O prefeito Gil Cutrim (PMDB) autorizou neste sábado (26) o início das obras de asfaltamento de 15 ruas do Cohabiano II e Novo Cohatrac, bairros do município de São José de Ribamar situados na chamada região limítrofe com a capital São Luís.
Receberão serviços de pavimentação as Avenidas 09 e 10; Ruas 05 e 06; além da Avenida Projetada, todas situadas no Cohabiano II. Já no Novo Cohatrac serão asfaltadas as Ruas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10.
O trabalho tem prazo de execução de 180 dias e está sendo custeado com recursos de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura ribamarense, no valor de pouco mais de R$ 3 milhões, e que também beneficiará com obras de asfaltamento outras localidades, tais como Cohabiano X (Rua Nossa Senhora da Conceição), Villagio do Cohatrac (Rua 11), Jardim Araçagi (Ruas 26 e 28), e Alto do Itapiracó (Rua Professor Nascimento de Moraes, Rua Costa e Silva e Avenida Itapiracó).
As autorizações das obras nestes bairros serão dadas nas próximas semanas. É importante ressaltar que, utilizando recursos deste mesmo convênio, a Prefeitura ribamarense está asfaltando as Ruas Major Pirola, da Saúde e Silva Maia, todas localizadas na Sede do município. Outro convênio firmado entre Estado e Município está possibilitando o asfaltamento da Estrada que liga a MA – 201 ao Residencial Turiúba.
“Estamos com força e determinação trabalhando para levar o benefício do asfaltamento para os bairros que ainda necessitam do mesmo. Em três anos, pavimentamos mais de 70 mil metros de ruas e avenidas de diversas regiões da cidade. Temos a consciência de que ainda é preciso fazer muito mais. E o povo ribamarense pode ter a certeza que iremos fazer”, afirmou Gil Cutrim.
Moradora da Avenida 10 do Cohabiano II, a estudante Marisa Sousa elogiou o empenho do prefeito, ressaltando que o mesmo assumiu o compromisso e, agora, o está cumprindo. “O prefeito Gil não faz promessa. Ele assume compromissos e os cumpre. É por isso que ele tem o apoio do povo ribamarense”, disse.
Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço vereadores e várias outras lideranças políticas e comunitárias da cidade.
Enquanto, o bairro do Araçagi que, talvez, hoje, seja a área que mais contribui com a Receita do Município de Ribamar não recebe um benefício da atual administração. A região às margens da praia, então, nem se fala. A avenida de acesso à Praia do Meio, uma das regiões da costa metropolitana de maior procura por parte dos banhistas, com duas pistas, hoje, só possui uma, pois nem o mato que toma conta dela a Prefeitura de Ribamar corta. Seria interessante a união dos moradores com vistas à incorporação da Praia do Araçagi ao Município de São Luís, como fez projeto do ex-deputado José Bento Neves em relação ao Cohatrac que, pertencendo à cidade de Ribamar nunca mereceu atenção da administração municipal. O resultado disso, é que, liberto da inoperância de Ribamar, o Cohatrac alcançou rápido desenvolvimento sendo hoje uma das grandes receitas de São Luís. Definitivamente falta competência ao atual prefeito para cuidar do Araçagi. Gil Cutrim prestaria grande serviço aos moradores do bairro facilitando a desincorporação do Araçagi de Ribamar
Caro Gilberto, apesar de toda propaganda e difícil acreditar nessas notícias! Vê nhã conferir, foi anunciado o asfaltamento do conjunto central park no Aracagi, entre elas a rua dallas, com obra no valor de aproximadamente dois milhões e meio. Ocorre, que a empresa colocou areia e barro, fez a terraplanagem, asfaltou um pequeno trecho, de mais ou menos 50 metros, e simplesmente a empresa abandonou a obra a mais de três meses, já choveu, e estragou o que foi feito. A entrada do conjunto na Av. Nova Yorque estar um buraco só, o risco de acidente de transito na junção com a Av. Dos holandeses e iminente , do há o espaço de passar um carro! Enfim nobre blogueiro, peço sua ajuda parA transmitir essa realidade aos responsáveis por esta obra, a fim de transmitir esta real situação constrangedora! Abraco Felipe Santos.
Gilberto faz ai uma reportagem aqui no residencial Nova Miritiua no Alto do Turu aqui a prefeitura de Ribamar entregou o residencial sem nenhuma estrutura de acesso para chegar, ruas e avenida sem asfalto, nem moto passa imagina ônibus coletivo, passa aqui e confira.
Antes de asfaltar vão passar a rede de esgoto?
Caro Gilberto,
Sou morador do Central Parque, no Araçagi, e recentemente quando comprei minha residencia, fui obrigado a pagar mais de R$ 8.000,00 (oito mil reais) somente de ITBI à Prefeitura de Ribamar, a exemplo dos novos proprietários da área. Ocorre que houve no mês de março deste ano, uma solenidade com a presença do então Secretario Luis Fernando, onde foi anunciada a pavimentação das ruas do Bairro. As obras iniciaram, mas, coincidentemente, depois do anuncio da desistência da candidatura do Secretario, as obras foram paralisadas e o bairro continua intrafegável. A informação extra-oficial que recebemos, é que o empreiteiro ganhador da licitação, havia dito que não iria continuar a obra porque teria certeza que não receberia seu pagamento. Peço a atenção da Governadora e do Prefeito de São José de Ribamar para essa situação. Se não era para realizar a obra, pelo menos que não alimentassem esperanças nos moradores e permitam que nos cotizemos e façamos a minima recuperação de nossas ruas já que não podemos contar com o poder público.
Caro Gilberto,
Venha ao araçagy nos fazer uma visita. O nome do local: Central Park. A placa indicando o asfaltamento das vias, serviço iniciado e paralisado, foi retirada. O acesso à Av. – e ruas secundárias – está tomado de crateras e muita lama. Dá vergonha viver num lugar assim. O Prefeito é incompetente, nada faz pelo bairro. O bairro é esquecido mas a Prefeitura não esquece de cobrar o IPTU e ITBI.