Câmara pede que MP indique hospital para transferir pacientes do Socorrão II

O vereador Fábio Câmara (PMDB) protocolou, na noite desta quarta-feira (18), no plantão das Promotorias de Justiça de São Luís, ofício ao promotor Herbert Costa Figueiredo, titular da Promotoria de Justiça Especializado de Defesa da Saúde, solicitando deste a indicação de uma Unidade de Saúde capaz de assegurar atendimento aos pacientes do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão II), interditado parcialmente, por ordem judicial.

A decisão foi expedida pela Vara Única de Interesses Difusos e Coletivos, cujo titular é o juiz Clézio Coelho Cunha, e foi provocada por uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) dia 21 de fevereiro deste ano.

“O Hospital Clementino Moura, tem papel importante não só no atendimento da população própria, ou seja, de São Luís, mas também da população referenciada, que envolve outros municípios atendidos por força do pacto celebrados para atendimento de suas populações”, consta no texto do oficio, assinada pelo parlamentar peemedebista.

camaraFábio Câmara explica no documento que a decisão judicial que interditou a urgência e emergência do Hospital Socorrão II, não indica para onde encaminhar os casos mais graves, mormente aqueles que envolvem pacientes politraumatizados, deixando a população desassistida em relação a estes procedimentos, com grave risco a integridade física e a vida desses pacientes.

“A liminar concedida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos desta Capital determina a interdição parcial do Hospital Socorrão II, mas não indica para onde encaminhar os casos mais graves, mormente àqueles que envolvem pacientes politraumatizados, por isso, solicito a manifestação do Ministério Público quanto ao local indicado para onde serão encaminhados os pacientes que se encontram na situação de urgência e emergência”, alega o parlamentar no texto entregue à Promotoria de Justiça Especializado de Defesa da Saúde.

O peemedebista diz também que, na próxima segunda-feira, pretende cobrar formalmente uma explicação do prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PTC) quanto à indicação de um hospital do município capaz de receber os pacientes do Socorrão II.

“Se a sentença da Justiça não for reformada, cabe ao prefeito apontar uma solução indicando um hospital capaz de receber os pacientes do Socorrão II, já que a unidade é a única urgência e emergência para politraumatizados,” declarou.

4 pensou em “Câmara pede que MP indique hospital para transferir pacientes do Socorrão II

  1. Esse vereador adora um holofote, basta ele passar na porta do Ministério Público ou acontecer uma movimentação favorável que ele faz “selfie” para se promover. Então ele quer que o MP indique um hospital para transferir pacientes? Pq não o Carlos Macieira que aliás vive no imbróglio sem fim, antes era de todos, depois passou a ser dos servidores, agora de alta complexidade volta a ser de todos. Vá entender!

Os comentários estão fechados.