O deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) tem se notabilizado nas últimas semanas por tentar negar, em notas, o que diz a jornalistas e mesmo o que seus colegas de partido dizem à imprensa local.
Tem ficado conhecido como um homem que não segura em pé o que fala sentado, como se diz no popular.
Nesta segunda-feira (26), por exemplo, ele usou novamente sua página no Facebook para desmentir matéria do titular deste blog publicada em O Estado e também nesta página.
Sob o título “‘Ainda há muita mágoa do Flávio Dino no PSDB’, diz Brandão“, a reportagem revela que o deputado federal, em entrevista por telefone, admitira que ainda há setores do partido “magoados” com o comunista.
“Eu pessoalmente não tenho problema com ninguém, mas ainda existe, sim, muita mágoa do Flávio Dino no partido”, foi exatamente o que disse Brandão. Sem tirar, nem por.
Mas ele agora nega. Diz que, na verdade, quando destacou a “mágoa” existente no PSDB se “referia aos 3 anos e meio de perseguição da mídia local (sabidamente controlada pelo grupo político Sarney) ao ex-prefeito de São Luís, João Castelo”.
Ora, caro leitor! Dá pra acreditar que o nobre parlamentar, em entrevista a um jornalista do Sistema Mirante, desandaria a falar em “mágoa” por perseguição dos veículos deste sistema?
Poderia até fazê-lo. Mas se o fizesse, a declaração estaria na matéria tal e qual foi dada. O titular deste blog não tem por hábito inventar declarações. Por isso reafirma: em nenhum momento se falou durante a entrevista em perseguição de quem quer que seja a João Castelo (PSDB).
Brandão é quem se está notabilizando por falar demais, arrepender-se, e depois tentar consertar tudo com notinhas em redes sociais.
Como no caso em que ele disse a um grupo de médicos, em reunião no seu gabinete, que Flávio Dino (PCdoB) havia “se perdido” por “não saber fazer política”.
O caso foi relatado ao titular do blog por uma fonte que estava no gabinete do tucano no momento ele recebeu uma ligação telefônica do comunista. Os dois conversaram por alguns minutos e, após encerrar o papo, Brandão emendou: “Era Flávio Dino. Esse aqui se perdeu. É inteligente, competente, mas não sabe fazer política. Está perdido” (reveja).
É óbvio que Brandão soltaria depois uma nota negando ter dito que eu e ele sabemos que disse. O detalhe é que, no comunicado-desmentido, o deputado confirma ter recebido a comitiva de médicos em seu gabinete, tal qual se disse aqui.
Ou seja: ele, no mínimo, chama nosso interlocutor de mentiroso.
Desmentindo o colega
Mas não são só as declarações dele próprio que Carlos Brandão tenta negar. Na semana passada o titular do blog publicou outra matéria em O Estado informando que uma reunião na sexta-feira (23) decidiria os rumos do partido em 2014.
Brandão sequer foi ouvido para a produção do material, porque após inúmeras tentativas por telefone, SMS, Facebook e assessoria de imprensa, não houve respostas.
A fonte escolhida, então, foi o deputado estadual Neto Evangelista, secretário-geral da legenda, que disse o que segue. “O presidente [Carlos Brandão] convocou a reunião para deliberar sobre as conversas que ele teve com Flávio Dino e com Luis Fernando”, relatou, para completar em seguida: “A decisão que o partido tomar na sexta-feira, essa decisão é mantida até a convenção”.
Pois bem.
Mesmo sem sequer ser citado como portador da informação, Brandão, como presidente do partido, achou que deveria desmenti-la. E escreveu mais uma vez no Facebook: “Na verdade, não há previsão de um anúncio oficial imediato”.
Ou seja: ele, no mínimo, chama Neto Evangelista de mentiroso.
O que Brandão parece ainda não ter entendido é que o titular do blog não atingiu o nível de credibilidade que tem hoje inventando histórias, colocando declarações na boca de quem quer que seja.
Portanto, por mais que o deputado emita mil notas tentando negar o que disse sobre Fávio Dino estar “perdido”; que disse existir “mágoa” do comunista no partido; e que alguém no PSDB falou em “decisão” na sexta-feira da semana passada, o leitor que passa por aqui sabe que todas essas informações são fidedignas, porque apuradas por quem tem compromisso com a verdade, independentemente de lado político.
Ao tucano, um conselho: um homem na sua posição, presidente estadual de um dos maiores partidos do país, precisa ter mais firmeza em seus posicionamentos públicos – e mesmo nos mais reservados. Eles sempre podem virar notícia.
Quem passa a vida a desmentir o que muitos sabem que foi dito, pega rápido demais a pecha de não confiável. E isso é péssimo para um homem público.
Desaviso: há quem sustente a tese de que a confusão de declarações do parlamentar se dê pelo temor de não se reeleger em 2014. Talvez seja por isso que ele praticamente todo dia “toma café” com Luis Fernando (PMDB), “almoça” com Eliziane Gama (PPS) e “janta” com Flávio Dino (PCdoB). Tudo aspeado para que o tucano não se de ao trabalho de emitir mais uma nota desmentido tantos eventos diários.
Chupa essa manga kkkkkkkk
EU NÃO ENTENDO UMA COISA, LÁ EM COLINAS A FAMILIA BRANDÃO
É ASSIM, UM IRMÃO FICA DO LADO DA FAMILIA SARNEY E O OUTRO IRMÃO
QUE É JUSTO O DEP. CARLOS BRANDÃO FICA COM O FLAVIO DINO, QUEM
GANHAR ESTAMOS BEM, ESSA É A REALIDADE E PONTO FINAL.
Em nota, Carlos Brandão disse que sua declaração foi deturpada.
Carlos Brandão não passa de um covarde, que não segura em pé o que diz sentado…
GILBERTO LEDA, ESSE BRANDAO NAO REELEGE NUNCA MAIS. SO FOI ELEITO COM AQUELA FARRA DE CONVENIOS DE ZE REINALDO QUANDO GOVERNADOR. E QUASE CAI DO CAVALO NAS ULTIMAS ELEIÇOES. ACABOU PRA ELEE
Tem gente que não perde a oportunidade de ficar calado. Brandão não apita em nada no PSDB. Quem manda é Madeira. Depois que leva “pito”, emite nota desmentindo… #vergonhaalheia
Parabéns, Léda! Sou sua fã há tempos! Tu faz o que muitos não conseguem: garantir fidelidade aos fatos!
ABS!