Comunistas criticam, mas “Alô, Doutor” é ação exitosa em saúde

lobaoO senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, propôs ontem (25), durante o debate na TV Difusora, a implantação do programa “Alô, Doutor”.

O objetivo, segundo o candidato, é fornecer orientações adequadas aos cidadãos em caso de acidentes ou informações para onde cada pessoa deve se deslocar em busca de atendimento médico de qualidade e correto. 

“O ‘Alô, Doutor’ vai salvar muitas vidas. Em todo o país morre muita gente ou ficam com sequelas graves por falta de orientação, por exemplo, em casos de acidentes domésticos. No meu governo, 24 horas por dia, sempre terá equipes profissionais de primeiros socorros para prestar orientações até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, garantiu Lobão Filho.

Foi o bastante para que a patrulha comunista entrasse em polvorosa. Aliados do candidato Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão” passaram a tentar ridicularizar a proposta.

O que eles não sabiam, no entanto, é que o “Alô, Doutor” não se trata de atendimento médico por telefone, e, além disso, é uma ação exitosa já posta em prática de modo semelhante pelo Governo Federal, da mesma presidente Dilma Rousseff (PT) que eles dizem apoiar.

“O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação. A implementação do Programa se inicia em 2007 com o Projeto Piloto em apoio à Atenção Básica envolvendo nove Núcleos de Telessaúde localizados em universidades nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a meta de qualificar aproximadamente 2.700 equipes da Estratégia Saúde da Família em todo o território nacional”, diz o Ministério da Saúde em seu site.

Durante  debate, Lobão Filho ressaltou, ainda, que o “Alô, Doutor” é apenas uma das várias ações que constam no Programa de Aceleração do Maranhão na área da saúde, o PAM/Saúde.

E os comunistas, que achavam ter um bom mote para criticar o adversário, descobriram que precisarão estudar mais sobre o assunto de agora em diante…

21 pensou em “Comunistas criticam, mas “Alô, Doutor” é ação exitosa em saúde

  1. Alô Dr. eu to com uma dor no pé da barriga que que eu faço. isso numtem cabimento, indo ao médico ja ta díficil imagina por tel.

  2. O programa telesesaude brasil rede e para os profissionais de saude e nao para usuarios, acho que quem deve estudar mais nao e flavio dino.

  3. Que decepção nobre jornalista. Não bastasse a ignorância do candidato Lobão, V.Sra ainda dispõe de espaço em seu conceituado blog para este projeto medolho, horroroso, pior até que o mais médicos, vulgarmente chamado de alô doutor !
    Quem necessitar de atendimento operacional pelo telefone já tem a disposição o corpo de bombeiros, basta ligar 192. O que nosso Estado efetivamente precisa é de médicos competentes e estrutura adequada para atender à crescente demanda da população.
    Precisamos portanto de concurso público (o que não ocorre há mais de 20 anos no governo do Estado), bem como da utilização correta do erário público, destinando parte dos recursos de capital para aquisição de prédios dígnos e aptos a receber estrutura médica (e não de um prédio residencial alugado por R$ 30.000,00, de propriedade da Difusora), precisamos ainda que os recursos de custeio sejam destinado aos nossos hospitais para que não faltem os materiais de consumo básicos para seu funcionamento.
    Em relação a médicos estrangeiros e atendimento telefônico, quem deveria tê-los utilizado seria o próprio candidato Lobão no momento em que sofreu aquele acidente de carro em condições até hoje não esclarecidas. Ahhhhhhhh, Lei seca, se fosse nos dias de hoje.
    Obrigado pelo espaço.

  4. Quem precisa estudar e parar de falar besteira e o Edinho, onde ja se viu consulta medica por telefone, isso sequer é permitido pelo CRM (exceto em casos em que o medico ja e de confiança do paciente)…candidato e tao fraco que nem vcs (midia governista) conseguem tentar defender ele direito

    • “O ‘Alô, Doutor’ vai salvar muitas vidas. Em todo o país morre muita gente ou ficam com sequelas graves por falta de orientação, por exemplo, em casos de acidentes domésticos. No meu governo, 24 horas por dia, sempre terá equipes profissionais de primeiros socorros para prestar orientações até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, garantiu Lobão Filho.

  5. Tu tomou chá de maconha pra delirar desse jeito? Kkkkkkkk… Alô é o dotô? Eu to com uma dor aqui nas costas… Tem como me examinar? Alô? Alô? Tuu… Tuu… Tuu… Tuu… Tuu…

    • vc, pelo visto, não leu bem, amigo. veja que em nenhum momento o candidato fala em consulta médica. “O ‘Alô, Doutor’ vai salvar muitas vidas. Em todo o país morre muita gente ou ficam com sequelas graves por falta de orientação, por exemplo, em casos de acidentes domésticos. No meu governo, 24 horas por dia, sempre terá equipes profissionais de primeiros socorros para prestar orientações até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, garantiu Lobão Filho.

  6. E precisa concordar com todo o programa do pt, só pq apoia? Meu caro esse alô dr…é mais um da categria do tele ensino…a tecnologia está sendo usada na medicina…como nas consultas à distância(teleconsultas), mas sempre com um tecnico da saúde no suporte…mas telefone….essa proposta é pessima….mas uma desse candidato…não há defesa blogueiro…

  7. Meu caro Gilberto,

    Aguardo a publicação do meu comentário anterior pois não vejo razão da postagem ser bloqueada pela moderador, no instante em que não houve agressão ou insulto a nenhum candidato … Ou o moderador é o seu juízo de valor ?

    • pq vcs sempre acham que estou moderando? amigos, são muitos os comentários… e tiro sempre alguns minutos para lê-los com atenção. só isso… às vezes demora

  8. SUGIRO QUE SEJA CONTRATADO O CANDIDATO LARANJA ZÉ LUIS LAGO PARA ESSE PROGRAMA,AFINAL “DE MÉDICO E DOIDO CADA UM TEU UM POUCO” ELE TEM ALEM DO NORMAL.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. O pior de toda essa besteira de Alô, Doutor!, é vc fingir que acredita que vai funcionar. Se fosse o candidato contrário, certamente estariam dando gargalhadas e criticando.

  10. rapaz mais para isso não já tem o corpo de bombeiros? é preciso criar uma ferramenta que já esta criada (bombeiros) ou vc acha que médicos vão ficar ao telefone escutando paciente? Gilberto quando vamos a um consultório eles nos escutam no máximo 3 minutos imagina por telefone e outra se formos esperar que a coisa funcione a mil maravilhas pelo telefone é acreditar em papai noel.
    o corpo de bombeiros que são especializados em atendimentos de primeiros socorros a anos nunca tiveram seus problemas resolvidos imagina o ” alo doutor”
    desculpa mais essa proposta de edinho lobão é mais uma sem sentido.

  11. Calma pessoal. Primeiro, infelizmente o Leda está sendo parcial ou não leu antes de publicar a matéria. Primeiro, médico não pode dar consultas por telefone. Segundo, este programa já existe e Lobão está apenas dando outro nome. Hoje você já pode ligar para o SAMU e para o Corpo de Bombeiros que eles dão todo o suporte e são preparados para isto. Quem lê apresado a matéria entra na intenção da mesma. a reportagem infelizmente é voltada contra o candidato Flávio Dino e a favor claramente de Lobão Filho. Infelizmente o blog pra mim perdeu a credibilidade. OBS Não voto aqui.

Os comentários estão fechados.