PSDB no centro do debate

casteloAté há uma semana apenas um partido “em cima do muro”, o PSDB hoje está no centro do debate eleitoral.

Depois da confirmação da desistência de Luís Fernando (PMDB) e da indicação do senador Edison Lobão Fiolho como pré-candidato do PMDB, tanto para governistas, quanto para a oposição, os tucanos são o sonho de consumo para a formação das chapas majoritárias.

E se apenas observavam as movimentações, os principais líderes do PSDB agora participam ativamente do debate.

Basicamente em duas frentes: em uma delas, o presidente Carlos Brandão tenta ainda uma composição com o PCdoB – mas apenas se for garantida a condição de que o partido, juntamente com o PPS, poderá indicar um nome na chapa majoritária comunista, que já está praticamente definida.

Na outra, ainda há conversas com líderes do PMDB. O ex-prefeito João Castelo, por exemplo, já foi procurado pessoalmente por Lobão Filho.

Amanhã (11), a deputada estadual Eliziane Gama, pré-candidata a governadora pelo terá uma reunião com Brandão. Os dois discutirão a possibilidade real de formação de um bloco PPS/PSDB – com Castelo como candidato a senador – e os cenários a partir das possibilidade de coligação com outros partidos.

Entre os governistas, há a certeza de que João Castelo será candidato a senador. O que faz com que o PSDB esteja mais próximo do PMDB – uma vez que a oposição já tem candidato a senador definido.

Já a oposição alimenta a esperança de que o ex-prefeito seja candidato a deputado federal, o que deixaria o caminho aberto para que a dupla PPS/PSDB indicasse apenas um candidato a vice na chapa do PCdoB, que arranjaria uma forma de aparar as arestas com o PDT.

5 pensou em “PSDB no centro do debate

  1. Esqueceu da nota que fala em “unidade da oposição para derrotar a mais antiga oligarquia do Brasil”?
    “Está muito mais próximo do PMDB”?
    Está muito mais próximo de Eliziane Gama isso sim.

  2. Tenho certeza que o PSDB, partido no qual sempre votei por convicção ideológica, não irá se misturar com o atraso, leia-se grupo Sarney – comunistas. É Castelo senador, Eliziane para o governo e mais alguém para ser vice. Alguém dúvida que PPS e PSDB não levam juntos 50% dos votos da grande Ilha de São Luís?

  3. Quem vai decidir essa eleição no Maranhão é o PSDB , o partido será o fiel da balança.
    E o novo senador da republica pelo Maranhão será o João Castelo , estando ele no grupo com Eliziane(PPS) como no grupo Sarney (PMDB)
    Eu acredito no PSDB e ainda teremos um grande candidato a Presidência da Republica nosso Senador Aécio Neves.

Os comentários estão fechados.