PM agride estudante que o flagrou estacionado de forma irregular

Um policial militar agrediu, ontem à tarde, um estudante que o flagrou ao estacionar em local proibido impedindo a passagem de vários veículos num estabelecimento comercial próximo ao retorno da Cohama, em frente ao Hospital São Domingos.

A ação é filmada desde o início por um jovem, que identifica a placa do veículo e o PM. Ele diz se chamar Aurélio e primeiro ameaça anotar a placa do carro de estudante. Depois, atinge o braço dele e derruba o celular com o qual ele faz a gravação.

Depois disso, o PM não é mais visto nas imagens, mas o carro permanece no local, com uma fila de outros veículos atrás.

“Tudo sendo gravado. O policial acabou de me bater. Agrediu meu braço. O carro dele parado, atrapalhando todo um trânsito. Só porque ele é um policial. Ele é policial, ele é foda. Ele é policial, ele pode fazer tudo”, relata o estudante.

Outros motoristas reprovaram a atitude do militar.

E aí, Aluísio Mendes? O que fazer, Coronel Franklin?

Outro lado

Por meio de sua assessoria, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou que o estudante que gravou o vídeo deve procurar a Corregedoria da PM para registrar uma ocorrência contra o policial. Depois disso, será aberto um processo administrativo para apurar a conduta do militar.

32 pensou em “PM agride estudante que o flagrou estacionado de forma irregular

  1. Daqui a pouco vão enquadrar o estudante por desacato. O errado é o estudante que nao devia estar lá naquele momento. Da-lhe corporativismo.

  2. Gilberto, me desculpe, mas o que tem o secretario de seguranca e o comandante da policia militar com isso. Essa attitude absurda desse policial, e de única e exclusiva responsabilidade dele, nem o secretario nem o camandante sao babas dos mais de 7.000 policiais militares do estado. Esse estudante deve ir a uma delegacia e registrar a ocorrência contra esse marginal travestido de militar. Depois, se nem o secretario e nem o camandante tomarem providencia, aí sim, poderemos e devemos cobrar deles uma resposta.

    • Devem tomar uma atitude para apurar o caso e punir o militar… é o que se espera dos superiores…

      • é incrível se, fosse um cidadão comum ninguém falaria nada mais com é um policial tudo é uma tempestade em copo de aguá, tenho certeza que se o estudante tivesse conversado, e não ligado o celular para filmar “demostrando uma forma de afronta” oque pode ter deixado o servidor nervoso, isso não teria acontecido, não estou defendendo o policial. Resumindo, deve ser levado a uma delegacia e lá resolvido, o secretario e o comandante geral não são babás de todos os pms, todos são são de maior, portanto aptos a responder por seus atos, chega de envolver o militarismo em tudo….

  3. Gilberto, o deputado que propor uma lei que puna com extrema severidade QUALQUER agente público, de impedir ou de tentar impedir, qualquer registro de irregularidades cometidas por ele, agente público, terá meu voto para o resto da vida.

  4. Luís, desnecessário o comparecimento do estudante em qualquer lugar. O vídeo é suficiente para que a corregedoria tome atitudes contra o militar. deve apurar e se for o caso punindo primeiro se estava durante seu turno resolvendo assuntos particulares e segundo pelo tratamento grosseiro nao apenas contra o cidadão que filmou, mas contra todos aqueles que se encontravam no transito e contra a sociedade de modo geral.
    O militar precisa entender que deve exercer sua autoridade e não ser autoritário!!

    • Concordo. Absurdo ele ter que se deslocar para se expor mais.
      O video é prova documental (apesar de juridicamente não saber se é ou não).
      O PM é localizado em segundos pelo CIOPS com a placa.
      Com o uso de um software para aumentar o volume poderia verificar o nome que ele faz questão de identificar como se fosse autoridade e pudesse cometer infração de trânsito e estivesse mais ocupado que qualquer cidadão no trânsito.
      Para mim, isso basta para ser expulso da corporação.
      Em uma empresa, tal comportamento levaria à demissão por justa causa: agressão e mau uso da farda/identificação da empresa ou corporação a que pertence. Porque não fazer dele um exemplo?

  5. CORONEL FRANKLIN E NEPONUCENO, PRESTEM ATENÇAO NO 6º BATALHAO, NA CIDADE OPERARIA, HA POLICIAIS MILITARES QUE INCUBEM TRAFICANTES DAQUELA REGIAO…. DE OLHO NELES

  6. todo mundo sabe uma arte marcial ou melhor defesa pessoal e isso era suficiente para imobilizar esse pm barrigudo e truculento ei se fosse eu heinnnnnn.

  7. bom, em setembro do ano passado fui agredida brutalmente e covardemente por um policial civil em plena via publica, na frente de todo mundo, ele me bateu, me xingou e ainda falou que eu poderia da parte dele e assim foi feito dei parte na corregedoria da policia e na delegacia da mulher e graças a Deus por enquanto está ocorrendo tudo certo o processo, esse mês mesmo ( janeiro ) tem a primeira audiência em juízo, graças a Deus !

