“Roseana mostra o quanto tem feito por seu estado”, avalia Sarney

O grande Anel da Soja

Da Coluna do Sarney

A soja é uma oleaginosa originária da China que ganhou o mundo e encontrou os Estados Unidos para ser o seu maior produtor, até ser desbancado pelo Brasil, onde atingiu grande produtividade e a pesquisa fez com que dominasse tecnologia de ponta em produção. A soja chegou ao nosso país sendo produzida na costa e foi se expandindo, ganhando os caminhos do interior, chegando até Mato Grosso, que se tornou um grande produtor. Essa expansão fez com que atingíssemos a condição de primeiro produtor mundial, mas teve a carga de aumentar o frete sempre que se afastava mais dos portos de embarque e então perdia força de competição nos mercados mundiais.

Obra foi autorizada na sexta pelo secretário Luis Fernando

Obra foi autorizada na sexta pelo secretário Luis Fernando, da Sinfra

No Maranhão foi o contrário: a soja foi cultivada em primeiro lugar no interior, longe dos portos, e à proporção em que avança, ocupando novas áreas de plantio seu custo de transporte, vai barateando e ela se torna mais competitiva e atrai mais produtores. Começou nos platôs de Balsas, nas mesas – como chamam – das serras, numa altitude em que ela se desenvolve muito bem, e desceu para os cerrados que com a terra corrigida por calcáreo, assistida tecnicamente pela Embrapa, também alcançou ótimos níveis de produtividade. No primeiro governo de Roseana, produzimos 80 mil toneladas de grãos. Foi a época dos pioneiros gaúchos que chegaram a Balsas, o nosso grande polo agrícola. Depois, Roseana construiu as estradas do sertão e facilitou o escoamento da produção. Asfaltou quase todas as estradas até Alto Parnaíba na divisa com o Piauí. O certo é que as 80 mil toneladas que produzíamos saltaram para três milhões no ano passado. Avançamos em tecnologia, em melhoria de infraestrutura, em incentivos que o Governo do Estado passou a dar e que foi responsável pelo grande avanço, e agora a perspectiva é a de que seremos um gigantesco pólo agrícola que dispõe de boas estradas, inclusive a Norte-Sul, que em Porto Franco tem um terminal de grande capacidade, feito durante o meu governo como presidente da República. Agora, com o Anel da Soja, teremos incorporados ao complexo nosso de terminal de grãos, os Gerais de Balsas, que há muito tempo reivindicam essa obra, chegando às fronteiras do Estado de Tocantins, que passará a ter essa ligação moderna conosco. São 451 quilômetros de estradas novas e 233 de restauração, com investimento de 765 milhões de reais com a ordem de serviço já expedida e as obras iniciadas. Será a maior obra do sertão, obra notável, que tornará de vez o sertão, o sul do Maranhão, uma região de grande desenvolvimento. Já temos o embarque de 40 mil toneladas de celulose, produzida pela fábrica da Suzano em Imperatriz, em julho teremos a inauguração da Siderúrgica de Imperatriz, da Gusa Nordeste, que vai fazer dali um grande polo minero-metalúrgico.

Estas obras não são encontradas numa prateleira para serem compradas. Levam tempo e são sempre obras de estadistas que tem os olhos voltados para o futuro. Foi assim que pensamos no Maranhão, que pensou Lobão, que pensou Roseana. E isso é possível, hoje, porque tivemos uma visão e não usamos da demagogia e sim das obras estruturantes sem as quais é impossível o progresso. É fácil dizer que o Maranhão é pobre e mentir dizendo que é o último estado do Brasil. Mentira é uma palavra pequena para essa inverdade. Melhor usar a velha palavra patranha que é uma mentira safada. Os jovens não conheceram o Maranhão e a tristeza que ele era, merecendo de Marcelino Machado a expressão burgo podre. Rui Barbosa, criticado por avaliações desse tipo, disse que plantava carvalhos e não couve, porque a couve dura 24 horas e o carvalho um século.

A revista Exame desta semana diz o que será o Porto do Itaqui com a duplicação do Canal do Panamá, que fica aqui perto. Um dos dez maiores portos do mundo, diminuirá o tempo de viagem para a Ásia em 10 dias, o que significa a metade do frete pago atualmente. Assim, será o mais perto e o melhor escoadouro para o Brasil.

Inclusive, ali está sendo construído, já em fase final das obras, o Terminal de Grãos, o Tegran, grande obra para atender a exportação de grãos (soja, milho, arroz, feijão, tec.). Tudo isso inserido no conjunto de grandes obras, como os 72 hospitais, UPAs, estradas, usinas de grãos, produção de celulose, a ligação de todas as sedes municipais por estradas asfaltadas e tudo mais que faz com que o Maranhão seja o estado que mais cresce no Brasil, 10,3%.

