ENEM: SOLIDARIEDADE É TUDO!

Por Rafaela Marques

(Foto: Kathia Mello/ G1 DF)

Um minuto pro portão se fechar. É preciso atravessar a avenida. O trânsito não deixa, os motoristas não têm piedade, na frente da escola não tem faixa de pedestres. Do outro lado da rua, do lado de fora dos portões, as pessoas gritam nervosas: “corre!”, “vem!”, “cuida!”. Do lado de dentro, um homem se aproxima pra cerrar o cadeado. O ENEM vai começar e os carros não vão parar.

Os passos atrás do portão, o estudante parado, aflito, implorando passagem no meio-fio. Quando parece que nada mais pode mudar, que nada pode ser feito, um insight coletivo: as dezenas de pessoas nervosas que faziam coro e torcida em frente aos portões – pais, irmãos e namorados de potenciais concorrentes – tomam a mesma atitude. Juntas, sem combinar qualquer coisa, marcham em direção aos carros. Um corredor humano abre passagem na avenida. Num átimo, o cadeado se fecha. A multidão, então, avança de volta, em sentido contrário. “Abre! Abre!”, bradam todos. O homem com a chave nas mãos fica vacilante.

Enfim, o portão é descerrado. Não é apenas o ENEM que se torna possível novamente. Na verdade, o mundo renasce ali. Pequenos grandes atos de heroísmo do cotidiano salvam não só um estudante de perder uma prova, salvam todos nós de uma vida mecânica e sem esperança.

15 pensou em “ENEM: SOLIDARIEDADE É TUDO!

  1. Maravilhoso este post, me faz crer que a solidariedade ainda existe e que ela é ‘a expansão do amor entre as pessoas’. Parabéns!

  2. É preciso ter alma sensível pra captar o mundo de sentimentos no gesto coletivo daquelas pessoas! Parabéns pela emoção do texto.

  3. Nesse mundo cruel as vezes bate um desespero e perguntamos o porquê de tanta maldade praticada.
    Minha vó me disse: “Nesse mundo há mais pessoas boas que más, pois senão já estaria acabado”, foi aí que passei acreditar um pouco mais na bondade das pessoas.
    O caso do jovem acima é um exemplo da bondade que resta em algumas pessoas e faz com que o mundo possa ser um pouco melhor.

  4. Como pai corujíssimo, devo dizer que o texto de minha filha retrata um momento real acontecido neste domingo, (04.11), ao meio-dia, na Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, um dos maiores locais de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) da zona sul do Recife, e mostra sim, que a solidariedade é a melhor e mais perfeita fórmula para termos uma sociedade melhor, onde até governantes serão desnecessário. Tudo será feito por amor ao próximo.

  5. Que bela mensagem para começar a semana, Gilberto! Parabéns à autora. (De onde ela é mesmo?) No nosso cotidiano cada vez mais embrutecido e egoísta, gestos assim nos fazem crer que há sim motivos para ter esperança. “Fé na vida, fé no homem, fé no que virá”, como diz a música.

  6. A foto é instantâneo, o profissional soube captar a agonia o desespero e a afilção do cidadão. É como diz o ditado, “É melhor escapor fedendo, do que morto cheiroso”.
    Parabéns ao profissional!.

  7. Gilberto, escrevi no facebook porque achei que a história merecia ser contada, simples assim. Fico feliz que outras pessoas também tenham achado válida. 🙂

Os comentários estão fechados.