“Eu amo o Maranhão”, diz José Sarney

Da Coluna do Sarneyeu_amoAbro um blog local e vejo uma manifestação de amor ao Maranhão, já hoje compartilhada por dezenas de milhares de internautas. Passo na rua e vejo um carro com um adesivo “Eu Amo o Maranhão”. Despertou-me não cometer o pecado que Vieira dizia ser o mais difícil de evitar: o da omissão.

Achei minha obrigação também, uma vez mais e sempre, de externar meu amor ao Maranhão e minha dor, é a palavra exata, com o massacre com a nossa terra que está havendo na mídia nacional, como se ele fosse responsável por um ataque de ferocidade de alguns bandidos e por um fato trágico que infelizmente acontece em todo o Brasil. Cada dia põem somente o Maranhão, estampando palafitas e miséria que, para serem vistas (e condenadas), ninguém precisa vir ao Maranhão, basta ir à Baixada Fluminense, à favela da Maré, no Rio, à periferia ou mesmo ao centro de São Paulo – onde, segundo o IBGE, 625 mil vivem abaixo da linha de pobreza, classificados como miseráveis.

A sedução do Maranhão é um mistério. Não podemos aceitar essa campanha contra nossa terra que, como todas as outras, tem números ruins. Não se diz que hoje temos o 3º porto do Brasil, nem que crescemos 15,3% enquanto o Brasil cresceu 2,2%, nem que exportamos 3,5 milhões de toneladas de grãos e somos o 16º PIB do país. Que a pobreza baixou de 23% para 13% e para este ano temos uma projeção de 5%. Todos os índices sociais estão melhorando.

Quando se lê os livros dos viajantes que aqui passaram, se encantaram com o Maranhão, o que se encontra é deslumbramento: Abbeville, o bom frade que primeiro escreveu sobre o nosso estado, tece na sua História dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão um hino de louvor. La Ravardière, vencido e preso na Torre de Belém, teve como única exigência para soltá-lo que não voltasse ao Maranhão; e numa liberdade poética ele afirmaria “ser livre, sem voltar ao Maranhão, não é liberdade, é escravidão”. Lembremos sempre Simão Estácio da Silveira, há quase quatro séculos afirmando que “das terras que Portugal conquistou a melhor é o Brasil e o Maranhão é o Brasil melhor”. Gilles Lapouge, grande jornalista e escritor francês, diz que “São Luís é a mais bela cidade do mundo”. Para citarmos todos nunca haverá espaço. Mas não podemos esquecer o maior poeta da língua portuguesa, Gonçalves Dias, na Canção do Exílio, a colocar no bronze eterno da palavra, sem maior receio: “Não permita Deus que eu morra sem que volte para lá.”

Isso para não falar no orgulho que temos de nossa terra, que na voz popular nasce dos versos: “Maranhão, minha terra, meu torrão”. Nosso amor é AMOR DEMAIS! Estamos todos revoltados, injustiçados, indignados, com esse massacre que está sendo feito contra o estado. Não merecemos isso.

O que é pior é a participação de maus maranhenses que, por motivos políticos, estão comandando essa campanha. A eles não interessa resolver os problemas e minorá-los, estão até achando bom, pensando que vão ter votos com isso.

Algumas pessoas que visitaram o Maranhão me disseram terem tido uma grande surpresa quando, em vez de ver esse Maranhão que eles mostram lá fora, veem um Maranhão de paz, de gente pacífica e de progresso. Venham ver o Maranhão e se tiverem senso de justiça vão aderir ao “EU AMO O MARANHÃO”. Aqui não é terra de bandidos, é lugar de gente abençoada e boa.