  8. “Por meio de sua assessoria, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou que o estudante que gravou o vídeo deve procurar a Corregedoria da PM para registrar uma ocorrência contra o policial. Depois disso, será aberto um processo administrativo para apurar a conduta do militar.”
    Esperem um pouco.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    É que eu não consigo conter o riso.
    Isto só pode ser piada.
    O estudante gravou, mostrou a placa do carro e o problema causado por este mau policial, levou uma pancada no braço, teve o seu celular derrubado e ainda vai ter que ir até à corregedoria da PM para registrar uma ocorrência?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Registrar uma ocorrência para que?
    Para dizer o que está na gravação?
    E o pior, para ter todos os seus dados pessoais anotados pela PM.
    Os fatos aí estão. Não há como negar o abuso cometido por este policial.
    Governadora Roseana Sarney, o povo maranhense já não aguenta mais tantos abusos por parte destes maus policiais.
    Punição rigorosa.
    Policial tem que aprender a respeitar o cidadão. Até porque é o cidadão que através dos impostos paga os salários dos policiais.
    Punição rigorosa.
    Esta história de abrir processo administrativo é para ganhar tempo e as coisas esfriarem.
    Se este caso não der em nada todo o qualquer polícial vai se sentir acima da lei.
    Gostei de ver o carro do policial.
    É sinal que o Maranhão paga bons salários aos seus policiais.
    Será que um professsor tem um carro como este?
    Será que uma enfermeira tem um carro como este?
    Será?
    Só espero que daqui a uns dias policiais não apareçam ameaçando greve por melhoria salarial.

  9. o que será que esse policial, certamente com desvios de equilíbrio (fecha o trânsito, agride e ainda se acha na razão….), deve ter pensado em fazer ao sugerir que ia anotar a placa do carro do estudante?

    A SSP tá na obrigação de apurar a conduta desse agente “da lei”.

  10. que foi errado foi, mas quem não erra, diga aí, que me reprove aquele que nunca errou, mas tudo isso é porque o cara é militar, esse ranso medíocre da ditadura.
    mas a luz do código penal, isso não dá em quase nada. “a lei não deve se preocupar com bagatelas”….. . Sou Policial, não defendo o que ele fez, más nós prendemos gente armada, traficantes, gente que quase matam as pessoas com facas e revolveres e acaba dando em nada, e são soltos pelos em pouquíssimo tempo, principalmente menores, é o cumulo, prendi um tal de léo fabricio, 5 vezes homicida, e o cara é solto, me poupe, um cara desses é muito perigoso, esse ECA, favorece os vagabundos, e o Governo nada faz, aí querem punir o policial pelo um erro, quem nem gera um TCO. Quando os Policiais ajudam o povo, nada se fala, e antes que alguem diga que é o o dever do policial, digo que o policial pode muito bem fingir que trabalha que nem muitos parasitas do governo, que nada fazem, mas ao contrario disso, existem bons homens que combatem a criminalidade, Afirmo que não sou a favor do ocorrido, más que está ocorrendo um inversão de valores. Enquanto AS AUTORIDADES, não tiverem uma postura enérgica, pagando melhor seus policiais, e investindo em conhecimento( ao contrario do que se faz, cobraça e ameaças de prisão e aplicação de um regulamento arcaico e em grande maioria inconstitucional ) a criminalidade e o poder do trafico só tende a aumentar. se escondem fatos vou aqui falar em alto e bom tom, os traficantes de São Luis não são mais os mesmos, e os assaltantes tb não, a imprensa não fala e os comandantes omitem, mas vou falar aqui: OUSADIA está tanta que com frequência os traficantes estão enfrentado a policia, isso mesmo trocando tiros com a PM, coisa que não se via por aqui, e para os mal informados exitem traficantes do P.C.C aqui, e que muitas dessas mortes estão ligadas ao confronto dos traf. locais com os de fora, “a meu povo” ontem mesmo invadiram a casa de um Maj, levaram as coisas e deram muitas coronhadas nele. Para não demorar muito, digo aos que defendem os ditos “direitos humanos” que esses traficantes e assaltantes, não tem um pingo de remorso, nem pena, nem piedade, matam por maldade: crianças: “FABICA DO SACAVEM(criminoso já morto)” pais de familia,( sgt Gilmar) morto por traficantes, ao contrario do que. vou terminar pois a sujeirada é grande. NÃO VOU CORRIGIR O TEXTO, abraços

      • Nada disso justifica o comportamento idiota e estupido deste policial. quem está na policia já sabia dos salários e dos riscos, e sabe que trabalha para a sociedade, por isso mesmo é que deve dar exemplo. Por que será que não se ver muitas cagadas do federais, possivelmente a corregedoria é bem mais forte e a punição com certeza ocorre. Já na PM parece que a mamãezinha passa a mão na cabeça e está tudo bem.

