Othelino denuncia possível formação de cartel dos combustíveis em São Luís

othelinoO deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) denunciou hoje (19) uma provável formação de cartel nos postos de combustíveis de São Luís. Ele disse que a bancada de oposição estuda a possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso.

Othelino atentou principalmente para o fato de que a maioria dos postos de combustíveis, independente de estarem localizados em área nobre ou não, estão cobrando o mesmo valor pela gasolina, ou seja, praticando a cartelização da venda de combustíveis. Segundo ele, até nos centavos o preço está igual.

“Se nós andarmos em São Luís e pararmos para abastecer os nossos carros, seja no Calhau ou na Cidade Operária, nós vamos perceber que todos os postos estão com o mesmo preço. Algo está errado, porque cada distribuidora tem a sua margem para dar algum tipo de desconto. Cada um tem seu custo e uma quantidade de funcionários”, observou Othelino Neto.

Segundo Othelino, quem anda na cidade de São Luís percebe que, em diversos postos, o preço da gasolina está em R$ 3,00  e que, em outros pontos de venda, até nos centavos está exatamente igual.

Para o parlamentar, parece existir uma combinação de preços entre os proprietários dos postos de gasolina. “Existe a possibilidade de estarem combinando os valores e isso é crime previsto no código penal”, alertou Othelino Neto.

O deputado do PCdoB disse que o Ministério Público, através da promotora Lítia Cavalcante, já instaurou inquérito para apurar denúncias. “Eu vou procurar saber, junto ao MP, quais providências estão sendo tomadas”, disse o deputado, adiantando que no mais breve possível dará ciência aos órgãos competentes.

“Digo de antemão que vou comunicar não só à Agência Nacional de Petróleo, como também aos órgãos que têm por atribuição controlar e proibir a formação de carteis”, garantiu.

5 pensou em “Othelino denuncia possível formação de cartel dos combustíveis em São Luís

  1. A prática abusiva dos carteis tornou-se rotina em São Luís, estimulada pela impunidade. Ainda bem que o Poder Legislativo promete cumprir o seu dever de representar a população. Já era tempo. A iniciativa só podia ser de um deputado jovem, no caso Othelino Neto. Nós, também jovens, estamos de olho nele…

Os comentários estão fechados.