34 pensou em ““Eu amo o Maranhão”, diz José Sarney

  1. Dizem que s artistas se utilizam da linguagem poética para retratar a realidade, josé sarney, ao contrário, a usa para deturpar e manipular a realidade, imagine querer comparar o amor de Gonçalves Dias tinha pelo Maranhão com o seu que é apenas eleitoral partidário. Que eu saiba Gonçalves Dias se afastou do Maranhão para estudos no qual sempre manteve ligaçao afetiva com o seu estado, inclusive ao escrever seu seu famoso poema “Canção do Exílio”, onde expressa o sentimento da solidão e do exílio. Já Jose Sarney, embora expresse muito amor pelo maranhao, foi durante cinco anos presidente da república e ao invés de atrair investimentos para o estado que diz tanto amar, desviou vários empreendimentos e investimentos do maranhao e os negociou com outros estados em troca de mais um ano na presidencia da república, depois ao invés de trabalhar pelo seu estado, transferiu seu título eleitoral para o amapá e lá presta seus “relevantes”serviços, vindo ao maranhao somente em momentos de crises como o que ocorre agora em “seu estado” usando seu poder para constranger os outros poderes constituídos, a exemplo do que ocorreu com o arquivamento do pedido de afastamento da governadora, em prol da manutenção do poder de sua família, portanto, poeta por poeta fico com a veia poética e realística de Juca Kfouri se referindo a familia sarney “maldito o ventre que josé fecundou para trazer tanta desgraça ao povo brasileiro”

  2. Tiveram também os Doutores VICTOR GODINHO e
    ADOLPHO LINDENBERG, que aqui vieram em 1906 e falaram sobre o MA, inclusive comparando a outros Estados:

    …Dizem os maranhenses, com modéstia ou orgulho,
    não sabemos, que o Maranhão se parece muito
    com a Bahia, tanto em sua configuração externa
    como na vida intima.
    Acreditamos no parallelo; parece-nos, porém, que
    na entrada da cidade, o Maranhão tem alguma coisa
    a lucrar. Ha lá mais asseio na cidade baixa, ao
    passo que a Bahia pode ser comparada a uma casa
    de familia, na qual se entra pela porta dos fundos, tal é a má impressão da cidade baixa…

    “Dizemos, sem receio de errar, que no Norte,
    onde ha maior zelo pelos jardins públicos é no Maranhão.
    O largo do Carmo, a praça Benedicto Leite, as
    avenidas Gomes de Castro e Silva Maia, a praça
    Odorico Mendes, são outros tantos primores de jardins,
    embora pequenos.”

    …”Suppomos ter sido o Maranhão a primeira cidade
    do Brasil em que se inauguraram jardins abertos”.

    …”Entretanto, deve-se reconhecer que a edilidade
    maranhense não se descuida do trato das ruas. São
    geralmente limpas, mais do que nas outras cidades
    do Norte; algumas, como as do Sol, dos Remédios,
    da Paz, de Sant’Anna, da Estrella e Formosa, são
    bem calçadas a parallelepipedos, e estes são importados
    por preço caro, do Rio de Janeiro, por não
    haver granito na vizinhança.”

    “…No Maranhão não ha a miséria, não ha fome ;
    não se vêem mendigos nas ruas, como no Ceará e
    em Pernambuco. Também não ha falta de trabalho,
    e é grande o numero de famílias de operários,
    sobretudo mulheres, que se occupam nas fabricas
    de tecidos”.

    “…Da generosidade dos seus sentimentos não pôde
    haver melhor prova do que a hospitalidade carinhosa
    com que agasalham o forasteiro. Dizem os
    extrangeiros que nos visitam, que a hospitalidade é
    um sentimento caracteristico do povo brazileiro;
    duvidamos, porém, que em parte alguma, seja mais
    apurado do que no Maranhão, nem mesmo em
    Minas, que disso se orgulha. A bondade natural
    daquella gente, a simplicidade delicada de sua alma,
    revela-se ainda nas relações que ha entre todos os
    maranhenses de sua sociedade. Sejam quaes forem
    as rivalidades, motivadas por interesses que se chocam
    na lucta pela vida, existe entre todos uma
    harmonia, apparente ou não, que encanta. E’ como
    si constituíssem uma só e grande familia vivendo uma vida patriarchal. Ódios sedentos de vingança,
    rancores mal reprimidos, são paixões que lá não se
    encontram, nem mesmo originados de lucras políticas”.

