Governo lança “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira”

rosenaO “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira” foi lançado pela governadora Roseana Sarney, no fim da tarde desta quarta-feira (4), no Palácio dos Leões (Centro). No ato, ao lado da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, ela destacou os números da programação, deu detalhes dos arraiais que movimentarão o período e anunciou o incremento de 42% no valor do cachê das manifestações. Ao final, houve apresentação de diversas manifestações.

O festejo acontecerá no período de 19 a 29 deste mês em diversos espaços. Ao todo, serão 1.600 apresentações, entre elas 550 manifestações juninas e 90 shows musicais de maranhenses e 7 de artistas nacionais. O roteiro contempla bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilha, cacuriá e danças diversas.

“Sob as bênçãos dos santos juninos, vamos fazer uma grande festa para celebrar a nossa cultura e a nossa seleção, daquele jeito que nós, maranhenses, sabemos fazer como ninguém: com muita alegria, paz e muito orgulho da nossa cultura”, declarou a governadora.

Roseana Sarney também destacou que o festejo junino incrementa outros setores, como a economia. “Além da beleza e alegria, a festa cria emprego e gera renda para o povo maranhense”, observou.

Na programação apresentada, haverá dois Cortejos Juninos que movimentarão as ruas de São Luís, nas sextas-feiras, dias 20 e 27 de junho. Os grupos se concentração na Praça Deodoro, seguindo pela Rua Grande até a Praia Grande.

Já no período de 20 a 29, haverá festança no Ceprama, na Vila Palmeira e na Praia Grande, que abrigará uma grande Vila Junina, com tradicionais pontos de apresentação no Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina.

Sete espaços Vivas, em diversos bairros, vão se transformar em arraiais, garantindo mais conforto aos moradores, que não precisarão se deslocar para outras localidades. A festa movimentará o Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Praça da Saudade (Madre Deus) e Vila Embratel.

Presentes à cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, e os deputados estaduais Leo Cunha, Magno Bacelar, Carlos Filho, Rogerio Cafeteira, Dr. Pádua, Graça Paz, Edilázio Jr, Vianey Bringel, Alexandre Almeida, Zé Carlos Nunes, Rigo Teles, Jota Pinto, Raimundo Louro. Além deles, os secretários de Estado de Cultura, Olga Simão; de Turismo, Jura Filho; de Comunicação Social, Carla Georgina; de Direitos Humanos, Luiza Oliveira; de Ciência e Tecnologia, José Costa; do Gabinete Militar, Coronel Vieira; da Casa Civil, Anna Graziela; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; Meio Ambiente, Genilde Campagnaro; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo; e de Articulação Institucional, Pâmela Santos.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, disse que cada detalhe da programação foi pensado para mostrar a grandiosidade dos festejos juninos maranhenses. “Serão 1.600 apresentações em vários arraiais. Além de São Luís, o projeto contempla festejos em 100 municípios do interior do estado, que vão contar com apresentações de bois de todos os sotaques, danças e muito mais”, observou.

Olga Simão falou também sobre o Arraial da Lagoa que já se firmou como ponto das celebrações juninas. “Essa mistura atraiu grande público em 2013 e deve repetir o sucesso neste ano”.

7 pensou em “Governo lança “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira”

  1. Leda meu caro,. Será que Roseana topa ser a rainha da minha quadrilha, se topar me avisa, vc terá mesa cativa em todas as nossa apresentações.

  2. EU TROCO ESSA FESTA DE SÃO JOÃO POR ESTRADAS BOAS, SINALIZADAS E BEM CONSERVADAS, SERÁ QUE A GOVERNADORA TAMBÉM FARIA ISSO?

Os comentários estão fechados.