De O Estado, com edição
O PCdoB opera na Justiça para tentar impedir a construção dos hospitais macrorregionais de Caxias, Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro, já iniciados pela Secretaria de Estado da Saúde como parte do programa Saúde é Vida. Destinada a minar o programa Saúde é Vida – que já inaugurou mais de 20 hospitais em todo o Maranhão, além dos quatro macrorregionais, que serão de referência – a ação do PCdoB segue a linha oposicionista do “quanto pior, melhor”.
A ação tramita na 3a. Vara da Justiça Federal do Maranhão, pedindo a interrupção das obras. O juiz Rubem Lima de Paula Filho indeferiu o pedido de liminar contra os hospitais, mas as construções ainda correm risco por conta do julgamento do mérito da questão que acontecerá brevemente.
Os hospitais macrorregionais de 100 leitos de internação, 10 leitos de UTI, centros cirúrgicos para intervenções eletivas e equipamentos para a prática de medicina de altíssima complexidade, significam o maior anseio das populações das quatro cidades contempladas e das suas macrorregiões. Servirão, finalmente, para complementar a rede de assistência do interior do Maranhão e para dar subsídios às faculdades de medicina a serem implantadas em Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro, e a já existente em Caxias.
Esses hospitais estão sendo construídos com recursos bancados 100% pelo tesouro estadual, a partir de empréstimo contratado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES. Se não forem interrompidos pelo “braço operador do PCdoB”, serão inaugurados em torno de maio do ano que vem já totalmente equipados.
No jogo bruto dos interesses eleitoreiros, o PCdoB tenta interromper a obra que poderia render dividendos políticos para o grupo situacionista, ainda que isso signifique frustrar sonhos e necessidades das quatro macrorregiões do Estado.
Na Ação Popular, confundem-se recursos emprestados ao Estado como dinheiro da União, mas o que se quer mesmo é suspender os pagamentos da obra, provocando, assim, a asfixia dos canteiros de obra que funcionam a todo vapor nas quatro cidades.
é assim mesmo quem não tem o que fazer só presta para atrapalhar,duvido se isso não é coisa da cambada do pseudo comunista DINO.
Caro Leda, só mesmo sendo idiota, ou mesmo as pessoas de pouco estudo, (pouca capacidade de entender), vai acreditar que vc esteja dizendo a verdade.
Ninguém em sã consciência deseja uma monstruosidade dessas, principalmente no Maranhão onde tudo é carente e falta quase tudo. O que o PC do B, contesta e com razão, é o acumulo de elefante branco já existente e oriundo das promessas mentirosa de Roseana Sarney de construir 72 hospitais e não cumprir com sua palavra. Dos pouco que construiu, mais ou menos uns 20, mais da metade funciona precariamente, com a falta de tudo, médicos, enfermeiros, remédios ect, o restante estão fechado ou serve somente para medir pressão e fornecer “remédio pra lumbriga”.
Tratar-se, se construções eleitoreira para enganar os incautos, em vista das eleições que se aproxima para o próximo ano e o risco de perder o mandato, com isto pensa em manter os aliado com esse tipo de enganação.
E este o meu entendimento, anotou!
Posso até concordas que alguns dos hospitais de 20 ou de 50 talvez não fossem necessários. Mas os macrorregionais? Quando Jackson construiu o socorrão de Pres. Dutra – que é um macrorregional – a oposição toda bateu palmas… vcs são engraçados mesmo
Essa questão é complicada porque o Governo do Estado constrói os hospitais mas os Municípios não tem $$ pra bancar sua parte, que é fazê-lo funcionar, e aí, sabe o que vai acontecer? Esses prefeitos sanguessugas vão aos pés do Governo do Estado pedir convênio pro Estado bancar o funcionamento também.
Todos sabem do recente aperto no orçamento dos municípios menores, que vivem de repasses da União, mas certamente, com uma administração minimamente competente, os prefeitos podem sim bancar o funcionamento desses hospitais, afinal, são apenas 20 leitos, o que pode ser gerenciado com uma equipe médica modesta.
Nessa, devo concordar com o Gilberto Léda e a turma do governo: o que Dino parece querer agora é mostrar na época da campanha que os hospitais estão “parados”.