    “Talvez que em tudo isso se possa reconhecer
    a influencia que sobre a vida, emotiva exerce a cultura
    intellectual; porque, sem contestação, o povo
    .maranhense, estudado de perto, justifica plenamente
    o juízo que delle se faz cá fora. E’ uma gente
    culta- e iütelligente e nenhum dos estados brazileirosteni
    concorrido mais para elevar o nivel’intellectual
    dá pátria.”

  3. eu tbm amo essa terra mas ele poderia ter feito muita coisa por essa terra que ele diz ama so que ele fez foi fica rico e o povo pobre…..

  4. Poxa de QUE PLANETA Sayney apareceu, SERÁ ELE, o mesmo que foi presidente do Brasil? Será ele, o mesmo que manda hpa 48 anos neste Maranhao que insiste dizer que ama?

  5. quem ama nao mautrata? ta na hora de sair me desculpe sempre foi seu eleitor mais desta vez nao vai dar vou com flavio dino

  6. É isso, presidente. Esse bando de comunista-caviar está doido para acabar com a nossa autoestima . Gilogôs de uma infelicidade, pensam em tocar fogo na nossa autoestima pensando que iss8 lhes é favorável, Maus maranhenses, em outubro receberão o troco

  7. Estamos todos revoltados, injustiçados e indignados? Só se for ele preocupado com a boquinha que ele pode perder. Pq eu não! E ta se sentindo assim quem for provinciano q fica chateado quando falam a verdade sobre a própria cidade. Pq é isso q ta acontecendo. Ou somos o estados mais rico da federação? Ou somos os mais alfabetizados, com melhor expectativa de vida, com melhor saneamento básico? O testo é história pra boi durmir. Uma pessoa só melhora quando ela reconhece seus erros e defeitos. Isso serve pra essa turma. Se pra eles ta td bem, como eles vão se esforçar pra melhorar alguma coisa? Bem pra eles, só se for! Outra coisa, Sarney não devia ta era no Amapá não? Vai pra lá homem!

    • Concordo plenamente com você Carlos Eduardo . Eu infelizmente nasci no maranhão , me revolto toda vez que viajo e ouço ( o maranhão e o estado de pessoas mais burras e preguiçosas que há ) de certa forma , eu ate concordo que muitos sejam burros ….por sempre votar nessa família Sarney . Eu estava em viagem e quando fui visitar a minha antiga escola …imaginam …estava do mesmo jeito …só que velha …ate o bebedouro era o mesmo ..isso faz uns 10 anos que estudei nessa escola ….gente eu fiquei chocada ,,a escola é do estado …estava tudo cheio de ferrugem .

  8. Eu amo o Maranhão.
    Mas a realidade tem q ser mostrada, aqui temos bandidos, políticos-bandidos, um desgoverno e uma miséria patrocinada pelo mesmo.

  9. Qual o maior de seus empreendimentos particulares ? O EMA, que um dia foi Jornal do Dia. Construído em pleno governo. Algo que embora grande, não justifica tamanho patrimônio familiar. Tem de ter muito amor mesmo.

