Incêndio em boate mata mais de 200 no RS

Incêndio durante apresentação deixa mortos em boate de Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)

O incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (27) na boate Kiss, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, já deixou pelo menos 245 mortos, segundo a Brigada Militar. O resgate dos corpos no local da tragédia foi concluído no final da manhã. Pelo menos outras 48 pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento em hospitais da região. O número total de vítimas fatais e de feridos ainda é desconhecido.

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava teria feito uma espécie de show pirotécnico, usando sinalizador.

As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico no teto da boate e iniciado o fogo, que se espalhou em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico entre os presentes, e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.

A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia.

Uma força-tarefa está sendo feita para identificar os corpos. Às 13 horas deste domingo, 229 corpos haviam sido colocados um ao lado do outro para a identificação, segundo a delegada Elisabeth Shimomura.

O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.

Elisabeth Shimomura disse, em entrevista à GloboNews, que a prioridade é identificar corpos e contar o número total de vítimas. A investigação vai ficar a cargo da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria. Testemunhas já estão sendo ouvidas.

O Ministério da Justiça ofereceu a Força Nacional para auxiliar no trabalho. Peritos da Polícia Federal poderão ajudar a avaliar o local e atribuir responsabilidades pelo incêndio.

Seis hospitais recebem feridos
Ao menos seis casas de saúde da região receberam vítimas do incêndio, e voluntários estão auxiliando o trabalho na cidade. “Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar”, disse Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, em entrevista à Rádio Gaúcha. “Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande”.

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que tem unidade especializada em queimaduras, também deve receber feridos.

Festa reunia universitários
A festa universitária “Agromerados”, que tinha classificação etária de 18 anos e ingressos ao preço de R$ 15, começou às 23h de sábado (26), de acordo com as informações divulgadas no site da casa noturna.

O evento era direcionado para jovens da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atrações confirmadas no site da boate foram Gurizada Fandangueira, Pimenta e seus Comparsas, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.

‘Banda utilizava efeitos pirotécnicos’
Taynne Vendrúsculo, estudante que estava na boate durante o incêndio, afirmou ter visto o vocalista da banda que se apresentava no local utilizando efeitos pirotécnicos durante o show.

“Foi durante uma música em que o cantor estava fazendo uma apresentação que tinha efeitos [pirotécnicos], porque provocou faíscas, alguma coisa que acreditamos que possa ter sido isso que causou [o incêndio]. Foi muito rápido. Ele estava cantando e, quando a gente viu, ele parou de cantar e aí a gente olhou e prestou atenção no que estava acontecendo e tinha o fogo no teto”, contou àGloboNews.

‘Fumaça se espalhou muito rápido’
A estudante Luana Santos Silva, de 23 anos, que estava no local no momento do incidente, disse em relato à GloboNews que o fogo se alastrou rapidamente pelo interior da boate.

Ela afirmou que estava próxima à saída quando o fogo começou. “Nós olhamos para o teto lá na frente do palco e estava começando um fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou, aí nós começamos a cair. Minha irmã me puxou e eu saí arrastada pelo chão”, contou Luana.

Segundo a jovem, a fumaça se espalhou rapidamente. “Foi bem no início, foi só atravessar a rua e começou a sair fumaça. Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair”.

Trabalho salva fotógrafa
O trabalho da fotógrafa Fernanda Freire Gomes Bona, de 23 anos, a salvou de ser mais uma das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS). Fotógrafa oficial da casa noturna, ela estava em uma área VIP próxima à saída quando o incêndio começou. O local tinha uma vista privilegiada da boate, permitindo não apenas que ela tirasse fotos, mas também que percebesse rapidamente o incêndio e escapasse do local em poucos minutos.

“Como estava perto da porta graças a Deus eu saí correndo, em cinco minutos estava do lado de fora. Uma pessoa me chamou para fotografar na área VIP, por isso que eu fui para lá, tem uma visão melhor”, contou Fernanda ao G1. “Normalmente eu fico no meio das pessoas. Foi sorte. Seu eu não estivesse trabalhando, não estaria na área VIP”.