O Anel da Soja é um marco no desenvolvimento do Maranhão, e Roseana, uma vez mais, mostra a grande estadista que é e o quanto tem feito por seu estado.

18 pensou em ““Roseana mostra o quanto tem feito por seu estado”, avalia Sarney

  1. ATÉ QUANDO SARNEY VAI INSISTIR NESSA SOJA?????????Soja não dá emprego!vive de maquinas! Soja só dá dinheiro para os agricultores de fora que usam maquinas modernas! O dinheiro repassado em impostos dificilmente retorna em politicas públicas.! Esse Sarney deve achar que os maranhenses continuam bobinhos

  2. Meu caro Gilberto,está aqui a resposta para á ILHA da FANTASIA desenhada
    pelo ilustre senado,SARNEY,patrono da OLIGARQUIA SARNEY o ATRASO
    do MA.Esse é o MA real e que o povo não vê a hora da LIBERTAÇÃO..
    .
    04/08/2013 21h15 – Atualizado em 04/08/2013 21h25
    Cidades com piores IDHs do Brasil têm suspeita de corrupção
    Fantástico foi até Melgaço, no Pará; Fernando Falcão, no Maranhão; Atalaia do Norte, no Amazonas; Marajá Lucena, também no Maranhão e Uiramutã, em Roraima.

