O anestesiologista maranhense João Batista Garcia embarcou esta semana para Hong Kong para a primeira reunião de trabalho do projeto Know Pain (conheça a dor, em tradução livre), série de estudos que visa ao desenvolvimento de ações educacionais em dor para a América Latina, a Ásia e a África. O médico é o único brasileiro a fazer parte da equipe do projeto mundial.
Membro de outros boards internacionais que desenvolvem projetos educacionais e discutem políticas relativas à dor para a América Latina – como o Change Pain (mude a dor, em tradução livre), por exemplo -, o maranhense é a referência nacional em tratamento de dor.
“Fui convidado para participar do projeto Know Pain, que abrange educação para a América Latina, Ásia e África, e já terá a primeira reunião nesta semana”, informou, antes de embarcar, destacando ser “uma honra” representar o Brasil no projeto.
João Batista Garcia é maranhense de Cururupu, professor doutor da disciplina de Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), responsável pelo Serviço de Dor do Hospital Universitário da UFMA e pelo Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do Instituto Maranhense de Oncologia. É, ainda, editor-chefe da Revista Dor Pesquisa, Clínica e Terapêutica(2013-2014), e foi presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (2011-2012).
Conheço Dr. João Batista desde qdo fui estudante de medicina, é uma honra qdo ele faz a anestesia em minhas cirurgias, orientou meu mestrado, profissional de grandeza extrema, me sinto muito gratificado com seu sucesso, parabéns.
Parabéns Dr João Batista! Sucesso e dedicação sempre!