  11. A coisa mais repugnante que pode haver neste estado de merda é um monte de policiais ignorantes que se acham autoridades pra fazer e desfazer, fruto de um governo, um estado e de um povo com um grau de alienação e provincianismo tamanhos que permitem que esse tipo de coisa seja corriqueira. Em qualquer lugar decente esse policialzinho estaria respondendo por sua atitude. Como estamos no c…do país, nada há de acontecer…

  12. o que eu tenho a comenta é que no país que vivemos não nos possibilita em defendemos no Estado sem Direito Civil e sem o poder do porte de armas e quem reclama de algo da PM e de bandidos, eles metem balas na gente cidadão comum, porque eles esse poder….
    lamento pelo fato e o rpz teve a coragem de fazer isso …..

  13. REGISTRAR UM B.O NÃO VAI DIANTAR NADA, O QUE FALTA E RESPEITO DAS AUTORIDADES POLICIAIS COM OS CIDADÃOS. ISTO E UMA VERGONHA!

  14. O policial está errado em reter o tráfego, com certeza.
    A questão é: fosse ele um civil, o que teria feito o estudante?
    Acho que ia ficar dentro do carro a xingar o cara e ia comentar em casa e com os colegas.
    Como o cara é um PM, e isso dá ibope, ele tratou de filmar.
    O automóvel é particular e não deveria ter a placa mostrada, o que pode por em risco a vida de quem trabalha protegendo nossas vidas.
    Fosse um civil, tu mesmo não ias botar a placa do carro no teu blog.
    O que me parece é que o carro está estacionado numa área de circulação interna e não numa via pública.

      • Ter carro, pode.
        Desde que seja compatível com o seu salário.
        Compare os carros estacionados por SOLDADOS da PM com os carros estacionados pelos OFICIAIS do EXÉRCITO.
        Como pode alguém explicar que SOLDADOS da PM possam ter carros mais novos do que os OFICIAIS do Exército?
        Em Brasília isto teria explicação, já que lá um SOLDADO da PM ganha muito mais que um OFICIAL do EXÉRCITO.
        Mas no Maranhão, ao que eu saiba um SOLDADO ainda, repito, AINDA não ganha mais do que um OFICIAL do EXÉRCITO.
        Com mais duas greves passará a ganhar mais.
        Eu só quero ver qual o pai que vai orientar o seu filho a ainda prestar exame para uma da academias militares. Passar no concurso, exames médicos e físicos, 4 anos de internato e sair ganhando MENOS do que um SOLDADO PM.
        Será que ninguém está vendo que isto é um ABSURDO?
        Mas no momento fica difícil entender como este policial conseguiu comprar este carro novo.
        Uma coisa para a qual ninguém atentou. O policial estava fardado e com colete. O que ele fazia fardado e de colete em pleno horário de expediente num estabelecimento comercial?
        Será que este policial não tinha nada para fazer?
        Não será por isto que a bandidagem tomou conta da cidade?
        Tudo tem que ser apurado.
        TUDO!
        Vamos esperar que a Governadora Roseana Sarney tome as providências necessárias.

  15. Cara,

    que absurdo! O pessoal da ssp nunca ouviu falar em prevaricação? tem que agir de ofício, meus filhos! não tem nada que esperar o cara ir representar. será que isso é burrice ou é protecionismo mesmo?

  16. Como sempre, a sociedade é a maior vítima de atos de truculência, abuso de poder e despreparo por parte de alguns policiais militares que deveriam protegê-la e dar exemplo, mas fazem o contrário. E se o cidadão de bem, principalmente o pobre e simplório, questiona o autoritarismo e abordagens truculentas, é preso por desacato.
    Quando se ingressa numa carreira, tem que ter preparo emocional, equilíbrio. Veste-se uma farda, usa um armamento, tem que ter preparo. Se não é de família, de berço, que a instituição tente instruir e mostrar qual é o seu papel e verificar se realmente a pessoa está apta a exercer essa função de tamanha responsabilidade. Porque, do contrário, rasga-se qualquer cartilha de comportamento e abordagem policial, qualquer mandamento em relação a direitos humanos.
    Um ser que se diz “autoridade” tem que ter o conhecimento básico de leis, de Direito, de Direitos Humanos. A pessoa de bem se sente constrangida, tratada como bandido, mesmo estando com sua documentação em dia. E quando o cidadão lembra o policial que seus direitos constitucionais não estão sendo respeitados, a situação é invertida. O policial leva a pessoa para a delegacia, detida, por “desobediência”, “desacato”. Isso é muito mais comum do que se imagina. Não é possível que se trate todo mundo como se fosse bandido, com abordagens truculentas, em carro com crianças, idosos, trabalhadores.
    Prevaricação nós temos bastante. Concussão também – policial recebendo dinheiro. Mas, atualmente, abuso de autoridade é campeão.
    Quando se ingressa numa carreira, principalmente nessa, lê-se os editais, aceita ou não. Sabe-se qual vai ser o salário. Nada justifica cometer um crime. Como agente público, é preciso ter uma conduta. Salário não é justificativa para não cumprir ou cumprir muito mal a obrigação que assumiu perante o Estado e a sociedade.

Os comentários estão fechados.