Os deputados Othelino Neto (PPS) e Bira do Pindaré (PT) e o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) participaram de uma reunião com várias entidades, na Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão (Asdevima), no Bequimão, para discutir a formação da Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Deficiência e Patologia.
O projeto de resolução já foi protocolado por Othelino e segue em tramitação na Casa. O objetivo é garantir, em todas as instituições públicas e privadas do Estado, os direitos de acessibilidade e de cidadania de centenas de pessoas.
Segundo Othelino Neto, o ideal é que todas as esferas do poder legislativo se unam em torno desta causa que é apartidária. Dois projetos já tramitam nesse sentido: um na Assembleia, de autoria do pepessista; e outro na Câmara Municipal, protocolado por Rose Sales. “A ideia é envolver também a Câmara Federal nesse grande projeto de garantir os direitos da pessoa com deficiência”, afirmou o deputado do PPS.
“Este é um tema que está acima de qualquer diferença política. É uma prestação de serviços e esperamos que o plenário aprove o projeto de resolução que protocolei na Assembleia Legislativa, visando garantir políticas públicas eficientes a estas pessoas”, frisou Othelino Neto.
Para o vereador Pedro Lucas, acessibilidade não é favor. “Não podemos tratar a questão da acessibilidade como se decorresse de um favor. Antes de tudo, acessibilidade universal é um dever do Estado. Apoiar a criação de uma frente de causa tão justa e nobre, é um compromisso e um prazer.”, afirmou Pedro Lucas Fernandes.