Sarney critica “velha política” em artigo

Coluna do Sarney

A senadora Marina Silva escreveu sexta-feira, na Folha de São Paulo, um artigo no qual condena e fustiga a velha política, que se recusa a discutir ideias, para ficar na velha fórmula, agarrada na parte pessoal, a insultar, injuriar, inventar e estabelecer guerras particulares, como se no mundo uns fossem destinados à salvação e outros à perdição. Diz ela: “Essa dúvida vem do medo de aceitar o outro, ouvir sua voz, compreender a necessidade de sua presença. Permanece entre nós a ideia militarista de divisão, embate, ordem unida. Eis a bipolaridade: governo contra oposição, aliados contra inimigos. No fim das contas, brasileiros contra brasileiros. Repete-se o ‘ame-o ou deixo-o’, como se fosse amar e discordar. Numa agenda pactuada com a sociedade, compartilhando poder e responsabilidade, podemos criar um campo virtuoso em que a democracia é o ambiente no qual se gera mais democracia”.

Cito essa afirmação para contar que, se a Marina visse o Maranhão, certamente estaria puxando as orelhas de alguns dos seus apoiadores. Embora tarde, mas ela iria verificar o exemplo da velha política que ela condena. Aqui não se discute nada, é “Sarney é o inimigo, devemos matá-lo”. O que interessa é que a falta de temas, de ideias a discutir, leva a essa confrontação, que já dura décadas. Os que se dizem comunistas até hoje não explicaram por que o comunismo é melhor, quais suas virtudes, quais suas vantagens para resolver os problemas do Maranhão. Se a estatização dos bens de capital vai resolver o IDH que eles tanto castigam, se o exemplo da Rússia stalinista melhorou o mundo e não foi o desastre que a História documenta.

A senhora Eliziane Gama, fiel à tese de Marina, recusou essa demonização e disse que nem me conhece, o que é verdade.

Para se ver a irracionalidade dessa conduta dos que ficam presos à “guerra ao Sarney”, veja-se que há 35 anos não disputo eleição no Maranhão – a última vez foi em 1978. Não participo da política local. Mas a velha política repete o slogan que já é refrão, de que “precisamos derrotar o Sarney”.

Só tenho feito pelo Maranhão o bem e nunca persegui ninguém. Não tenho inimigos nem os aceito voluntários. Quando entrei na política, procurei escolher gente nova, a começar por Bandeira Tribuzi. Foram José Reinaldo, Castelo, Luís Rocha, Lourenço Vieira da Silva, Eliezer Moreira Filho, Joaquim Itapary, Benedito Buzar, Nivaldo Macieira, João Alberto, Edison Lobão, Vicente Fialho, Carlos Alberto Madeira, Haroldo Tavares, José Lins de Albuquerque, Antônio Luís Oliveira, Bello Parga, entre muitos outros. Alguns desses, criados por mim, passaram a condenar “os 40 anos de oligarquia”. Acolhi, num tempo difícil dos militares, muitos militantes de esquerda e herdeiros da atual oposição me acusavam de esquerdista e se aliaram a alguns oficiais da nossa guarnição para cassar o meu mandato de governador.

Para mim, a oposição sempre é bem-vinda, formada por gente que quer participar da política. Apenas reconheço que tem excelentes quadros, mas outros, movidos a ódio, inveja, ressentimento e ambição desmedida, não têm valor nem objetivos nobres, senão a conquista do poder.

Tenho serviços prestados ao país. Dediquei toda a minha vida ao interesse público. Presidi a transição democrática, viabilizei-a, criei a política de “tudo pelo social”, cujo exemplo maior é a saúde para todos, desde o nascimento até a morte.

Mas é com orgulho que vejo o Maranhão de hoje e tudo o que aqui foi feito para o estado ser o 17º do Brasil, ter o 2º porto do país e ser o que mais cresce no Nordeste, o que gera mais empregos, o que lidera os investimentos privados e cada vez mais avança, com a liderança da governadora Roseana.

19 pensou em “Sarney critica “velha política” em artigo

  1. ” (…) Para mim, a oposição sempre é bem-vinda (…) “.

    Com esse discurso é que Flávio Dino vai “pelar ” vocês em 2014: É UMA SITUAÇÃO QUASE QUE IREVERSÍVEL.

    Sem-a-dor Sarney (!), como não poderia deixar de ser: O SEU NOVO TAMBÉM ENVELHECEU !

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  2. Sarney como sempre se eximindo de suas maquinações. Acha ele que o povo faz o mesmo julgamento, grande engano.