Engraçados nós!?, vocês usam o nariz de Pinóquio, nós somos engraçados!. O Hospital de Presidente Dutra, hoje sucateado por culpa do segundo governador Ricardo Murad, que não valorizam a herança do governador Jackson que está na memória do Povo de P. Dutra e ele com raiva impõe todo tipo de dificuldade para o funcionamento do Hospital, esse tal de hospitais macrorregionais é só migué, repito para iludir os incautos, os pobre dos coitados, gente humilde do interior.
PS- informo que não pertenço a nenhum grupo ou partido, sou apenas um leitor independente, consciente, bem grandinho para saber distinguir o que é certo ou errado, e saber quanto as pessoas estão dizendo a verdade. certo seu Leda!
Macabeu, te conheço faz tempo. Não vem com essa de moralista agora.
Caro Léda, a justiça é quem dirá se há irregularidade ou não. E, se assim decidir, a “culpa” não será do PC do B, mas sim da incompetência administrativa do Governo do Maranhão.
Você como jornalista deveria saber que este programa já foi alvo de denúncia em programas como o Profissão Repórter da Rede Globo. Ou foi o PC do B que fez a matéria? tsc tsc…
A justiça é cega meu amigo! A justiça é cega!
O problema é a política que se instalou no Maranhão da inauguração de vários hospitais que depois de inaugurados, uns ficam sem funcionalidade nenhuma, aí a oposição cai em cima mesmo, ainda mais em ano de eleição,os macrorregionais eu sempre defendo aqui, pois é necessário pra “desinchar” os Socorrões da capital. Tem que analisar.
Engraçado, bancado.100% pelo tesouro estadual? Ta doído? O dinheiro e emprestado do bndes, como e do tesouro. Roseana.endividou o estado.ate 2040, galta de competencia.
Meu caro, a partir do momento que é emprestado, quando entra nas contas do estado, já faz parte do tesouro estadual. Como é empréstimo, o estado paga de volta, por isso o recurso é considerado próprio.
Leda, você pode entender de tudo, menos no que se referem a empréstimos, finanças ou coisa afins, melhor seria dizer dinheiro do Povo, mau empregado, desviado e usado para compra de eleição, a prova é a cassação de Roseana que se aproxima. Ñ queria dizer!
seja como for, o questionamento quanto de o dinheiro ser federal não prospera. é oriundo de empréstimo, então, será pago de volta. portanto, é do orçamento do estado
Se todos os empréstimos feitos por Roseana junto ao BNDES fossem realmente aplicados o Maranhão seria uma Bélgica, mas como sempre, faz-se muito pouco e o resto e roubado. Não será diferente agora, e todo essa grana vira lindos aptos aqui na orla de São Luís.
E impressionante sua “imparcialidade” no tratamento da questão. Todos sabem q a maioria desses hospitais sao elefantes brancos q nao passam de obras eleitoreiras iniciadas ha 3 anos. Sabemos tb q os q foram inaugurados funcionam de forma precaria como o de Mirador q foi inaugurado e nunca funcionou. Porem o povo do Maranhao saberá dar a resposta a essas estrategias nas urnas.
Já vi isso no senado, onde o teu Sarney, bloqueou um empréstimo para o Maranhão no governo de Zé Reinaldo, não lembra?
Na realidade Flávio Dino apenas esta tentando evitar que esse dinheirinho (5 bilhões) caia nas mãos de Ricardo Murad e desapareça. Depois que for eleito aí sim vai elaborar um projeto decente a aplicar os recursos de forma correta, em benefício do povo do Maranhão.
Deixa de ser palhaço ! Felipe Klamt , que já foi da Mirante, foi dirigente do PSB e deste partido é militante há pelo menos uns 15 anos, portanto muito antes da entrada do Dino na política. Tu lembra o que ele fez em 2006, na ponte de Rosário com o Senador Sarney ? Ou seja, ele tá no front contra essa oligarquia há muito tempo. Tu querer dizer que ele é pau-mandado de Dino, é muita cara-de-pau !
