Estado precisa discutir tratamento a presos com doença mental

O deputado estadual Othelino Neto (PPS) fez hoje (19) uma importante cobrança ao Governo do Estado. Ao citar matéria de O Globo sobre o tema, cobrou providências quanto à situação de maus tratos em que estão vivendo doentes mentais presos na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

O parlamentar, como todos, lamentou que o fato tenha levado o Maranhão a aparecer, novamente, destacado em notícia negativa na imprensa nacional.

A reportagem de O Globo foi publicada no último fim de semana, e denunciou maus tratos contra doentes mentais nas penitenciárias do Brasil, principalmente da capital maranhense.

“Infelizmente, as autoridades do Maranhão fazem de conta que isso não existe; fazem de conta que não têm que tomar providências para resolver este problema”, disparou.

A matéria, assinada pelo jornalista Vinícius Sassine, expõe, ainda, a situação em que vive José Antônio dos Santos, mais conhecido como “Cola na Cola”, que passa as noites em um buraco ao lado de uma criação de porcos, da tubulação de esgoto e do resto da comida servida na Casa de Detenção, onde cumpre sua pena.

Segundo apurou o jornal carioca, o Estado nunca diagnosticou seu transtorno mental. Nos últimos dois anos, ele não aderiu a qualquer tratamento psiquiátrico, não tomou uma única medicação, nem esteve numa consulta médica. O buraco onde mora está na entrada do presídio, na parte de dentro, onde ficam os porcos, as galinhas e o lixo.

Simplesmente degradante…

3 pensou em “Estado precisa discutir tratamento a presos com doença mental

  1. A oposição falou tanto do barraco no Detran , e estao calados do barraco do diretor do socorrão 1, com um funcionario chamado Carlos Muller.Foi a maior gritaria nos corredores do hospital ontem.O funcionario esta proibido de entrar no hospital.

Os comentários estão fechados.