  3. Ok, Sarney, você é apenas um injustiçado. O maranhense é um povo ingrato e não reconhece os feitos do seu grupo político e de sua filha, que já caminha para 12 anos, tornando o Maranhão em um dos Estados mais ricos da federação, onde seu povo não foge para outros estados em busca de dias melhores. Mas deixando de ironias, o que o senhor fez mesmo por esse Estado? O senhor é um desses políticos que ainda se beneficia dessa velha política corrupta. Deixa de mimimi e reconheça os erros. Até hoje não se viu Sarney reconhecer que foi um incompetente em tudo que se meteu em termos de política. Foi presidente da República e seu Estado, o Maranhão é uma m…. muito grande. Gente pobre, sem perspectiva, sem falar que seu grupo político é corrupto. Ah, fala sério, Sarney, e deixe de frescuras. Querer pegar algumas frases dessa candidata sem rumo que é a Marina Silva, para fazer uma auto-defesa é pura falta de caráter. Ah, ainda não vi o pedido de desculpas em relação àquele texto ridículo onde ele disse que os juízes foram os culpados pelo caos e rebelião em Pedrinhas, vulgo TATUZÃO.

  4. Sarney o anjo maldito, que nunca perseguio ninguém, mas no entanto quanto as pessoas não concorda com ele ou não se alia ao mesmo, eis que sai com estas palavras e comentários surrados de que é vitima de inimigos e que não disputa eleições desde 1978, e ai eu pergunto; se vc velha raposa, disputasse eleições neste estado como estaríamos?; pois com sua filha durante todo este tempo no poder só temos desmandos neste pobre e pauperrimo Estado, não esta na hora de sair de cena mestre Sarney?

  5. “Sarney critica “velha política” em artigo
    Publicado” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai ai ai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai, Perai deixa eu respirar, Perai Perai…. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Como coisas que esse Sr. escreve beiram a loucura, no fundo começo a achar que não pode ser apenas cinismo. Talvez seja patológico o que ele tem. Pensoque ele vê com uma aura doirada celestial, digna daqueles heróis da mitologia. Pode ser algum desses sérios problemas que acometem pessoas de idade avançada (daí talvez a explicação para aqueles quadros fantásticos no “Santo Sepulcro”). Neste caso recomenda-se não rir desses textos, já que são apenas devaneios de um idoso com problemas mentais. O que me impressiona mesmo é que o texto seja republicado pelos PP dos blogues amigos como se a cada domingo o grande pai do Maranhão tivesse um lição a ensinar aos seus súditos. O jornalismo não merece os jornalistas mesmo.

  7. ESSE VELHO TA GAGA, TA HORA DE INTERNAR, SO ELE VER AVANÇO NO MA, PIROU DE VEZ, VOU COLOCAR ELE NO H PAP AQUI EM TAGUATINGA, ONDE NOS INTERNAMOS OS LOUCOS

  8. Pelo que sei da política do Maranhão, quem colocou o Lobão na política foi Henrique de La Roque e Geisel. Mas o corenel mentiroso diz que foi ele.

  9. Ja que ele nao e’ mais politico e nem eleitor do Maranhao, entao o que ele fazia na reuniao que definiu o nome de Luis Fernando como candidato ao governo do Estado? O que ele fazia aqui nas vesperas das eleicoes de 2010, ja que seu domicilio eleitoral e’ do Amapa?

  10. Tem-se em foco uma das principais artimanhas de Sarney, um Humanista para o mundo, um Democrata para o Estado Federativo, e um Oligarca para o Maranhão. Não é atoa que se pode chama-lo de Camaleão, já mudou de pele e de discurso várias vezes. O que se defendia anos atras já não convence ninguém, mas do que todo mundo Sarney sabe a hora de pular do barco, de reinventar uma imagem e de construir uma nova maquiagem para a realidade. A verdade é que a oposição no maranhão conforme sua própria obra “o dono do Mar”, de tanto aspirar o poder conseguiu atingir patamares nunca imaginados pela arrogância de sua Oligarquia, que insiste em subestimar nossa inteligência. Em suma, vivemos hoje uma situação inusitada, uma velha sim, velha política oligárquica que tentam mascarar, tremendo diante de uma oposição que leva para os palanques os gritos de opressão de uma população castigada por mazelas historicamente construídas. Sarney ja deu o que tinha de dar.

  11. Ex – presidente Sarney, a inveja de muitos é a escada do sucesso, sou grato por tudo que já foi feito pelo nosso estado, parabéns pelo exemplo de dedicação.

  12. ESTE MUNDO ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO – SARNEY CRITICANDO A VELHA POLÍTICA. UMA AUTO-CRÍTICA SEMPRE É BEM VINDA.

  13. A oposição nao quer reconhcer o q Sarney fez por esse estado
    ja que ele é tao ruim, por q sua filha ganhou as ultimas eleições no primeiro turno

    A mudança de Jackson foi o atraso desse estado agora vem esse comunista querer pregar mudança nao ganhou nem pra prefeito e nao vai ganhar governado

    Esperamos ele em 2014

  14. Na vida tudo passa. Estamos nos aproximando do fim da era Sarney. Mais triste do que o fim da dita “ oligarquia “ é nao ter surgido ( Hum substituto em mais de
    50 anos ). Olha, outro Pelé no futebol será que vai nascer ? E na politica do Maranhao ?. Não concordar com a maneire de fazer politica é muito diferente de
    querer Negar o que Sarney representa para o Maranhao e o Brasil.

Os comentários estão fechados.