Estado disponibiliza mais de 20 mil vagas para primeira série do ensino médio em São Luís

(Foto: Lauro Vasconcelos/SEDUC)

Mais de 20 mil vagas no primeiro ano do ensino médio serão ofertadas à comunidade escolar de São Luís para o ano letivo de 2013 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A matrícula será pelo processo on line e acompanhada pelo Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep). Todos os alunos terão vagas garantidas nas escolas da rede estadual de ensino.

A partir desta segunda-feira (17), no endereço eletrônico (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013), os alunos concludentes do ensino fundamental poderão se inscrever gratuitamente para uma das vagas oferecidas para o primeiro ano do ensino médio regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Em todas as escolas onde o número de alunos superar o número de vagas ofertadas, o estudante interessado participará do processo classificatório que acontecerá no dia 20 de janeiro de 2013. Os testes com 40 questões (20 de Matemática e 20 de Português) serão aplicados a partir das 13h, em locais a serem definidos pela Seduc.

No site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013) os interessados poderão baixar o edital do processo classificatório e obter mais informações.

Por meio do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep), desenvolvido pela Seduc, as matrículas para o ano letivo de 2013 nas escolas da rede estadual estão informatizadas. Os alunos devem procurar às escolas (exceto 1ª série do ensino médio), no período estabelecido pela Seduc e realizar a matrícula junto à diretoria de cada escola. Todo o processo pode ser acompanhado através do site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013).

5 pensou em “Estado disponibiliza mais de 20 mil vagas para primeira série do ensino médio em São Luís

  1. Legal, mas Gilberto Leda, vc como um Jornalista inteligente e sensato que é deve ter os mesmos questionamentos que eu… Será que adianta mesmo todas essas vagas se muitos desses alunos não terão ao longo de todo o ano aulas de física ou química ou língua estrangeira, ou pior, um professor de português dando aulas de filosofia ou matemática??? Uma educação de qualidade não se faz de números mas pela qualidade do seu ensino. Será que o secretário sabe desse desastre em relação à defasagem de professores e se sabe por que protela tanto essas ações??? Ano que vem a justiça não permitirá mais o seletivo e mesmo se permitisse não supriria as necessidades. Vc concorda com isso Gilberto???

    • Quer dizer então que não se deve oferecer as vagas pq “pode ser que”não haja aulas? Ofereçam-se as vagas e cobre-se para que o ensino seja de qualidade…

  2. Quando vejo esta foto, lembro-me do perigo que as drogas oferece a esta meninada.
    Mandei um e-mail a você com uma sugestão sobre combate às drogas.
    Fico no aguardo da sua opinião.
    Para contato imediato o meu telefone é: 88 92780347

  3. As vagas devem ser oferecidas sempre e cada vez mais, porém, o Governo tbm deveria garantir que essas aulas fossem de qualidade. Os números impressionam, mas não medem a péssima qualidade refletida no ENEM. Isso vc não comentou. Só desviou a resposta com outra pergunta. Eu perguntei se vc concordava com os argumentos e não se as vagas deveriam ou não serem ofertadas. Não adianta tapar o sol com essa peneira furada caro Leda. Faça uma real análise pra que nosso Maranhão saia dessa vergonha educacional. E quanto a reclamação, o Sindicato, os professores e as famílias dos alunos já fazem isso e muito, mas sem resposta. CONCORDA? Abraço!

    • A educação pública precisa de comprometimento de todas as partes envolvidas, poder público – professores – alunos – famílias – direção das escolas – sindicato. Não adianta o sindicato cobrar do governo, se não cobra dos professores. Sou professora, da rede privada, mas fiz estágio na rede pública (Cegel), e vi, in loco, a falta de compromisso dos professores, que “ministravam” disciplinas para as quais não estavam preparados, e que a SEDUC tinha colocado ali pra preencher um buraco ou completar carga horária, alunos desestimulados, famílias ausentes. Concordo com as suas colocações Mari, esta é uma tarefa árdua, mas com esforço de todas as partes envolvidas, possível de ser resolvida

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