Atenção, MPE! Fraude em pesquisas à vista

O Ministério Público Eleitoral (MPE) deve ficar de olho para o que pode ser uma fraude em pesquisas eleitorais realizada em São Luís.

Já encontram-se registradas na Justiça Eleitoral, desde a última quinta (11), cinco pesquisas de intenção de votos no 2º turno. Todas com divulgação prevista para os dias 16 e 18 de outubro.

Duas delas são dos já conhecidos Exata e Ibope. Mas três, registradas ontem, e num intervalo de menos de duas horas, devem ser olhadas com mais atenção.

O registro simultâneo foi feito pelos desconhecidos Instituto Realidade, Full Marketing Instituto e um outro que atende pelo nome de Rose Mary Moreno de Araújo. Assim mesmo, dona Rose é o nome do Instituto – ou Consult Assessoria, Marketing e Pesquisa.

Além do registro no mesmo dia, os três prevêem o campo nas mesmas datas, assinadas pela mesma estatística, Julianne Mitie Matsuoka. Coincide também que os três institutos são da cidade de Presidente Prudente,  do interior de São Paulo. O plano amostral também é o mesmo e a delimitação dos bairros não foi entregue ao TRE.

As três pesquisas também tem em comum o fato de terem como contratante os próprios Institutos, a preços fora da realidade de mercado e com amostras despropositadas para o universo pesquisado. Pra ter uma idéia, as amostras chegam a 2 mil entrevistas. Mais curioso ainda é o fato de as três pesquisas terem o mesmo questionário, com uma única pergunta de intenção de voto. A ordem dos candidatos é a mesma nas três.

Mas isso não é tudo. E é aqui que o MPE deve ter ainda mais atenção.

O proprietário do Instituto Realidade é nada menos que Otílio Claudino de Araújo, réu em  vários processos judiciais, alguns já com condenação e trânsito em julgado.

A acusação? Fraude em pesquisas.

Foi assim em Pirapozinho e em Santo Anastácio, pequenos municípios do interior de São Paulo. Em 1998 Otílio foi condenado a prisão por injúria na propaganda eleitoral. O TRE/SP determinou a expedição de mandato de prisão que foi suspensa por um habeas corpus no TSE.

Veja mais aqui, aqui e aqui.

E tem mais.

Para quem não sabe, Rose Mary Moreno é o nome da esposa de Otílio.

Seja lá quem tenha contratado os levantamentos, o Ministério Público Eleitoral deve ficar de olhos muito abertos.

13 pensou em “Atenção, MPE! Fraude em pesquisas à vista

  1. Penso, que as pesquisas são importantes quando são feitas com etnica que l é principio basico. Já fui, coletor de campo, supervisor e coordenador do instituto Engracia Garcia, São Paulo, trabalhamos aqui durante a gestão do Tadeu, posso te afirmar as pesquisas são manipuladoras, são mais um instrumento de divulgação de campanha, estratégia de abordagem dos eleitores nas suas residencias;o TSE deveria proibir divulgação nos meios de comunicação. Estamos diante de um povo desinformado, é fato, por isso, os que se utilizam desta estratégia conto com a ignorancia social;

  2. Eu bem que venho desconfiando dessas pesquisas todas. E infelizmente, por mais que sejam falsas, elas mexem com as pessoas, e influenciam a eleição. Esperemos. E pra quem disse acima que é coisa de Castelo, vá lá no grupo da UFMA no facebook, e veja o relato de um rapaz que disse que viu a pessoa que entrevista do Data M preenchendo ele mesmo formulário s a favor de Edivaldo Holanda.

  3. pesquisa exata fora da realidade fui entrevistada no periodo e a moça do questionario falou que a diferenca era pequena isso ai é coisa de roberto rocha

  4. Não querendo fazer analogias mas, no município de Paço do Lumiar a coisa foi mais feia, tão séria que os assessores de Josemar, bem antes do pleito já cantavam vitória e, pasmem, diziam que o mesmo iria ganhar com mais de 22.000 votos.
    MUITA COINCIDÊNCIA NÃO É?

  5. Blog Nojento.
    Quando saiu a pesquisa do Dr. Tema em Tuntum você foi o primeiro a noticiar:
    “Atenção PF Tema espalha pesquisa falsa por Tuntum.” ( pesquisa registrada e comprovada pela população de Tuntum no dia 07).
    Ana Isabel criou uma pesquisa falsa e você publicou como se fosse verdadeira…

    Honra teu diploma,caro “jornalista” ou fez seu curso pelo you tube?
    Na faculdade não te ensinaram o código de ética do jornalismo não?

    • “Entretanto, a coordenação de campanha de Ana Izabel questiona os números, ao comparar o resultado dessa pesquisa com a realidade dos comícios liderados por ela”. Sempre esteve bem claro no post que quem questionou foi a coordenação de campanha de Ana Izabel…
      E eu nunca alertei a PF, mas o MPE e a Justiça Eleitoral…

Os comentários estão fechados.