Mais uma grave denúncia foi apresentada pelo vereador Fábio Câmara (PMDB), na manhã desta segunda-feira (24), durante a sessão plenária da Câmara Municipal. O parlamentar apresentou contratos, no valor de R$ 1,3 milhão, que estariam sendo pagos pela Prefeitura de São Luís para uma empresa que nunca funcionou no endereço informado à Receita Federal.
A Consulttrans-Consultoria Especializada Ltda., segundo Câmara, foi contratada para apoio técnico, logístico, assessoramento, supervisão, apoio administrativo, consultoria e execução de Projetos da Secretaria Municipal de Transito e Transporte (SMTT) — para o Sistema Integrado de Transportes (SIT).
O acordo, sob o regime de ‘empreitada’, por preço unitário, foi assinado no dia 22 de março de 2012 ainda na gestão anterior, mas foi mantido pela atual administração através de um aditivo, assinado no dia 02 de abril de 2013, pela ex-secretária Myrian Aguiar.
A situação fica ainda mais complicada quando se procura a empresa no endereço que aparece no Convite nº 003/2013/CPL/PMSL. No lugar onde a Consulttrans está registrada funciona a residência do senhor Manoel Cruz Júnior, que seria o proprietário da empresa, conforme constatou o vereador Fábio Câmara. O local fica no Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. No nº 12, quadra 21, da na Rua Coronel Paiva, ninguém nunca ouviu falar da empresa.
Presidente da Comissão de Transporte da Câmara, Fábio ficou mais surpreso ainda quando entrou em contato com o telefone fornecido pela empresa, disponível no próprio Convite nº 003/2013. O número é da sala da Gerência de Transporte da SMTT. Surpresa maior, foi quando a secretária transferiu a chamada para a sala de Manoel Cruz que, apesar de não ter nomeação na pasta, ocupa o cargo de gerente do Sistema Integrado de Transportes.
O peemedebista questionou o contrato da SMTT com a empresa, fez aprovar uma convocação do secretário Carlos Rogerio e afirmou que estará tomando as providências necessárias junto aos órgãos competentes.
“É minha função como vereador fiscalizar os atos de executivo, por isso, investiguei e descobrir que a empresa não tem sede própria, os funcionários e o telefone são de responsabilidades da SMTT. E para piorar ainda mais: a Consulttrans não consegue separar o que é público e privado na SMTT”, concluiu Câmara.
Rapá, as grandes promessas de mudança são as grandes mentiras da politicagem de hoje… quem serão os próximos salvadores da pátria?
eles vivem cheiso de salvadores… e nunca salvam nada
E pelo visto, acho que o povo vai cair direitinho nessa conversa fiada novamente, como se o exemplo maior de “ingestão” da tal mudança feita em São Luís não service de exemplo. Uma lástima.
Mas é o reforço daquele famoso ditado popular: “O povo só tem o governo que merece”.
Esse Manoel cruz é o verdadeiro câncer da smtt , ele já está lá desde a gestão do Tadeu e nenhum prefeito tira ele. Ele nao e nada na smtt e ao mesmo tempo e tudo e ninguem tira ele de la, será pq??????
como é que não é nada e tudo ao mesmo tempo?
“Ser nada e ser tudo” resume bem o prefeito e o seu grupo. Despreparado para ser vereador o prefeito foi colocado de paraquedas na prefeitura. Esse cabra aí permanece nesse esquema passando de gestão em gestão porque conhece as manhas e artimanhas. Sabe de podres de muita gente e se consolida justamente em razão de saber D+. Se ele cai, consigo derruba muita gente. Esse é um tema perfeito para uma CPI. Outra caixa preta existente na SMTT desde o Pádua Nazareno é o tal de FEMT – Fundo Municipal Especial de Transporte. Se um dia, alguém tiver a coragem e competência para mexer nisso, até defuntos serão chamados a depor. São milhões que entram e saem sem nenhum controle ou fiscalização. A Câmara eu sei que não faz! Talvez O CÂMARA.
Um escândalo deste era pra ser mostrado no Fantástico…
Ele não é nada = não tem cargo . É somente consultor.
Ele é tudo = Foi a pessoa que implantou todo o sistema de transporte de São Luís . Sendo assim conhece todos os detalhes do sistema . Os mínimos detalhes .
Essa denúncia é só mídia . Quero ver o vereador estudar o sistema e propor melhorias . Quero ver o vereador como ” presidente da comissão de transporte ” falar sobre as fraudes na gratuidade e meia passagem, quero ver ele peitar o SET e exigir a vistoria nos ônibus e a troca imediata da frota .
