Até há uma semana apenas um partido “em cima do muro”, o PSDB hoje está no centro do debate eleitoral.
Depois da confirmação da desistência de Luís Fernando (PMDB) e da indicação do senador Edison Lobão Fiolho como pré-candidato do PMDB, tanto para governistas, quanto para a oposição, os tucanos são o sonho de consumo para a formação das chapas majoritárias.
E se apenas observavam as movimentações, os principais líderes do PSDB agora participam ativamente do debate.
Basicamente em duas frentes: em uma delas, o presidente Carlos Brandão tenta ainda uma composição com o PCdoB – mas apenas se for garantida a condição de que o partido, juntamente com o PPS, poderá indicar um nome na chapa majoritária comunista, que já está praticamente definida.
Na outra, ainda há conversas com líderes do PMDB. O ex-prefeito João Castelo, por exemplo, já foi procurado pessoalmente por Lobão Filho.
Amanhã (11), a deputada estadual Eliziane Gama, pré-candidata a governadora pelo terá uma reunião com Brandão. Os dois discutirão a possibilidade real de formação de um bloco PPS/PSDB – com Castelo como candidato a senador – e os cenários a partir das possibilidade de coligação com outros partidos.
Entre os governistas, há a certeza de que João Castelo será candidato a senador. O que faz com que o PSDB esteja mais próximo do PMDB – uma vez que a oposição já tem candidato a senador definido.
Já a oposição alimenta a esperança de que o ex-prefeito seja candidato a deputado federal, o que deixaria o caminho aberto para que a dupla PPS/PSDB indicasse apenas um candidato a vice na chapa do PCdoB, que arranjaria uma forma de aparar as arestas com o PDT.
Esqueceu da nota que fala em “unidade da oposição para derrotar a mais antiga oligarquia do Brasil”?
“Está muito mais próximo do PMDB”?
Está muito mais próximo de Eliziane Gama isso sim.
Sabe de nada, inocente
Hen, hein! Melhor aguardar do que fazer fuxico rsrs
Tenho certeza que o PSDB, partido no qual sempre votei por convicção ideológica, não irá se misturar com o atraso, leia-se grupo Sarney – comunistas. É Castelo senador, Eliziane para o governo e mais alguém para ser vice. Alguém dúvida que PPS e PSDB não levam juntos 50% dos votos da grande Ilha de São Luís?
Quem vai decidir essa eleição no Maranhão é o PSDB , o partido será o fiel da balança.
E o novo senador da republica pelo Maranhão será o João Castelo , estando ele no grupo com Eliziane(PPS) como no grupo Sarney (PMDB)
Eu acredito no PSDB e ainda teremos um grande candidato a Presidência da Republica nosso Senador Aécio Neves.