    Melgaço, no Pará; Fernando Falcão, no Maranhão; Atalaia do Norte, no Amazonas; Marajá Lucena, também no Maranhão e Uiramutã, em Roraima. Esses são os piores lugares pra se viver no Brasil.
    E sabe o que eles têm em comum, além da pobreza? Suspeitas de corrupção!
    O Brasil do atraso vive no isolamento da Floresta Amazônica. Melgaço fica na Ilha do Marajó, no Pará. Na entrada da cidade, o Fantástico encontrou moradores fazendo uma passeata até a Câmara Municipal.
    O motivo: cobrar melhorias na saúde, educação e a retomada das obras.
    Ao andar pelas ruas de Melgaço, o Fantástico encontrou várias obras paradas. No local, a de uma creche, no valor de 1 milhão e 323 mil reais, que deveria ter ficado pronta 11 meses atrás.
    Kalina mora a 50 metros da obra e não tem onde deixar a filha, de um ano e meio.
    “Não posso trabalhar, porque não posso deixar minha filha em casa”, conta a moradora.
    “A empresa paralisou pelo motivo chuvoso. A empresa está vindo retomar todos os serviços pra fazer a conclusão”, disse o prefeito.
    De acordo com o estudo divulgado segunda-feira passada pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, Melgaço tem o pior IDH do Brasil. O Índice de Desenvolvimento Humano leva em conta a renda, a educação e expectativa de vida dos moradores.
    “Quanto mais pobre o lugar, piores são as condições de controle e maior é a chance de você ter corrupção”, disse o diretor da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo.
    O Fantástico apurou que em melgaço – e nas outras 9 cidades com os piores Idhs – há denúncias de desvio ou mau uso do dinheiro público.
    “As consequências da corrupção são mais graves para os mais pobres, porque quem tem menos dinheiro precisa mais daquele pouco que tem”, destaca o diretor.
    A educação em Melgaço – que tem cerca de 25 mil habitantes – foi considerada péssima, a pior do Brasil. E no local, não há saneamento básico nem água tratada.
    Em 2011, o Ministério Público Federal investigou o repasse de 120 mil reais da Fundação Nacional de Saúde para o ex-prefeito José Rodrigues Viegas implantar um sistema de abastecimento de água no municipio.
    De acordo com os procuradores, apenas 25 por cento da obra foram executados.
    José Rodrigues Viegas respondia a essa e mais seis ações por improbidade administrativa. Ele foi prefeito entre 2001 e 2008, sempre negou as acusações e morreu no ano passado.
    Os herdeiros podem ser obrigados a devolver o dinheiro.
    “A grande maioria das nossas ações não foram julgadas. É preciso avançar muito em uma resposta mais rápida pra sociedade, principalmente em relação a recursos públicos”, disse o procurador.
    Numacomunidade, quarenta famílias vivem em Palafitas. Uma tubulação no meio do esgoto abastece baldes, de onde os moradores retiram a água para o consumo.
    “As crianças adoecem tudinho. Dor-de barriga”, conta um morador.
    O Fantástico mostrou como estão as investigações nos outros quatro municípios mais carentes do país.
    Começando por Fernando Falcão, no Maranhão: o segundo pior IDH do Brasil.
    A estrada de terra – rodeada de lixo – é o único acesso a Fernando Falcão, que tem cerca de 9000 habitantes.
    Francilene tem duas filhas e ganha, em média, 30 reais por mês. “Tem dia que a gente passa como Deus quiser”, relata.
    Em 2000, o Governo Federal mandou R$ 583 mil para um programa de geração de renda, que poderia ajudar pessoas como Franciele. Até hoje, o Ministério Público Federal quer saber o que foi feito com o dinheiro. Na época, o prefeito era Zeferino Almeida.
    “Nada foi comprovado que eu corrompi esse dinheiro. Saí pobre da prefeitura”, afirma.
    Agora, vamos para a cidade com o terceiro pior IDH do Brasil: Atalaia do Norte, Amazonas, cerca de 15 mil habitantes.
    Segundo a Justiça Federal, existem pelo menos nove processos para apurar irregularidades no município, como desvio de dinheiro da merenda e do transporte escolar.
    Em nota, a prefeitura informou que vai tomar as medidas legais para que “tudo o que foi saqueado retorne ao municipio e seja investido em prol da sociedade”.
    A cidade com o quarto pior IDH do Brasil também fica no Maranhão. É Marajá do Sena, cerca de 8 mil habitantes. Luís Abreu foi prefeito entre 1997 e 2004 e tem duas condenações por irregularidades no uso do dinheiro público. Ele ainda responde a cinco processos na Justiça Federal.
    Um deles envolve um convênio, de 1998, com o Governo Federal para a implantação de um sistema de abastecimento de água potável na cidade.
    O Ministério Público Federal investiga onde foi parar a verba, de R$ 75 mil.
    “ Nunca desviei recurso e até hoje estou por aqui de cabeça erguida”, conta o ex-prefeito.
    Marajá do Sena tem a renda mais baixa do país.
    Cada morador ganha, em média, R$ 96 por mês.
    Na comunidade, por exemplo, falta saneamento básico. Também não há posto de saúde por lá, e água encanada, não tem. Cada morador precisa cavar o seu próprio poço nos fundos de casa.
    “Ainda trabalho na roça e tudo, e o rojão é esse. Tem que fazer força”, disse a lavadrora Maria das Neves Magalhães.
    O Fantástico também foi a Uiramutã, Roraima, o quinto pior índice de desenvolvimento humano do Brasil.
    A cidade tem pouco mais de 8 mil habitantes, quase 90 por cento são índios. Metade dos moradores não sabe ler nem escrever. A falta de saneamento básico é outro problema.
    Os materiais foram comprados, chegaram a ser montados para oferecer rede de esgoto à população de Uiramutã. Foram liberados 640 mil reais mas o serviço não foi terminado. Para resolver a falta de água potável em parte do município, o Governo Federal enviou quase duzentos mil reais.
    “Ninguém tá bebendo água desssa rede aqui. Estamos com uma água saloba”, disse o índio macuxi Eliesio Lima.
    Segundo a controladoria geral da união, houve irregularidades na gestão da ex-prefeita Florany Mota, que administrou o município entre 2000 e 2008.
    Ela nega o desvio de dinheiro.
    “Em toda administração, tem entraves. São situações que infelizmente acontecem quando o gestor confia nos seus assessores para cuidar dessas questões técnicas”, ex-prefeita de Uiramutã, Florany Mota.
    A ex-prefeita teve as contas reprovadas e não pode concorrer a cargo público.
    “Existem indícios de crimes que foram cometidos. Crimes de peculato, que é apropiação do recurso público, e crimes de licitação”, disse o procurador da república Stanley Valeriano.
    Os moradores de Melgaço, no Pará, resumem bem como é viver nas piores cidades do Brasil.
    “A gente vive uma coisa de desprezo aqui”, disse uma moradora.
    “A corrupção diminuirá quando houver menos pobreza”, destaca o diretor da Transparência Brasil.
    O desenvolvimento traz uma necessidade maior de haver eficiência no gasto público.

  3. OS GOVERNOS DE ROSEANA SARNEY, CONSEGUIRAM FAZER DO MARANHÃO UM ESTADO PREPARADO PARA RECEBER GRANDES EMPREENDIMENTOS NOS DIVERSOS CAMPOS DE PRODUÇÃO.

    Meus amigos bravos guerreiros e bravas guerreiras, as vezes fico me perguntado o porque de tanta vista escura de militantes partidários que conhecem as grandes conquistas do MARANHÃO alcançadas pelos governos de ROSEANA SARNEY, mas assim mesmo continuam com os discursos de ante SARNEY simplesmente por não quererem o continuísmo do GRUPO SARNEY no poder.

