Quatro na briga pela presidência da Câmara de SLZ

20140116-092824.jpg

De O Estado

Pelo menos quatro vereadores estão se articulando e tentando formar grupos para viabilizar candidaturas à presidência da Câmara Municipal de São Luís. O presidente em exercício, Astro de Ogum (PMN), o líder do governo na Casa, Honorato Fernandes (PT), e, ainda, os vereadores Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Ricardo Diniz (PHS) são os que mais se movimentam pela sucessão de Isaías Pereirinha (PSL), de licença médica desde o fim do ano passado.

Principal interessado no posto, Ogum não apenas busca os votos dos aliados – principalmente dos 19 que ajudaram a eleger Pereirinha em janeiro de 2013 –, como também costura uma tentativa de antecipar a eleição para os cargos da Mesa Diretora. Fala-se em novo pleito, para o biênio 2015/2016, em abril ou junho de 2014. A nova Mesa assumiria apenas em janeiro do ano que vem.

A antecipação seria uma forma de minar as possibilidades de eleição de adversários. Como mantém contato com possíveis eleitores há mais tempo, o presidente em exercício sairia na frente dos concorrentes. Ele conta com o apoio do atual presidente.

O líder do governo na Casa, Honorato Fernandes, admite a possibilidade antecipação do pleito. “Se não acontecer em abril, será em junho”, disse. Ele nega, no entanto, que haja articulação em torno do seu nome para ser o candidato, apesar de revelar que conversará “com os colegas vereadores”.

“Todos os 31 vereadores da Casa têm legitimidade para postular o cargo, e meu nome está ente esses 31. Agora, não existe nada definido, não coloquei meu nome como candidato. Estou aguardando como vai ser. Vou conversar ainda com os colegas vereadores”, declarou.

Liderança – Apesar de figurar entre os possíveis candidatos, o petista precisa, ainda, garantir-se como líder governista. O vereador Pavão Filho (PDT) aproximou-se do comando municipal nos últimos meses e tem sido apontado nos bastidores como provável novo representante do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na Câmara a partir de fevereiro.

Honorato garante que seguirá na liderança e aponta os motivos que fizeram o prefeito convidar-lhe para permanecer no posto. “Não tem isso não [de entrega da liderança para o pedetista]. Dia 23 [de dezembro] eu estive com o prefeito. Nós fizemos um balanço da gestão e da nossa atuação na Câmara. Nós conseguimos aprovar quase todos os projetos de interesse do Executivo com 23, 24 votos, e ele me fez o convite para permanecer na liderança”, comentou.

Pedro Lucas Fernandes tenta se articular com dissidentes do grupo do Pereirinha e Astro de Ogum e, ainda, com membros da base do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), onde tem bom trânsito. Procurado para falar sobre o assunto, contudo, ele não se pronunciou.

Já Ricardo Diniz, segundo apurou O Estado, tem articulado um grupo com o apoio do qual anunciará a candidatura à presidência.Entretanto, ele mira, na verdade, a vice-presidência do legislativo municipal.