(As informações são do Globo.com)

4 pensou em “Incêndio em boate mata mais de 200 no RS

  1. Parabéns Léda, mais uma vez és o primeiro a dar noticia com exclusividade. Todos os outros blogs ainda estão atrasados. Por isso você é dos meus blogs favoritos e dos primeiros que leio inclusive estás na minha tela principal do celular. E só pra atualizar já são 245 mortes confirmadas. A presidenta Dilma cancelou todos os compromissos em Santiago do Chile e chorando disse que nesse momento quem precisa dela é o povo brasileiro.

  2. Gilberto, isso é a ponta o iceberg das irregularidades que existe nos mais variados locais de concentração pública. A ganância em obter lucro fácil e alto, faz com que O PRINCÍPIO DA SEGURANÇA SEJA ESQUECIDO. Infelizmente é necessário isso acontecer para que as atenções se voltem para a realidade. Sabe quem são os culpados? Os orgãos de fiscalização que são omissos e inoperantes, e os gestores públicos que são irresponsáveis quando colocam pessoas em cargos públicos sem o devido preparo técnico e compromisso com a coisa pública. Ou seja, GANÂNCIA. Fiscalizem as boates, restaurantes, casa de shows, bares e outros locais de concentração pública que serão constatadas inúmeras irregularidades (falta de saída de emergência e extintores principalmente). Isso aqui na capital, IMAGINE NO INTERIOR. Dos 217 municípios maranhenses veja quantos tem corpo de bombeiros. No final a fiscalização acaba nas mãos da polícia militar. Lamentável o ocorrido, MAS TUDO PODIA TER SIDO EVITADO COM UMA SIMPLES AÇÃO: “SEGURANÇA”. É mais um aviso: brincar com segurança, ou seja, a falta dela, sempre acaba em mortes e tragédia.

  3. A tragédia acontecida em Santa Maria (RS), deixou em estado de choque toda a Nação.
    Luto oficial foi decretado.
    Cinco ministérios foram mobilizados no socorro às vítimas da tragédia.
    Tudo o que era possível fazer num caso como este foi feito.
    Mas o que farão para evitar que tragédias iguais a esta se repetam?
    Em minha opinião, muito mais importante do que tentar juntar o leite derramado é evitar que o leite volte a ser derramado
    O que tem sido feito para prevenir uma tragédia como está?
    Quando aconteceu a última vistoria nas nossas casas de espetáculos com uma avaliação rigorosa do item segurança?
    Alguém se lembra?
    Nosso mal é que só tentamos fechar a porta depois de arrombada.
    Qual o vistoriador que foi bem recebido pelo dono de uma casa de espetáculo?
    Pelo contrário. É sempre visto como um chato que está a fim de causar problema e dificultar a vida de quem gera emprego e diversão.
    Esta é a nossa cultura.
    Depois quando acontece uma tragédia como a de Santa Maria todos se mostram surpresos, como se tragédias não fossem o resultado puro e simples da irresponsabilidade e da negligência.
    Agora o Brasil fica de luto pela perda de centenas de jovens.
    Amanhã esta tragédia se repetirá em qualquer outra cidade.
    E todos voltarão a se mostrarem chocados.
    Parece até um filme da Sessão da Tarde de tão repetido.
    Já estava dando por encerrado este comentário quando à minha cabeça vem um questionamento:
    Quando o Brasil vai decretar luto oficial pelos que estão morrendo vitimas da fome?
    Quando é que vários ministérios serão acionados para socorrer os sertanejos nordestinos que vitimados pela prolongada estiagem estão morrendo de fome?
    Quando a televisão dedicará a maior parte do tempo dos seus noticiários ao relato desta catástrofe que acontece de forma silenciosa, mas que fere, incomoda, machuca e humilha todos os brasileiros?
    Quando a bandeira brasileira ficará a meio pau em sinal de lutos pela morte de milhares e milhares de brasileiros vitimados pela mais humilhante de todas as doenças?
    Quando é que brasileiros deixarão de morrer de fome numa terra tão rica?
    Quando?

Os comentários estão fechados.