COLUNA DO SARNEY: La nave va

Este foi um filme de Fellini. Mas nada tendo a ver com a história que se passou naquele navio, a noção do tempo permeia a ideia do imóvel, avançando. A nave vai, ou numa tradução poética: navegar é preciso.

O tempo é uma invenção do homem que corre marcando nossas vidas, porque ele mesmo não é tempo, é a eternidade: não tem princípio nem fim. E a invenção do homem são os anos, na repetitiva marca dos relógios, marcando as horas, os dias, nessa rotina dos ponteiros rodando do mesmo jeito, acompanhando o sol a nascer todos os dias, nessa luz aberta das manhãs e dos crepúsculos vermelhos e na beleza do pôr do sol. E dessa rotina da Terra girando em torno do seu eixo, também gira em torno do sol, acompanhando seus irmãos, os planetas que nos seguem na mesma rotina. E nosso sistema solar, também, pelas leis do criador, caminha pelos espaços em busca de outros Universos, na teoria de que é tudo feito de incontáveis Universos.

E nós aqui, criamos a nossa forma de valorizar o tempo, com as várias definições de que “tempo é dinheiro”, de que “o tempo voa”, “não perder tempo” e um soneto seiscentista, atribuído por uns a Camões, por outros ao frei Antonio das Chegas e já foi plagiado, glosados por muitos, no qual nos dá conselhos e nos revela como desperdiçamos a vida que é feita de tempo. Começa dizendo “Deus pede estrita conta do meu tempo/ E eu vou do meu tempo dar-lhe conta…” e terminava “Quando o tempo chegar de prestar conta/ Chorarão como eu, se não ter tempo”.

E assim, construímos nossas vidas de dias e anos e “La nave va”. Nos costumes judaicos, os meninos que nasciam eram circuncidados sete dias depois, quando lhe eram atribuídos os nomes. O calendário cristão, que é o nosso, marcando o nascimento de Cristo de 25 de dezembro, ele seria circuncidado, sete dias depois, justamente, o primeiro dia do ano. E assim, começamos a contar nossos anos. Cristo não recebeu o nome nesse dia porque tinha recebido seu nome antes de nascer quando o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela teria um filho e que se chamaria Jesus.

E assim, nós estamos entrando num novo ano, na terça-feira, que é o 2013 do nascimento de Jesus. E esse mês de dezembro é o mês da alegria, das cores, dos cantos, porque é do Natal do Menino Jesus que nos prepara para receber o Ano Novo. Que ele venha sempre melhor que o anterior, embora o Ano Velho, é que é o ano bom, pois ele foi vivido, com a graça de Deus.

A todos os maranhenses, a todas as famílias e a cada um especialmente, um grande 2013. Que ele traga felicidade, paz saúde e tranquilidade.

Mil anos de vida a todos e um século de fraternidade, amor, esperança e as bênçãos de Deus.

10 pensou em “COLUNA DO SARNEY: La nave va

  1. Caro Gilberto,

    Quero aproveitar a audiência de seu blog, para denunciar as safadezas que o prefeito de Altamira, Arnaldo Gomes (PT/Balaio), tem feito depois de perder a eleição. O Prefeito, tão logo perdeu a eleição, fechou o unico Hospital da cidade, que já não era grande coisa.Não pagou o salário de dezembros aos servidpres municipais e a alguns, nem o 13º salário foi pago. Nos últimos dois dias, as irmãs do Prefeito, estão saqueando todos os órgãos públicos e roubando tudo que podem. As escolas, as secretarias e outros orgãos estão sendo depenados.Na casa da irmã do prefeito, Arleide Gomes, Secretária de AçãoSocial, estão sendo armazenados, bebedouros, data-show, aparaelhos de fax, computadores, cadeiras, televisores, fogões a gás, botijões e outros equipamentos. Para completar a falta de responsabilidade, na noite de ontem para hoje, estiveram à noite, na sede da Prefeitura, o atual vice-prefeito e alguns acessores do prefeito, fazendo uma queima de documentos. É o cúmulo da falta de respeito coma coisa pública. Esse prefeito deveria passar uma boa temporada em Pedrinhas, para aprender a respeitar a coisa pública. O mais nojento ainda, é que, o juiz da Comarca de Vitorino Freire, da qual qual Altamira é termo, bloqueiou as contas da Prefeitura, tendo a notícia do bloqueio, vazado e somente depois que o prefeito limpou as contas, o bloqueio foi realizado. Muito estranho o vazamento.

  2. SENADOR SARNEY, NAVEGAR E PRECISO MAS COM LEALDADE E COMPANHEIRISMO?? NAO COM COVARDIA E HIPOCRISIA, QR E PARTE DO SEU JOGO.. QR. AFUNDOU A MINHA TERRA E MEUS IRMAOS.. NOS MARANHENSES SOMOS A LANTERNINHA EM TUDO, COM MUITA MAGOA DO SR. SENADOR.SOMOS INFELISMENTE OS PIORES EM TUDO.. UMA LASTIMA..

    • CHE GUECARA É IMBECIL. Gosto de acompanhar os comentários aqui, pois é a melhor maneira de se entender ANTROPOLOGIA. O que mais exite nesta terrá é gente idiota e assim nunca sairemos do atraso secular. Imbecil critica e não sugere nada, porque não é nada. Só sabe fazer crítIca idiota..
      VÁ ESTUDAR SEU SABE TUDO! SEM ESTUDO NÃO HÁ COMO SABER CRITICAR. IDIOTA!

      • Meu caro Gilberto!Esse Sr.Manoel da Cruz Evangelista,
        além de bajulador,ainda é maledicente.Eu hein! Sai pra
        lá s…cruz credo!xô,xô,xô.

  3. SENADOR SARNEY, NA SUA EMBARCAÇAO SO NAVEGA OS SARNEYS E OS MURAD, OS DEMAIS MARANHENSES ESTAO A DERIVA?? NO MAR DA POBREZA E DA MISERIA E ANALFABETOS.. O SR. AFUNDOU NOSSA TERRA; NAO DA PARA TER ADIMIRAÇAO SR. SENADOR…

  4. Sarney.

    A tradução seria: “o navio vai” e não; “A nave vai” e muito menos “navegar é preciso”.. Assim fica dificil acreditar, meu líder…

  5. Não “foi” um filme de Fellini. É um filme. Ele existe, não desapareceu. E é muito bom!

  6. Como você quer ser o 1º…
    Postando essas besteiras…
    do PAI DA CUMANDITA….
    Diga não a OLIGARQUIA…
    você também Gilberto Lêda…
    Maranhão sem algemas…
    Fui !!!

Os comentários estão fechados.