Se ele entrou na Justiça, tenho certeza que não é contra os tais hospitais, mas contra a bandalheira que se esconde por trás da tal construção, tal como inúmeros hospitais dos tais 72 que eram para ser entregues ao fim de 2010, quando já estamos quase ao fim de 2013 ! Engraçado você falar de uns 20 entregues de 72, deveria era narrar que o de Lago dos Rodrigues chega a passar 02 semanas sem médico e o de Lago do Junco foi inaugurado há meses, no entanto continua de portas fechadas para o povo. Tu sabes que o de Caxias, ela comprou o terreno já penhorado pela Justiça federal, um golpe de Paulo Marinho e, o de Santa Inês, anunciaram em setembro de 2012, com direito a placa no terreno, que entregariam em 06 meses, hoje tu vai lá e é que nem o hospital de Caostelo, só terraplenagem, maior migué …
Tu deves ser muito babao e muito idiota,aqui em Pinheiro o vapor de obra que existe é a tua falta de vergonha e cara de pau.
obg por tantos elogios
NA ação judicial não se questiona o mérito de construção, mas como se dá a contratação das empresas, todas com fraude à licitação para a tal construção. São as mesmas empresas do esquema sempre. É disso que se cuida. É assalto aos cofres públicos.
Só vejo Roseana realizando obra com dinheiro de empréstimos, ela pelo menos está pagando os precatórios em dia? Pois que eu me lembre, há pouco tempo ela pediu com esse intuito.
Impressionante esse Maranhão, ainda tem gente que é contra a construção de Hospital, esse Macabesta deve ser um sacana muito grande. Se for construir mesmo esse grande Hospital em Pinheiro, minha região agradece.
Eu não que ro nem saber se vai funcionar um dia, mas só em está lá.. já é meio caminho andado.
Macabesta, não te preocupa tu és rico e não adoece, nunca precisá de Hospital mas a baixada não pensa assim…vai te lascar e te fud@##$%%¨¨&…. filho da #$@$#%¨¨&&**.
Zé Carlos, eu não queria ser indelicado com você, mas você compreende muito lentamente as coisas, ou seja, vc é burro!!!. O que algumas pessoas tem facilidade de entender vc tem muita dificuldade de compreender, viu papudinho!
O que se contesta no post, não é a utilidade dos hospitais se vier um dia a ser construido e inaugurado, mas sim funcionar de verdade para o Povo. Leio os comentários e vc ver quer alguns, repete quase o que digo. São os elefantes branco, a corrupção, a malversação dos dinheiro publico, o jogo de cartas marcada nas licitações, só os amigos do rei, ou seja as empreiteiras são as mesma dos amigos e apaniguados. Entendeu seu ignorante, vá estuda mais, não peça pra ninguém escrever pra voce o que ditas, estude pra fazer vc mesmo, não seja cômico, seus amigo estão agora rindo de voce, pelo “mico”, querendo ser sabido, nhem, nhem, nhemnhem…
Se eu fosse presidente desse partido te processaria por uma questão elementar ” vocês precisam entender que não são os donos de tudo neste estado” que aqui ainda tem homens, que não precisam fazer a besteira que os agiotas fizeram com aquele Décio pra se fazerem respeitar. Tenho certeza que o tal jornalista klamt acionou por alguma ou por todas a mil irregularidades cometidas por esse irresponsável do Ricardo Murad, nunca por se opor à construção de algum hospital até porque nenhuma ação judicial impediu esse grupo nefasto de entregar os tais 72 hospitais ao fim de 2010, como foi prometido e 03 anos depois, não cumprido. Por outro lado, ainda lembro que esse Felipe klamt foi secretário de juventude de Zé Reinaldo, portanto muito antes da entrada do Flávio Dino no cenário político, portanto essa de dizer que o Flávio Dino está por trás dele é mais uma tentativa desesperada de impedir seu avanço rumo aos Leões, resumindo … Vocês estão desesperados !
Além de tudo ainda têm esse viés autoritário, de querer calar os contrários.
E aí vai botar meu comentário ou está assumindo a covardia de uns paus-mandados aí ?
pau-mandado tipo vc?
Pelos comentários vemos que a popularidade do governo tá grande por aqui…
Nas redes sociais sempre foi assim