IDHM: MA e PI lideram crescimento no Nordeste desde 1991

(Foto: GI Portal)

(Foto: GI Portal)

Um dado interessante chamou a atenção no Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado na segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os dados são fruto de uma parceria do Programa com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e com a Fundação João Pinheiro.

Analisando-se apenas os estados do Nordeste, Piauí e Maranhão são, respectivamente, os estados que apresentaram maior taxa absoluta de crescimento desde a criação do índice, em 1991.

Segundo o PNUD, em 1991, o IDHM do Piauí era de 0,362, de 0,646 em 2010. Crescimento absoluto de 0,284, 78,45%. Já o Maranhão tinha IDHM de 0,357 há vinte anos, contra 0,639 no último levantamento. Crescimento absoluto de 0,282, ou 78,99%.

Veja na tabela acima o índice de crescimento de todos os estados do Nordeste.

30 pensou em “IDHM: MA e PI lideram crescimento no Nordeste desde 1991

  1. É, Gilberto!!! É tudo uma questão de ponto de vista, somente.
    Há quem veja como o segundo melhor crescimento desde 1991…
    E outros, menos acomodados e mais inquietos, que veem como o segundo pior estatisticamente desde 1991!!!

    • O menor IDHM do Brasil é no município de Melgaço, no Pará. Confira a atualizaçao dos índices.

  2. Se cresceu bem era porque estava muito mal há 20 anos, que aliás, já contava com quase 30 de domínio do nefasto grupo.

  3. GRANDE CRESCIMENTO DO MARANHAO ESTA A FAVOR DOS SRS. JORGE MURAD, FERNANDO SARNEY RICARDO MURAD E GUSTAVO AMORIM.

  4. Que maravilha. O Maranhão tá melhorando …
    Vamos de grupo sarney nestas eleições pra ver o Maranhão crescer uns míseros pontos nos próximos anos. Haja paciência…

  5. Passamos de PÉSSIMO para RUIM. Grande coisa! E a oligarquia ainda paga para esses blogueiros escreverem isso. Só rindo mesmo.

    • os números mostram o contrário. é claro que ninguém é bobo de achar que já está ótimo. mas o fato é que há crescimento, o panorama econômico é um dos melhores do país e os índices melhoram gradativamente

      • Meu caro Gilberto! Dos 10(DEZ),PIORES Municípios,
        07(SETE),estão no MA e sem falar que o Estado tem
        o MENOR número de MÉDICOS por habitantes.Isso
        é melhora?

        • E onde fica a responsabilidade dos prefeitos nisso tudo? Políticas municipais por acaso são responsabilidade do estado. O fato, meu caro, é que ainda temos muito a crescer, mas os número não negam: MA e PI se destacam no Nordeste. Crescem e se desenvolvem acima da média

  6. Uma desculpa ! Meu amado Gilberto, deve dar quem deve essa explicação, foi quem encontrou o Maranhão atrasado em 1966, mas tinha pelo menos uns 06 estados mais atrasados que o Maranhão naquela data. De lá para cá 05 estados tiveram governos bem melhores que esse grupo aí, pois se outros desenvolveram e nos ultrapassaram é que tivemos um péssimo piloto, aliás, por isso que muita gente preferia ter no comando um Antônio Carlos Magalhães que fez muito mais pela Bahia..

  7. “os números mostram o contrário. é claro que ninguém é bobo de achar que já está ótimo. mas o fato é que há crescimento, o panorama econômico é um dos melhores do país e os índices melhoram gradativamente”. Pagando-se bem, defende-se até o indefensável! Parabéns, Gilberto Lêda, já pode passar no caixa e pegar teu dindim $$$$$$.

  8. Cara, até gosto de vc, mas este teu post foi um dos mais ridículos que li no jornalismo sério em todos os tempos… Sera cômico, se já não fosse trágico. Que argumentação idiota, me perdoe…

  9. Grande consolo esse Gilberto o de maior crescimento no IDH, e continuamos na penúltima colocação no Geral e nos Estados do Nordeste.

  10. lidera em penúltimo lugar kkk é brincadeira tenho 42 anos e nunca soube do Maranhão sair dos 3 últimos lugares, lidera tu é muito engraçado kkk tentando confundir o povo seu brincadeira kkkkkk

  11. Só sei companheiro, que tirando esse negócio de número, 2, 3 ,4, IDH, IPHH, MERDAH, eu sou testemunha “in loco”. Para ir na minha cidade no interior, há dez anos era uma lástima, hoje tudo asfaltadinha… bacana… no interior do interior, as casa a maioria ou quase todas são de tijolos… é fato! geladeira, cama… comida na geladeira.. enfim.. quem fica atrás de números são os burgueses da cidade que não sabe nem o caminho da roça… Eu vivo a realidade muita coisa mudou nesse Maranhão… se é tão pobre como dizem eu não sei só seu que o povo vive melhor que há 10, 20 anos atrás.. eu digo porque sei.
    Agora querem vê colocarem o Maranhão mais baixo que “apartamento de minhoca” é o próximo ano das eleições, aí o discurso é “pior”, “atraso”, IDHP PH< só pra ganhar eleição….. e o povo alegre, feliz e com comida na mesa… tranquilo… repito, É FATO!!!

  12. O problema é que os nossos consagrados gestores podem fazer a mesma leitura, ou seja, considerar que dentre os estados do NE crescemos mais, junto com o PI. Não interessa se na geral somos o penúltimo, perdendo apenas para SE. O importante é que em 1991 estávamos muito mal e hoje estamos apenas ruins. Resumindo: vamos continuar desviando os recursos da saúde e educação até o próximo IDH mostrar que somos os melhores em crescimento no nordeste.

    Que ridículo isso!!!!!!

Os comentários estão fechados.