9 pensou em “VÍDEO! Situação do matadouro de Cururupu é precária

  1. Caro blogueiro, venho relatar os transtornos causados pela má instalação do matadouro publico em Cururupu.
    Primeiramente este está localizado entre áreas de igapó, mangue e moradias populares; Áreas de grande importância e sensibilidade ambiental. Todo esgoto do matadouro é jogado in natura na área de mangue, caracterizando crime ambiental. As condições higiênica são de extrema precariedades (vide em vídeo), atraindo grande quantidade de insetos (principalmente moscas), urubus, roedores, porcos e cachorros domésticos. Além dos micro-organismos (bactérias e fungos) que se proliferam devido fartas condições. Possibilitando contato entre agentes etiológicos (causadores de doenças), agentes hospedeiros e dispersores de doenças (animais domésticos e humanos).
    Adicional a esse cenário a população cururupuense sofre da falta de assistência hospitalar, muitos pacientes morrem sem pelo menos ter o diagnóstico.
    O que ocorre no matadouro publico de Cururupu pode se caracterizar crime ambiental e crime contra a saúde publica.
    Contudo, a situação supra citada requer urgência de ser solucionada. Já fiz reclamação ao gabinete do prefeito, à câmara de vereadores e à MAPA. Somente MAPA assinalou com um pedido de aguardar a avaliação.
    Em nome de cidadãos e cidadãs de Cururupu, agradeço a divulgação dessa situação deprimente.
    Cordial abraço.

  2. SEMPRE FUI UM ADMIRADOR DO SEU BLOG PELAS INFORMAÇÕES COM RESPONSABILIDADE, MAIS DESSA VEZ VOCÊ FALTOU COM A RESPONSABILIDADE E ÉTICA PROFISSIONAL DE UM JORNALISTA, VOCÊ INVESTIGOU SE HOJE A REAL SITUAÇÃO DO MATADOURO DE CURURUPU É ESSA ? ESSAS IMAGENS SÃO DA GESTÃO ANTERIOR, E HOJE NA ATUAL GESTÃO O MATADOURO NÃO SE ENCONTRA DESSA MANEIRA. O PROBLEMA DE VOCÊS HOJE É FALTA DE MATÉRIA E PUBLICAM QUALQUER COISA. SABENDO O SR. QUE ESTÁ CORRENDO O RISCO DE RESPONDER JUDICIALMENTE PELA INFORMAÇÃO CALUNIOSA.

    • Não temo ameaças,meu caro. O vídeo, tal como publicado no Youtube, é datado do dia 22 de junho deste ano. O resto é com a administração… resolver o problema ou processar o jornalista

      • DEMONSTROU MUITO PROFISSIONALISMO COM ESSA SUA RESPOSTA, DE UMA ATITUDE IRRESPONSÁVEL, AGUARDE PRÓXIMOS CAPÍTULOS APENAS MAIS NÉ PARA TENTAR SE DEFENDER NÉ ?

      • Muito bem Gilberto, se não se encontra assim, que este que fez esse comentário, que só faltou a procuração do prefeito apresente a nova realidade.

  3. Veja o que o promotor relata:
    “Francisco de Assis Silva Filho disse:
    julho 1, 2013 às 17:47
    Caro Caio Hostilio.
    Tomando conhecimento da publicação, em seu blog, na data de 28/06/2013, com o título: “Cadê o promotor de Cururupu? Essa situação do matadouro é completamente insalubre…”, tenho por bem lhe esclarecer que ajuizei uma Ação Civil Pública por Dano ao Meio Ambiente com pedido de liminar contra o Município de Cururupu, em data 27/06/2012, cujo Processo tramita com a numeração 472-70.2012.8.10.0084, e que tal ação foi fundamentada em Procedimento Administrativo Investigatório também providenciado por este membro do parquet, tendo como principal irregularidade a localização do referido matadouro em Área de Preservação Permanente, ou seja, dentro do mangue pertencente ao estuário do Rio Cururupu, onde tal matadouro degrada o meio ambiente, com despejos de efluentes líquidos e resíduos sólidos provenientes da atividade de abate de animais, inclusive o pescado está sujeito a contaminação de doenças, podendo também contaminar os que dele se alimentam. Vale ainda esclarecer que no referido Procedimento Administrativo Investigatório recomendei, ao Prefeito, a retirada imediata do matadouro do local proibido para seu regular funcionamento e, não fui atendido, o que busquei a via judicial, entretanto até a presente data o pedido de liminar ainda não foi apreciado pelo Judiciário, inclusive com pedido de reiteração na recente data 12/02/2013. Por fim, informo ainda que nunca deixei de adotar as providências cabíveis, na qualidade de Promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Cururupu, abrangendo o Termo Judiciário Serrano do Maranhão, para sanar as irregularidades reclamadas pela comunidade cururupuense e serranense, inclusive processando os gestores responsáveis por tais, com ações de improbidade administrativas, culminando com a perda do seu respectivo cargo político, a exemplo dos dois ex-prefeitos de Serrano do Maranhão e de Cururupu que perderam seus cargos nos anos de 2009 e 2011, respectivamente, por ações de improbidade administrativa ajuizadas.
    Cururupu, 01 de julho de 2013.
    Francisco de Assis Silva Filho, Promotor de Justiça da Comarca de Cururupu.”

Os comentários estão fechados.