Após uma manifestação pacífica que levou 5 mil pessoas às ruas de São Luís neste sábado (22), segundo o G1 Maranhão, citando contagem da Polícia Militar – os organizadores falam em mais de 20 mil -, uma nova mobilização já está agendada para a capital na segunda-feira (24).
Intitulado “São Luís Acordou”, o ato está marcado para começar às 17h30, com concentração na Avenida Colares Moreira, em frente ao Tropical Shopping.
Confronto
O protesto de hoje foi marcado por mais um confronto entre baderneiros e a Polícia Militar. A manifestação de fato já estava encerrada depois de uma rápida passagem pela Praça Dom Pedro II, ocupação simbólica da Ponte José Sarney e passeata até o retorno do São Francisco.
Mas um pequeno grupo voltou ao ponto de concentração, para depois tentar romper a barreira formada pela polícia na praça que abriga as sedes do Governo do Estado e da Prefeitura. O policiamento estava reforçado e conseguiu dispersar os vândalos rapidamente, não sem antes algumas cenas de quebra-quebra pelas ruas do Centro.
Assembleia
Um outro grupo se dirigiu à Assembleia Legislativa, onde o policiamento também estava reforçado. Lá, no entanto, os manifestantes se portaram de forma ordeira e não houve problemas.
O repórter Alex Barbosa, da Rede Globo/TV Mirante, foi hostilizado por alguns manifestantes na Praça Dom Pedro II. Caminhando tranquilamente com um guarda-chuvas, ele fazia a cobertura do ato quando foi identificado e insultado.
Outros integrantes do movimento repreenderam os que se aproximaram mais inciivamente do jornalista.
Depredação
Uma porta da agência do Banco do Brasil da Avenida Ana Jansen, no São Francisco, foi quebrada por vândalos infiltrados na manifestação deste sábado. A instituição bancária já se havia precavido e coberto praticamente todas os vidros do local com tapumes, deixando apenas a porta de entrada desprotegida. Foi justamente o alvo dos baderneiros.
Deça o pior aconteceu em Paço do Lumiar, onde o protesto aconteceu por ordem do prefeito Josemar para que seu grupo político manifestasse contra o governo do estado e assim tentando forçar o governo a liberar recurso para sua administração, ele é tão maluco que o pessoal dele tentou invadir a Unidade Mista do Maiobão, todo o movimento foi liderado por um blogueiro ligado ao prefeito e os Coordenadores da Juventude do Município Adielson Araujo, Rafael Marques e Rafael Neves, um absurdo, principalmente a tentativa de invasão de unidade de saúde do estado com pessoas internadas.
Blog errado, meu caro
A situação é preocupante, o país se encontra à beira do estado de desobediência civil.
Mais de Cinco Mil pessoas com toda a certeza do mundo: A frase q mais ecoou: “Sarney ladrão devolve o maranhão…” ainda tem gente achando q o alvo era a prefeitura… brinacadeira né?! Agora essa de Segunda vai ser para parar a cidades
17:30 hrs na hora do rush…bem estratégica!
Olha aí o Link do início: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LVkIPFwhikE#at=583
Temos que pedir coisas imediatas, como por exemplo, enxugar os gastos, Vocês sabiam que Holandinha tem o 2º maior salário do Brasil, ‘míseros’ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) ? Force-o a começar pela redução do próprio salário, em pelo menos 40%, só isso aí seria uma economia de 120.000,00 por ano, durante quatro anos seria mais de MEIO MILHÃO DE REAIS, contanto o 13º salário.
Vocês sabiam que Roseana Sarney, ganha mais de 15.000,00 (quinze mil reais)
Isso também serve para os vereados, em percentual menor, Deputados e Afins.
Fim dos 13, 14 salários, ISSO MESMO. 13º TAMBÉM, esses caras NÃO SÃO funcionários públicos. SÃO NOSSOS FUNCIONÁRIOS, e eu não sou a favor de pagar 13 pra essa corja.
Fim do auxilio moradia, porra, os caras moram aqui e ainda querem auxilio moradia ? Vemos o exemplo de Manoel Ribeiro, ele teve A CARA DE PAU de dizer que tem 13, sei lá quantas casas e mora em todas, e ainda acha certo receber o auxilio moradia. Isso tem que acabar.
Fim do auxilio moradia para Juizes que tem residência própria na Comarca onde trabalham, serve também para Desembargador.
Reajustes salariais para Vereados, deputados, Governador, e toda classe política, somente duas vezes a CADA MANDATO, MAIS UMA VEZ, ESSES CARAS SÃO NOSSOS FUNCIONÁRIOS.
Fim do famigerado ASPONE, Assessor de Porra Nenhuma, ou como alguns chamam, Secretário Parlamentar, é um cara que não faz porra nenhuma, que fica nas “bases eleitorais” dos Deputados no intuito de angariar (comprar) votos para os próximos pleitos. Salários dessa corja pode chegar até a R$ 7.500,00 (SETE PAU E MEIO) só pra babar ovo, vejam o exemplo do Marco D’eça, blogueiro da Mirante, e ASPONE de Weverton Rocha.
Maior reajuste salarial para Profissionais de Educação, Saúde e Policias, MILITAR e Civil.
Temos que nos ater a coisas mais rápidas e de grande impacto, esqueçamos esse papo genérico do eixo rio-são paulo. Olhemos para nossa realidade, esqueçam essa estória de FORA SARNEY, o cara ta lá no AMAPÁ, e Roseana, se quisermos ela saí ano que vem.
Vocês sabiam que a renda média do Maranhenses é de apenas R$ 602,00 ?
Acho difícil apenas 5 mil pessoas tomarem toda a ponte do São Francisco. A não ser que as imagens sejam montagem. Creio que a PM errou feio na conta.
Gente não por que fazer polemica sobre a quantidade de gente na manifestação.E só fazer as contas de acordo com a PM SP, 5 pessoas por metro quadrado. Ponte José Sarney, 890X9 metros, 8000 metros quadrados vezes 5 dá 40 mil. Contra a lógica não há argumento. E fora que um monte de gente na beira mar até Maria Aragao.
Registre-se que haviam mais de 20 mil na manifestação. Quem foi sabe!
Tinham muito mais que 5.000 pessoas…
Se tomarmos SOMENTE a PONTE DO SÃO FRANCISCO como referência, que tem 890m de extensão e aproximadamente 10m de largura, temos uma área total de 8900m². Se contarmos cerca de 3 pessoas por m² (sendo moderado, nesses cálculos), temos 26.700 pessoas. SÓ NA PONTE!
Claramente tivemos mais de 35.000 pessoas.
A mídia – e os reprodutores de informação – dizer que a manifestação teve somente 5.000 pessoas é uma canalhice, um desserviço à sociedade e, no mínimo, querer taxar a população de BURRA!
A população pode não ter educação de qualidade, mas sabe fazer conta.