    Bravos e bravas, já que esses inconformados não aceitam o CONTINUÍSMO DO GRUPO SARNEY NO PODER, então porque que eles não admitem que o que eles não querem é o CONTINUÍSMO DO GRUPO SARNEY NO PODER? E admitirem que os governos de ROSEANA SARNEY conseguiram transformar o MARANHÃO um estado estruturado para receber grandes empreendimentos razões que justificam a sua posição no atual cenário econômico como um dos ESTADOS que mais cresceu do NORDESTE e o 5º do BRASIL? Um estado com grandes corredores de cargas pesadas e todo completo de escoamento para avanço do MERCADO DISTRIBUÍDO em todos os variáveis campos de produção?

    Meus bravos e bravas, os GOVERNOS DE ROSEANA SARNEY nunca marcaram adversários, a marca dos governos de Roseana Sarney sempre foi trabalhar pelo desenvolvimento do ESTADO independente de que caminhos políticos que aquele MUNICÍPIO ou aquela REGIÃO atua. UM DOS PRINCIPAIS EXEMPLO são os seus programas de ações executados em todos os MUNICÍPIOS onde muitos PREFEITOS DE OPOSIÇÃO AO SEU GOVERNO SÃO BENEFICIADOS.

    Meus bravos e bravas, SE ROSEANA NÃO AMASSE O MARANHÃO, ela permitiria os seus SECRETÁRIOS fortalecerem os seus adversários políticos? Ela daria total apoio para LUIS FERNANDO implantar UM POLÍTICA DE MUNICIPALIZAÇÃO DE IGUAL PARA TODOS OS MUNICÍPIOS? Claro que alguns inconformados vão dizer que como ela quer eleger o LUIS FERNANDO GOVERNADOR DO MARANHÃO, ela tem sim de fazer isso. Favor, me desculpem mas vou ter de dizer que parem de besteira que se a GOVERNADORA NÃO AMASSE O SEU E O NOSSO QUERIDO MARANHÃO, ela não tava nem aí! Ela dizia pra LUIS FERNANDO o seguinte: VAMOS FORTALECER E MASSIFICAR APOIO SÓ MESMO NOS NOSSOS ALIADOS e fazer algo bem pouquinho nos municípios dos nossos adversários. Era isso que ela faria como fez muitos da OPOSIÇÃO quando passearam no PALÁCIO DOS LEÕES.,

    Observem todos o PRESENTE QUE BALSAS JÁ RECEBEU E QUE CONTINUA RECEBENDO, e todos nós sabemos que o PREFEITO DE BALSAS é o ROCHINHA, irmão do VICE PREFEITO DE SÃO LUIS o Roberto Rocha, um dos líderes de OPOSIÇÃO AO GERNO ROSEANA SARNEY e que apóia o DINO para governador.

    Bravos e bravas, o time que está vencendo não me mexe. A GOVERNADORA disse que esse seria o melhor governo de sua vida e está conseguindo. Ela lançou com o apoio do CONSENSO POLÍTICO DE SEU GRUPO, o nome do SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA LUIS FERNANDO como o seu PRÉ CANDIDATO A GOVERNADOR, SABEM PORQUE? Porque é ele quem vai continuar tocando o MARANHÃO EM FRENTE. Ele está preparado e muito bem preparado para essa missão, EU NÃO TENHO DÚVIDA, e é por isso que ELE VAI SER O NOSSO GOVERNADOR, ele não para, ele é trabalhador e é altamente competente.

  4. OS GOVERNOS DE ROSEANA SARNEY, CONSEGUIRAM FAZER DO MARANHÃO UM ESTADO PREPARADO PARA RECEBER GRANDES EMPREENDIMENTOS NOS DIVERSOS CAMPOS DE PRODUÇÃO.

    Meus amigos bravos guerreiros e bravas guerreiras, as vezes fico me perguntado o porque de tanta vista escura de militantes partidários que conhecem as grandes conquistas do MARANHÃO alcançadas pelos governos de ROSEANA SARNEY, mas assim mesmo continuam com os discursos de ante SARNEY simplesmente por não quererem o continuísmo do GRUPO SARNEY no poder.

