista dada a TV Guará, Eliziane afirmou que “o câncer da política é a corrupção que começa na montagem das alianças”.

    Demorar uma semana para escolher um dos candidatos, quando até ontem um deles era motivo de protestos e escárnio da própria deputada,demonstra que se depender de Eliziane Gama, o câncer da política, não terá cura, ao contrário, entrará em metástase.

      • Votei em Eliziane no primeiro turno porque vi nela uma terceira via entre a velha de lenga-lenga de ser próxima-Sarney ou anti-Sarney. Não sou a favor da oligarquia mas também não dou meu voto para essa turma que acabou com o Governo de Jackson e nem muito menos para Flávio “quero ser Sarney por 40 anos” Dino. Então, não adianta querer forçar a barra para que alguns dos eleitores escolham entre um balde de lodo e outro de lama. Queremos água, só isso…..

  2. Gilberto!Caro Jorge!A tal resistência petista ou os contra ao Grupo SARNEY,é
    liderada pelo nobres Deputados DOMINGOS DUTRA e BIRA do PINDARÉ.No
    Maranhão existe DOIS PT os contra e os a favor do Grupo SARNEY.Nunca é tarde lembrar que as grandes ESTRELAS do núcleo do PT Nacional que
    receberam no dia de ontém seus veredicto (CONDENAÇÃO) no STF pela sua
    criação do sórdido MENSALÃO,chamado também GRANDE e SOFISTICADA
    ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA criada com o objetivo de desfalcar os cofres
    Público e corromper Parlamentares no Congresso Nacional em troca de apoio POLÍTICO são eles:JOSÉ DIRCEU,JOSÉ GENOINO,DELÚBIO SOARES,etc.,
    o mais interessante em tudo isso é o seu LIDER maior Sr.LULA com
    toda sua ingenuidade “NÃO SABIA de NADA “é como bem disse um Ministro do
    STF no julgamento”é querer abusar da inteligência mediana das pessoas”. O
    Sr.LULA continua a pousar de grande SALVADOR da PÁTRIA e MILAGREIRO
    do BRASIL ancorado nos mais variados programas assistêncialista e com isso vem conseguindo manter esse PT do MENSALÃO no PODER.Será que é tão
    importante assim o APOIO de um Partido desse,ou VALE TUDO pelo PODER como sempre fez o PT?Voltando ao MENSALÃO,ontém,o Sr.JOSÉ DIRCEU,
    grande LIDER do PT,debitou a IMPRENSA toda a CULPA pela injusta
    condenação que recebea,esquecendo ele que sua primeira e grande e severa
    CONDENAÇÃO lhe fora dada por seus ex-pares os (DEPUTADOS),quando cassaram o seu mandato, ai do POVO Brasileiro se não fosse os Ministérios e
    o STF,vale aplaudir a dedicação do Procurador Geral da Rpública e do Ministro
    JOAQUIM BARBOSA, figuras centrais desse MONUMENTAL julgamento. Parabens ao PGR e ao STF.Ao BLOG, resta lamentar a falta de interesse
    de repercutir tão importante NOTÍCIA e o DEVER de bem informar que
    é o papel da IMPRENSA,sempre LIVRE.Até HUGO CHAVEZ na Venezuela
    foi REELEITO usando as PROPAGANDAS do PT,você viu?

  3. Caro Gilberto! Nessa CARTA os HERÓIS da RESISTÊNCIA iguinoraram os
    VELHO companheiro:Srs. LULA da SILVA,JOSÉ DIRCEU, JOSÉ,GENOINO,
    DELÚBIO SOARES,etc.,será por causa do MENSALÃO?Merecem mesmo
    é bastante ÓLEO de PEROBA. Cadê que falam na PRIVATIZAÇÃO do
    Hospital Universitário Presidente DUTRA,pelo Governo DILMA/PT ?

  4. HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

    HOLANDA JR – ((36))

  5. Gilberto, hoje vi na tv uma entrevista que alguns Deputados falavam a respeito do sistema de monitoramento implantado pelo secretário Aluisio e nessa entrevista até o Dep. Marcelo Tavares reconheceu a importancia do sistema mesmo achando que demorou mas o Dep. Bira ficou rodeando, rodeando e não admitiu a seriedade do sistema e ainda falou que era preciso checar se o valor foi adequadamente usado no sistema. O que eu quero tentar explicar é que na minha opinião o Dep. Bira está sendo um falso moralista ultimamente, totalmente diferente daquela pessoa que teve aquela votação tão expressiva para o Senado, com essa onda de tentar ser a total oposição ao rupo Sarney ele está sendo falso com a população. Não precisa isso tudo, bastava ser ele mesmo que talvez fosse mais digno.

Os comentários estão fechados.