  10. O ilustre senador,SARNEY,chega ser até engraçado,AMA O MARANHÃO e é SENADOR pelo AMAPÁ.Menos excelência!

  11. Sou maranhense com muito orgulho e o que tiver no meu alcance para defender o nosso querido MARANHÃO, irei fazer sempre que possível.
    AGRADECIMENTO: Obrigado Presidente Sarney, por tudo que sua excelência fez e que continua fazendo pelo nosso querido MARANHÃO que merece o carinho e o respeito de todos que nele nascemos e que não se fugimos de sua e de nossas culturas, raízes e origens.
    RECONHECIMENTO: Presidente Sarney, claro que é necessário sua excelência de vez enquanto refrescar a memória daqueles que se fingem de surdos e de cegos, pois se não fosse esses inconformados sem um pouquinho de senso de justiça, não era mais necessário que relatasses algo de seus feitos pelo nosso querido MARANHÃO. Presidente Sarney, nós temos a consciência de que se não fosse sua excelência, O NOSSO QUERIDO MARANHÃO jamais teria chegado ao topo do desenvolvimento social, cultural e econômico.
    ADMIRAÇÃO E REPEITO: Presidente Sarney, o maranhense de bom senso e justo,
    tem por sua excelência, as maiores admirações pela sua inteligência em saber conviver ao longo de sua vida pública, com as calunias, invejas e as artimanhas bem montadas de seus adversários políticos, só isso mesmo, porque inimigos tenho e temos absoluta certeza que sua excelência jamais teve, assim como não tem e jamais terá, sabes porque presidente? Porque sua excelência não provoca mediações para o mau, as suas mediações sempre foram para o bem, é por isso, porque o sucesso só provoca inveja, eis a razão de só teres adversários e não inimigos. Portanto Presidente Sarney, por tudo o que me dispôs a publicar neste exposto, ou disposto, é que sua excelência tem o meu incondicional respeito.

  12. Que amor é esse?!!!. Vamos deixar de fingimento, vamos encarar a coisa. Se a questão é amar o maranhão, existem milhares, milhões de maranhenses que amam o seu Estado. Não queiram associar esse amor ao Maranhão apenas ao Sarney, ele é apenas um elemento e como entende da sociologia do nosso povo continua vencendo as eleições. Cada momento ele descobre uma situação. Como foi a última eleição? Gás, Refinaria Premium, expectativa de milhares de emprego etc., e assim estruturaram palanque com Lula, Dilma, e atingiram suas pretensões, ludibriando a grande massa de desinformados, e sobre estes eles estão investindo. Vamos ver qual vai ser o apelo de 2014. Pra cima de mim, não, eu consigo fazer essa leitura sociológica, graças a Deus.

  13. É muito disfarce. O morubixaba quer desvirtuar o sentido da coisa. Quer tirar as criticas da mídia nacional contra o mandonismo do seu grupo no estado e a imcompetencia de sua filha no governo para tentar incutir que essas criticas são preconceito contra o nosso estado. Te manca meu, hoje o Maranhao não vive mais uma era de alienados do que foi antes.

  14. Terra de bandido é São Paulo, lá que exportam pra todo o Brasil os PCC, queima de ônibus e agora esse “rolezinho” aquilo que é inferno..

  15. Todas as citações dos “viajantes que aqui passaram” são de 400 anos atrás…Dá para citar algum mais recente….

  16. Um texto desse “quilate” só engabela os trouxas das zonas rurais do interior maranhense. Sinceramente, vendo a qualidade dos textos do bigodudo, me recuso a acreditar que o mesmo é autor de livros e membro da ABL.

  17. E se ele odiasse isso aqui, como seria? Acho deprimente a pessoa chegar aos 83 anos de idade com uma disfarçatez dessa. Triste.

  18. Lembre se FAMILIA SARNEY . DEUS É PAI DOS JUSTOS ….ELE ESTÁ VENDO OS MILHOES DE FAMILIAS QUE PASSAM FOME POR CAUSA DA AMBIÇAO DE VOCES ….NINGUEM PODE MANIPULAR JESUS CRISTO …..JESUS TEM PODER ABSOLUTO SOBRE O DEMONIO …..ELE NAO SERÁ O REFUGIO PARA VOCES …..QUANDO CHEGAR O DIA DA JUSTIÇA , ELE FARÁ COMO FEZ COM SEU POVO EM ISRAEL …E VCS SERAO APENAS FORMIGAS DO DIABO …O SOFRIMENTO DESSES POBRES COITADOS QUE VOCES TIRAM A COMIDA TODOS OS DIAS SERÁ JUSTIÇADO POR DEUS …

Os comentários estão fechados.