    Bravos e bravas, já que esses inconformados não aceitam o CONTINUÍSMO DO GRUPO SARNEY NO PODER, então porque que eles não admitem que o que eles não querem é o CONTINUÍSMO DO GRUPO SARNEY NO PODER? E admitirem que os governos de ROSEANA SARNEY conseguiram transformar o MARANHÃO um estado estruturado para receber grandes empreendimentos razões que justificam a sua posição no atual cenário econômico como um dos ESTADOS que mais cresceu do NORDESTE e o 5º do BRASIL? Um estado com grandes corredores de cargas pesadas e todo completo de escoamento para avanço do MERCADO DISTRIBUÍDO em todos os variáveis campos de produção?

    Meus bravos e bravas, os GOVERNOS DE ROSEANA SARNEY nunca marcaram adversários, a marca dos governos de Roseana Sarney sempre foi trabalhar pelo desenvolvimento do ESTADO independente de que caminhos políticos que aquele MUNICÍPIO ou aquela REGIÃO atua. UM DOS PRINCIPAIS EXEMPLO são os seus programas de ações executados em todos os MUNICÍPIOS onde muitos PREFEITOS DE OPOSIÇÃO AO SEU GOVERNO SÃO BENEFICIADOS.

    Meus bravos e bravas, SE ROSEANA NÃO AMASSE O MARANHÃO, ela permitiria os seus SECRETÁRIOS fortalecerem os seus adversários políticos? Ela daria total apoio para LUIS FERNANDO implantar UM POLÍTICA DE MUNICIPALIZAÇÃO DE IGUAL PARA TODOS OS MUNICÍPIOS? Claro que alguns inconformados vão dizer que como ela quer eleger o LUIS FERNANDO GOVERNADOR DO MARANHÃO, ela tem sim de fazer isso. Favor, me desculpem mas vou ter de dizer que parem de besteira que se a GOVERNADORA NÃO AMASSE O SEU E O NOSSO QUERIDO MARANHÃO, ela não tava nem aí! Ela dizia pra LUIS FERNANDO o seguinte: VAMOS FORTALECER E MASSIFICAR APOIO SÓ MESMO NOS NOSSOS ALIADOS e fazer algo bem pouquinho nos municípios dos nossos adversários. Era isso que ela faria como fez muitos da OPOSIÇÃO quando passearam no PALÁCIO DOS LEÕES.,

    Observem todos o PRESENTE QUE BALSAS JÁ RECEBEU E QUE CONTINUA RECEBENDO, e todos nós sabemos que o PREFEITO DE BALSAS é o ROCHINHA, irmão do VICE PREFEITO DE SÃO LUIS o Roberto Rocha, um dos líderes de OPOSIÇÃO AO GERNO ROSEANA SARNEY e que apóia o DINO para governador.

    Bravos e bravas, o time que está vencendo não me mexe. A GOVERNADORA disse que esse seria o melhor governo de sua vida e está conseguindo. Ela lançou com o apoio do CONSENSO POLÍTICO DE SEU GRUPO, o nome do SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA LUIS FERNANDO como o seu PRÉ CANDIDATO A GOVERNADOR, SABEM PORQUE? Porque é ele quem vai continuar tocando o MARANHÃO EM FRENTE. Ele está preparado e muito bem preparado para essa missão, EU NÃO TENHO DÚVIDA, e é por isso que ELE VAI SER O NOSSO GOVERNADOR, ele não para, ele é trabalhador e é altamente competente.

    • rapaz, se for assada pega um pouco do gosto da fumaça… dou mais valor a um camarãozinho mesmo

  5. Esse senhor não está no pleno gozo de suas faculdades mentais…deveria ter visto o fantástico de ontem…hahaha, aí sim ele avaliaria o que sua filha (e família) tem feito pelo pobre estado do Maranhão.

  6. O SENTIDO DO TEXTO DIZ O SEGUINTE: O time que está ganhando não se mexe.

  7. VOCÊS QUE FALAM UM BANDO DE BABOZERA CONTRA ROSEANA É PORQUE NÃO NASCERAM AQUI E NÃO CONHECEM O ESTADO. EU ASSISTIR A TRANSFORMAÇÃO QUANDO SARNEY ASSUMIU O GOVERNO DO ESTADO: NÃO EXISTIA UM METRO DE ASFALTO EM SÃO LUIS, A BARRAGEM DO BACANGA ELE CONSTRUIU DANDO ASSIM CONDIÇÕES PARA AQUELA ÁREA E O PORTO DO ITAQUI. A PONTE SÃO FRANCISCO ERA UM SONHO. E TANTAS OUTRAS COISAS. A ROSEANA SEMPRE FEZ O PAPEL DE GOVERNADORA E PREFEITA DE SÃO LUIS, BASTA QUE TODOS OS VIADUTOS EXISTENTES EM ~SÃO LUIS FOI ELA QUE MANDOU CONSTRUIR.

Os comentários estão fechados.