Gargantear pra cima da população ? Isso não cola mais .
Grato pelo esclarecimento
Se ele conhece todo o sistema nos mínimos detalhes, porque ele não os resolve? Já que ele é o consultor, ele é que tem que resolver os problemas com a gratuidade e propor melhorias pro sistema de transporte, já que recebe muito bem pra isso. Ele sabe de toda a defasagem no sistema e nunca peitou os empresários porque é muito difícil um cachorro morder a mão de quem o alimenta.
Nossa pegarão o Manoel Cruz eu conheço esse moço a muito tempo desde quanto entrei na antiga semtur hoje é smtt rapaz esse moço nunca sai deste ponto porque ele é o cabeça de tudo todos mundo sabe dele já foi varias vezes na Câmara defender a SMTT desde a época de Canindé Barros são muitos amigos, ele q faz toda as negociações com os empresários de ônibus é o cara de frente sempre no mesmo cantinho da SMTT, o pagamento dele nunca atrasa tá la dentro é o homem da mala preta, todos os secretários que entra na smtt fica de mão amarradas com ele só ele sabe lidar com os empresários, todos sai menos ele tá na hora de mudar, ele não da ponto sem nó tudo dele é na nota fiscal, vai uma pra vcs todos os funcionários que trabalha com ele são pagos pela SMTT (concursados, Sp,cargo comissionados) todos funcionários da casa quer os nome? ainda mais todos recebem horas extras (menos sp) tem tantas coisas q eu sei, mais tenho q ter cuidado são pessoas da pesada.Esse moço não paga agua, luz e telefone assim tudo mundo ter um escritório sem despesas. vou ficar por aqui e me faça um favor investigue o excesso de horas extras na SMTT de funcionários efetivos,(menos os agentes de trânsito) fiquei sabendo que tem funcionários nadando nas horas extras e depois dividindo.Fico aguardando noticias .
VAMOS FAZER UMA GERAL, TEM QUE INCLUIR O DETRAN TAMBÉM,POIS COMO UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL FICA PAGANDO VEÍCULO PARA DEPUTADO DA BASE ALIADA CURTIR CARNAVAL. ALÔ ROBERTO COSTA A NOSSA GOVERNADORA TÁ DEIXANDO VOCÊS LISO???
Apesar desse Fábio Câmara viver de politicagem, é válido que seja apurada essa denúncia, infelizmente tem pessoas que gostam de agir com má fé e que acaba atrapalhando o tranalho e desempenho do prefeito.
ESSA ANA DEVE SER COMEDIANTE, TEM QUE INVESTIGAR SIM O AGENTES DE TRÂNSITO QUE ESTÃO GANHANDO UMA VERDADEIRA FORTUNA COMO SALÁRIO. TÔ ATÉ ACHANDO QUE VC. É UMA AGENTE DE TRÂNSITO
gente se a empresa foi contratada e assinda em março de 2012 ainda na gestão anterior do caostelo isso não é maracutaia de quem estar no cargo agora.pq esse vereador e’de mer….a e outra é tão comum empresas com registro na residencia do proprietário tb nao vejo nenhum problema nisso… acho que está fantasioso demais, na minha humilde opinião esse fabio camara não é flor que se cheire e muito menos que se acredite. #prontofalei
E o aditivo assinado no dia 2 de abril de 2013? essa parte vc não leu né? e mais: se a gestão passada comete ilícito, um novo gestor entra, mantém o ilícito e não deve ser responsabilizado? tsc, tsc… essa é a lógica da turma da mudança…
CARO GILBERTO, CONSIDERO VC. UM HOMEM INTELIGENTE, GOSTO DO SEU BLOG, MAS SE FOR PARA COMEÇAR A FALAR DE SUPOSTAS COISAS ILÍCITAS, É MELHOR FECHAR PREFEITURA, ESTADO, JORNAIS E MUITAS OUTRAS FIRMAS,PORQUE ESSE ASSUNTO FEDE.
Se é pra ficar calado, é melhor acabar com a internet ou qualquer mídia de informação, voltando aos primórdios da humanidade… não vale nem sinal de fumaça… tá valendo!
Falando nisso, uma outra postagem parece que fez efeito Leda, acho que taparam o buraco “rasga-rasga” do viaduto da cohab….
já sim… e eu já fiz o registro… é só na pressão