Internet wi-fi gratuita em São Luís

unnamedA governadora Roseana Sarney lançará, amanhã (11), em ato que ocorrerá na às 10h, na Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão, o Programa Viva Internet, rede via wi-fi que garante o acesso gratuito à internet e estará disponível em áreas turísticas, escolares e residenciais de São Luís. O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira (11), às 10h, na Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão.

Sob a gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), o Viva Internet integra as ações do programa de investimentos Viva Maranhão, dentro do Projeto de Modernização e Ampliação dos Serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação, executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Viva Internet visa promover a inclusão digital de milhares de maranhenses à rede mundial de computadores, os quais  poderão  ter acesso à tecnologia e a conteúdos da web e emails, estimulando o incentivo à pesquisa.

Pontos

Os primeiros pontos ativos estão localizados na Avenida Litorânea e na Vila Luizão (com cobertura na Avenida Luizão, Feira da Vila Luizão e Unidade de Segurança Comunitária). Em breve, estarão disponíveis pontos de acesso no Centro, Camboa, Liberdade, Avenida dos Franceses, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Ilhinha.

Para ter acesso à rede wi-fi, o usuário terá que fazer o cadastro na página do Viva Internet (http://www.vivainternet.ma.gov.br), criada pela Secretaria de Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati) da Seplan.

A ação é uma medida de fortalecimento das políticas públicas de tecnologias da comunicação, seguindo as mesmas prerrogativas de outras áreas, como educação, saúde, moradia, segurança e alimentação.

O Viva Internet está de acordo com a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê o acesso à internet como um direito de todos os cidadãos. Com essa ação, portanto, o Governo do Estado cria oportunidades iguais de acesso à internet, reduzindo a exclusão digital.

O programa, que passou por fase de testes, utiliza a estrutura já implantada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para o Sistema de Videomonitoramento, incluindo o cabeamento de rede instalado nos postes de energia elétrica.

(As informações são do Governo do Estado)

8 pensou em “Internet wi-fi gratuita em São Luís

  1. ATÉ QUE ENFIM , CHEGOU ÁGORA VIRTUAL, QUE É AQUI APRESENTADA COMO UM CIBERESPAÇO, QUE APRESENTA A POSSIBILIDADE DE DEMOCRATIZAR O ACESSO AO CONHECIMENTO, OBRIGADO GOVERNO DO ESTADO, MERECE APLAUSOS POIS ESSE ESPAÇO VIRTUAL VAI SE TRANSFORMAR NUM LUGAR PARA DELIBERAÇÃO DE NECESSIDADES PÚBLICAS POIS TODO PODER EMANA DO POVO, VAI POSSIBILITAR O CIDADÃO A CONTAR COM O NOVO ESPAÇO DE DISCUSSÃO E VISLUMBRAR O EMADURECIMENTO DA DEMOCRACIA.

  2. eu só queria saber porque esses governantes não procuram fazer algo de bom no inicio de seus mandatos.

  3. O que ninguém está se atentando, e nem presta atenção no que vem escrito nas letras amarelas da propaganda que fala sobre o assunto, é que existem 125 pontos de acesso, porém, CADA USUÁRIO TERÁ NO MÁXIMO 30 MINUTOS DE ACESSO GRATUITO. Tem gente se enganando que pode passar o tempo todo na internet… O governo continua enganando os bestas…

  4. Engraçado também, é que na propaganda mostram uma morena usando internet “GRATUITA” nas escadarias do centro histórico do MA. Queria saber, se o Governo mentiroso do MA também aumentou a segurança pública? Quem é que em sã consciência vai usar celular no meio da rua, e ainda mais no Centro Histórico? Só um besta pra acreditar em propaganda enganosa…

Os comentários estão fechados.