Operação Cartago: CEF e Justiça Federal decidirão sobre suspensão de contratos

federalA Polícia Federal informou hoje (18), por meio de nota ao Blog do Gilberto Léda, que ficará a cargo da própria Caixa Econômica Federal (CEF) e da Justiça Federal a decisão sobre a validade dos contratos imobiliários celebrados por pessoas físicas com empresas de fachada que faziam parte da quadrilha desarticulada no bojo da Operação Cartago.

Segundo a assessoria de comunicação da PF, a instituição cuidará apenas da investigação criminal.”Informamos que a Polícia Federal, em sua área de competência, fará a investigação criminal. A análise relativa aos contratos dos clientes ficarão a cargo da Caixa Econômica e da Justiça Federal”, diz o comunicado.

__________________Leia mais

Operação Cartago: PF diz que construtoras eram “braço” da quadrilha

PF desarticula esquema que pode ter desviado R$ 500 milhões da Caixa

Em entrevista hoje pela manhã, o superintendente da PF no Maranhão, delegado federal Alexandre Saraiva, explicou que, para levar o esquema adiante, a quadrilha agia sempre que alguém se dirigia à Caixa Econômica Federal (CEF) para adquirir um imóvel por meio dos programas sociais do Governo Federal.

Como membros da quadrilha já estavam dentro do banco, conseguia-se, então, a documentação necessária para a compra e o correspondente bancário agia como um corretor, recebendo percentuais indevidos pela “venda” dos imóveis, com a autorização do servidor da Caixa.

Para dar verniz de legalidade à operação, funcionários do banco estavam criando empresas fictícias em nome de parentes para ser contratadas pelo banco para prestar serviços como correspondentes bancários imobiliários.

De acordo com a PF, embora fossem realizados diretamente pelos clientes, os contratos mencionavam as empresas como intermediárias. “Essa situação rendia o pagamento indevido de comissões”, disse a instituição, em nota oficial. No total, o esquema pode ter rendido meio bilhão de reais ao bando.

Um comentário em “Operação Cartago: CEF e Justiça Federal decidirão sobre suspensão de contratos

  1. A fraude de 500 milhões foi culpa dos funcionários da caixa…e a morte do Décio Sá foi culpa da agiotagem… Kkkkkkkkkkkk

Os comentários estão fechados.