Os manifestantes que participam dos atos do #VEMPRARUASLZ têm todo o direito de protestar contra eventuais abusos de poder da Polícia Militar. Mas também têm obrigação de denunciar e rechaçar toda e qualquer atitude de vandalismo praticada por quem se infiltra no movimento com fins outros que não as reivindicações expressas dos diversos grupos que organizam os protestos.
Dia após dia, ato após ato, o que se tem percebido é que vai enfraquecendo em São Luís a participação de cidadãos de bem nas manifestações, e vão ficando os baderneiros.
O resultado disso são agressões contra os próprios militares, contra a imprensa – seja ela de que veículo for – e a depredação dos patrimônios público e privado.
Um relatório fotográfico do Batalhão de Choque da PM do Maranhão (veja aqui) produzido após os eventos do sábado (22), na Praça Dom Pedro II, mostra o que este blog já sabe há muito tempo: tem muito desocupado integrando o movimento apenas para fazer bagunça.
É essa turma que atira pedras em policiais – no fim de semana, pelo menos dois precisaram de atendimento após ser atingidos no rosto e no braço (veja ao lado) -, que agride jornalistas (relembre) e que quebra tudo o que vê pela frente.
Ontem (24), por exemplo, um agente da Polícia Civil teve um dedo decepado após ser atingido por uma pedrada no protesto da área Itaqui-Bacanga.
Na Cohama, onde a ação do Choque foi mais efetiva, enquanto um grupo protestava pacificamente sentado em uma das pistas do viaduto, marginais atiravam pedras nos carros que passavam por baixo do viaduto e nos homens da PM.
Já são oito as viaturas policiais totalmente inutilizadas por esse tipo de ação criminosa desde que começaram os manifestos. Viaturas que serviriam justamente às pessoas que protestam por mais segurança.
Se os próprios manifestantes não conseguirem dar um jeito de identificar e eliminar esses bandidos das hostes ordeiras que se formaram para protestar, entregando-os à polícia, são as forças do estado que os precisam identificar e prender.
Para isso, vão usar a força, é claro. E vai ter sempre alguém reclamando de ter sido alvo do destempero dos policiais, porque os vândalos estão misturados aos manifestantes de boa conduta. E é se valendo desse anonimato que eles agem contra tudo e contra todos. Até contra o cidadão de bem.
Affz, mas as notícias desse blog patrocinado pela família miséria do Estado está um nojo. Dá ânsia de ver tanta mentira. Affz. eca!