Blocos e escolas farão manifestação contra fim do carnaval na Passarela do Samba

Representantes dos blocos carnavalescos e das escolas de samba de São Luís farão hoje (22) uma manifestação contra o cancelamento do carnaval de passarela da capital. A concentração para o ato ocorre na
Praça da Casa do Maranhão.

Os diretores das agremiações que não concordaram com a decisão da Prefeitura de São Luís alegam que o carnaval de passarela é importante para a valorização do espaço usado, em anos anteriores na cidade, para o desfile dos blocos e das escolas de samba.

“O carnaval de passarela já existe há décadas e, mesmo diante das dificuldades financeiras do poder público, nunca se pensou em uma medida como essa, de cancelar o carnaval de passarela. A manifestação é para impedir a extinção do carnaval de passarela na cidade, algo que, pela medida recente da Prefeitura de São Luís, tem grandes chances de acontecer”, disse o presidente da Turma do Quinto, Marcos Túlio, em entrevista ao jornalista Thiago Bastos, de O Estado.

Ele diz que não há mais tempo para uma mudança de posicionamento da Prefeitura. “Creio que não há mais tempo para a montagem da estrutura, o que é uma pena, pois 90% do nosso carnaval estava pronto para o desfile”, afirmou.

Além do representante da Turma do Quinto, participaram de uma reunião ontem (21), que definiu os últimos detalhes da mobilização, o presidente da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos (AMBC), Brasa Santana, além de carnavalescos e simpatizantes dos movimentos culturais da cidade.

Apoio

O secretário da União das Escolas de Samba do Maranhão (UESMA), Tony Mota, reiterou na tarde desta segunda-feira, 21, o apoio à decisão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, que determinou 50% do valor destinado ao Carnaval de 2013 para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

 “A Uesma está em consonância com a decisão da Prefeitura e queremos colaborar na discussão de um novo projeto para o carnaval de passarela”, garante Mota.

Será?

8 pensou em “Blocos e escolas farão manifestação contra fim do carnaval na Passarela do Samba

  1. Bom dia. Muito esclarecedora a entrevista concedida pelo Presidente da FUNC hoje pela manhã na rádio Universidade FM. O principal assunto tratado na entrevista, claro, foi a repercussão entorno do cancelamento do desfile de blocos e escolas de samba na passarela do samba. Mas o Presidente tratou tb de diversos outros assuntos como o Circo da Cidade, Feira do Livro, São João, etc. Creio que para quem ouviu a entrevista ficou mais do que claro que a Prefeitura não cancelou a referida manifestação na passarela e tampouco culpou alguém ou alguma entidade sobre o cancelamento do desfile. A FUNC esclareceu que já havia disponibilizado os recursos para a estrutura, segurança e apoio administrativo ao evento mas em função da não aceitação em destinar um cachê as agremiações, as mesmas enviaram um Ofício a Prefeitura comunicando a desistência quanto ao desfile. Conforme bem lembrou o Presidente da FUNC o desfile não é um show contratado pela Prefeitura e sim uma manifestação cuja iniciativa (desfile e concursos) é das agremiações. Portanto, não cabe a Prefeitura efetuar o pagamento de “cachê” aos dirigentes ou as entidades. A responsabilidade do gestor municipal é fornecer apoio à organização do evento. Mas essa conversa ainda vai dar muito pano pra manga…

  2. aki no maranhão quem ganha dinheiro com cultura é esses donos desses grupos, o brincante pra participar tem que bacar a fantasia todinha. pra onde vai o dinheiro que eles ganhã?
    respondam, tente fazer uma reportagem com os brincantes, pra ver o que eles falam

  3. Saiu Márcio Jerry, entrou Gerson Pinheiro no gabinete do deputado imberbe Rubens Jr e nós pagamos a conta de 15 mil que o salário do cargo para o PCdoB fazer sua politicalha com dinheiro público. O Gerson você pode ligar no PCdoB é da direção do partido. É desse jeito que eles querem fazer a mudança. A resenha da nomeação. Uma palhaçada desses falsos comunistas.
    N.º 071/2013, de 10 de janeiro de 2013 e tendo em vista a solicitação do Deputado RUBENS JUNIOR, nomeando GERSON PINHEIRO DE SOUZA, para o cargo em Comissão, Símbolo Isolado de Técnico Parlamentar Especial do Quadro de Pessoal deste Poder, a partir de 1º de janeiro do ano em curso.

    • E tome impostos nos lombos dos OTÁRIOS CONTRIBUINTES para manter salários absurdos.
      Uma IMORALIDADE desta não pode acabar bem.
      Quanto ganha um médico do Estado?
      Quanto ganha um dentista do Estado?
      Quanto ganha um professor da UFMA?
      Quanto ganha um professor da UEMA?
      Será que isto não é um ULTRAJE a todos os cidadões brasileiros que estudam, trabalham e constroem esta nação?
      Até quando o povo brasileiro irá suportar tanta desigualdade?

  4. Esses bando de esperto já que querem desfilar, pq não fazem como as do Rio q o carnaval dá de 1000 a 0 nos daki…lá não só rola dinheiro público, rola dinheiro de parcerias privadas, feijoadas, festas td para arrecadar R$ para custear a escola…mas os bunitos daki só querem a mamada do governo correr atrás de outras opções eles não querem…e outra tão fazendo tanta questão num desfile de escolas horrendas, com fantasias ridiculas, gente feia e no final mutretagem na apuração.

  5. DINHEIRO PÚBLICO É PRA SER USADO PRINCIPALMENTE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO, QUEM QUISER REBOLAR, É MELHOR PROCURAR A INICIATIVA PRIVADA PRA FINANCIAR, AS CERVEJARIAS GANHAM RIOS DE DINHEIRO E POR OBRIGAÇÃO DEVERIAM PATROCINAR ESSA FARRA.

  6. não se trata de experto,o dinheiro já vem para este fim,incentivo a cultura. deixe a religião de lado e deixe-nos fazer o nosso carnaval.

Os comentários estão fechados.