Ibope: vantagem de Holanda Jr. é de dez pontos sobre Castelo

A primeira pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de voto no 2º turno das eleições na capital aponta Edivaldo Holanda Júnior (PTC) dez pontos percentuais à frente do seu oponente, o prefeito João Castelo (PSDB).

Segundo o levantamento, o petecista teria 55% dos votos válidos, contra 45% do tucano.

No cenário estimulado, Holanda Jr. tem 49%, contra 39% de Castelo. Ouros 6% não sabem, ou não responderam, e 6% declararam votar em branco, ou nulo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, com 805 eleitores. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-538/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

30 pensou em “Ibope: vantagem de Holanda Jr. é de dez pontos sobre Castelo

  1. Castelo 45 diminui em 10 pontos a diferença para edvaldo agora é 49 a 39 antes era 54 a 34: castelo subiu 5 pontos e Edvaldo caiu 5 pontos ou seja diminuiu a diferença em 10 pontos QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR

  2. Como esse instituto sempre tira dez pontos do Edivaldo. Continuam vinte pontos de vantagem. IBOPE é piada.

  3. O instituto IBOPE só tem nm, pq credibilidade está longe de ter. Se colocaram Edivaldo com 10 pontos à frente, com certeza ele estar com uns 15 na frente do Castelo. Basta ver os dados dessa pesquisa no 1º turno, que errou feio, não acertou o resultado nem de longe.

  4. Prezado Léda, podes me fazer um favor? Pergunta pra Marco Déça porque ele não publica os meus comentários. E me responde por aqui. Tudo bem?

    • Assim como eu, ele deve ter mts comentários pra liberar… às vezes demora e os leitores pensam que estão sendo censurados… aguarde mais um pouco… abs

      • Prezado Léda. Infelizmente o motivo não é esse. Você, Jorge Aragão, Robert Lobato, Luis Cardoso todos publicam os comentários que faço inclusive os que não vão de encontro a mesma opinião do blogueiro. Isso chama-se imparcialidade. Porém o Marco é parcial é tendencioso tem práticas que revelam que ele é igual ou pior do que aqueles que ele tanto critica. Mas ainda bem que ainda temos outras opções de informação. Obrigado Léda e parabéns pelo blog.

        • Amigo, faça igual a mim, não perca mais seu tempo visitando aquele blog com matérias a gosto do fregues. Dá nojo esse tipo de jornalismo. Esses outros blogs que vc mencionou são mais informativos e não são babões do Castelo. O d´eça tem problemas sérios de desvio de carater. Não perca mais seu precioso tempo naquele blog castelista, o que ele publica é a verdade dele e não a verdade de fato. Ele se julga o sabedor de todas as coisas e chega até a ser arrogante com seus leitores. Não vá prestigiar uma figura dessas, deixe que os castelistas se iludam com suas publicações. Aqui no blog do Gilberto vc com certeza encontra conteudo superior ao dele.

  5. como confiar na pesqsa q antes no 1 turno castelo estava na frente e agora ficou p tras……… os votos q eram d castelo foram repassados p eliziane gama depois do debate,da mesma forma castelo continuara no mesmo esqma……..454545454545

  6. Edivaldo na frente em pesquisa é como elefante em árvore, ninguém sabe como subiu, mas tem certeza que vai cair!

  7. Gilberto tirando pelas pesquisas do ibope no 1° turno, caiu muito no meu conceito ao mesmo tempo que a DATA M subiu então prefiro aguardar a pesquisa da DATA M pra tirar melhor a conclusão das pesquisas !!

  8. Caro Gilberto,
    primeiramente, não se pode fazer comparações entre pesquisas de Institutos diferentes. Para se saber a evolução do candidato, tem-se, necessariamente, que fazer a comparação entre os resultados obtidos pelo mesmo Instituto, ao longo das pesquisas realizadas. Ora, o IBOPE, na última pesquisa, apresentou Castelo com 33% dos votos e Edivaldo com 27%. Assim, examinando a evolução do candidato teríamos a seguinte análise: Edivaldo saiu de 27% para 49%, enquanto Castelo saiu de 33% para 39%. Essa é a análise correta. Significa dizer que enquanto Edivaldo aumentou 22%, Castelo cresceu apenas 6%. Alguém poderia dizer: mas são turnos diferentes. Não importa, se avaliamos a evolução do candidato ao longo da campanha. Naturalmente que, por ocasião do 2o. Turno, diminuiram os candidatos, o que explicaria a razão da mudança de preferência. Ou seja, não tendo o meu candidato mais no páreo, migrei para outro candidato. Além disso, alguma coisa está errada na pesquisa do IBOPE, porque é impossível que a diferença entre os votos, incluindo-se nulos e brancos, apresente a mesmissima diferença quando apurados os votos válidos, apenas. É impossível dar o mesmo resultado. Com certeza, a diferença, quando computados APENAS os votos válidos, a diferença tem que ser maior, para quem está na frente. Assim, não poderia ser 10% somente a diferença quando computados os votos válidos. Por fim, esse IBOPE é uma lástima! Um abraço

    • Seu raciocínio e coerente, mas vc acabou comparando os números errados… dê uma olhada em novo post sobre o assunto, já no blog

  9. um candidato rejeitado como castelo, com 53% de rejeição, segundo a escutec, n pode ter subido 10 pontos assim tão facilmente, nem tem folego para fazê-lo

    a verdade é q isso é so mais uma mostra da ineficiencia em territorio maranhense do ibope, e nada mais, edivaldo tem sim pelo menos 60% da preferencia do eleitorado, essa pesquisa pouco preocuopa

  10. que acredita em papai noel, acredita na pesquisa ibope, feita ao gosto do patrão mirante/castelo. olhem que no 1º turno tentaram ao máximo segurar edivaldo e quando as urnas foram apuradas, vcs viram a arrancada de edivaldo. ibope no maranhão não tem credibilidade.

  11. Eu aprendi cedo com meus ancestrais, que praga de urubu faminto não mata cavalo gordo.
    E que não há mal que não se acabe, e bem que dure para sempre.
    Os homens passam, e as instituições ficam …
    Tudo muda, a brisa que te sobrou agora, ela jamais retornará.
    Queiramos ou não, são os jovens que substituem os velhos.

    • a data M é de Machadinho Diretor da Radio Capital na qual ele é sócio de Roberto Rocha então você acha que a Data M vai dar algo diferente de 20 pontos de diferença, vai dar o que roberto Rocha mandar.

      • A dataM foi a única que mais se aproximou dos verdadeiros números do 1º turno aqui em São Luís e nos interiores, já o ibope, errou simplesmente as 4 primieras colocações. Quanta credibilidade!!!

Os comentários estão fechados.