Quem perde (e quem ganha) com a reforma de Roseana

Há pelo menos dois grandes ganhadores e um perdedor na reforma administrativa que a governadora Roseana Sarney (PMDB) levou a cabo esta semana no primeiro escalão da sua administração.

João Bringel: ganha. O primeiro (e maior) ganhador é, sem dúvida, o secretário João Bernadro Bringel, que, a partir de agora, mantém o foco apenas na Secretaria de Planejamento, justamente quando se parte para a definição do Orçamento de 2013 – ele acumulava o cargo com o de secretário de Educação até hoje.

Pedro Fernandes: ganha. O segundo ganhador é Pedro Fernandes (PTB), que sai da pequena Secid – onde pouco se pode fazer além de gerir recursos federais do programa “Minha Casa, Minha Vida” e na qual só se viu movimentação maior devido ao perfil arrojado do petebista – para assumir o compromisso de administrar a Educação do estado.

Hildo Rocha: perde. O secretário sai da Articulação Política – onde participava de praticamente todas as decisões do governo, opinava sobre destinação de recursos e proposição de emendas – para ficar restrito à já descrita Secid. Há quem diga que a mudança ocorrera sem traumas. Mas a verdade é que Rocha está sofrendo uma espécie de punição porque atribuem-se a ele algumas falhas no desempenho como articulador nas eleições municipais. Algumas delas teriam incomodado Roseana, que mesmo assim mantém o auxiliar prestigiado com cargo no primeiro escalão.

João Abreu: ganha. É o mais cotado para assumir a vaga de Rocha. Amigo pessoal da governadora peemedebista, ele é o homem que terá o objetivo de viabilizar politicamente a candidatura apoiada pelo Palácio.

11 pensou em “Quem perde (e quem ganha) com a reforma de Roseana

  1. Prezado Gilberto.
    Atribuir derrotas a quem quer que seja é fácil. Dificil mesmo é avaliar-se com base em fatos, com o devido embasamento científico. Pelo que se sabe, nos 20 maiores colégios eleitorais do Maranhão, 15 aliados do governo obtiveram exito nas urnas. Queriam mais? Qual é o papel da Secretaria de Assuntos Políticos? Seria dar suporte ELEITORAL para aliados? Passar o rolo compressor? Ou servir de ponte, de ele elo, de interlocutor entre aliados e Governo?

    Creio que Hildo Rocha cumpriu com lealdade e competência. Agora arte para outra missão. Tem preparo suficiente para o desafio. Ganha o Governo, ganha o Maranhão. É esperar pra ver.

  2. kkkkkk

    Conta outra.
    Você está dizendo que o brilhante e competente Deputado Federal Pedro Fernandes abriu mão do mandato parlamentar para cuidar de uma Secretaria inexpressiva? Pelo qIsso não é afirmar, indiretamente, que o deputado tenha sido ingêrnuo quando na

  3. Pelo que sei, o Deputado Federal Pedro Fernandes, comemorou o convite para assumir a SECID. Se a pasta é realmente inexpressiva, como você apregoa, será que ele teria deixado o cargo de deputado para comandá-la durante todo o período em que ficou à frente do órgão?

    OPS! Na tentativa de atingir Hildo Rocha você terminou atingindo o brilhante Deputado Pedro Fernandes. Você acaba de dizer que ele foi ingênuo ao aceitar o convite para assumir a SECID. Só agora descobriram que a pasta é inignificante?

    kkkkkkkk conte outra……

  4. Gilbertão, cadê aquela faz que trabalha da Sra. Macieira, ela não ia vazar agora de secretaria desgovernada por ela? Manter parente e dar oportunidade pra quem não trabalha, tem sido o forte deste DesGoverno da branca.

  5. Para o Governo de Rosengana, nem se chamar os maiores catedráticos de Sorbonne, Havard, Columbia, USP para lhes auxiliar, não dar jeito. 1° Mesmo que o escolhido queira trabalhar, ela não deixa, pois depende dela, 2° se tiver idéias brilhante tem que ser atribuido a ela, e muito não aceita, porisso ficam só ocupando o cargo. Para se fazer um bom governo, só se o titular fosse inteligente!!!

  6. E essa de lançar candidato para Governador? Luis Fernando? É muito bonito o jogo político! Parece jogo de xadrez e quem sabe jogar, ganha e é bonito, é bonito. O Flávio é bom jogador? Parece-me que ele mostra o jogo, mas peru de fora vê melhor porém sou um peru zarolho. Eu hoje, votaria no EDIVALDO. Nele! Não em quem ele mandar.

  7. Hildo Rocha deveria ser era exonerado. Como Roseana um dia entregou a Articulação Política à uma figura […] que trata mal todos, prefeitos, deputados, aliados….
    Já vai tarde…
    Que venha João Abreu.

  8. O tempo que e o senhor das razoes mostrara que vc esta errado nessa sua analise. O Hildo Rocha fez um grande trabalho como secretario de Articulacao Politica e a secretaria das cidades nao e insignificante como vc diz pois e ela que trata da politica habitacional do estado. Vc lembra da COHAB? Pois a secretaria das cidades tem mais forca que tinha aquela companhia. O verdadeiro perdedor foi o seu secretario de preferencia.Esse sim perdera espaco pois o Hildo Rocha ira ocupar parte do espaco dele pela competencia e habilidade.

  9. Este Hildo e tão competente que até a mulher dele perdeu no pequeno município de Cantanhede. Me compre um bode!

Os comentários estão fechados.