MEC instaura processo para desativar curso de Medicina do Ceuma

ceumaA Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação instaurou processo administrativo que pode culminar com o fechamento do curso de medicina da Universidade do Ceuma.

A portaria informando a instauração do procedimento foi publicada na edição de ontem (4) do Diário Oficial da União (DOU) – veja cópia do documento acima.

De acordo com o documento, o UniCeuma terá 15 dias para apresentar defesa.

14 pensou em “MEC instaura processo para desativar curso de Medicina do Ceuma

  1. O MEC tem que analisar a grade curricular do curso, o sistema americano implantado, além de avaliar os docentes e discentes. Há relatos que grande parte dos docentes são apenas graduados em medicina e enfermagem, ou seja, não obedecem o patamar mínimo de mestres exigido pelo MEC.

  2. Vcs sabiam que até hoje, apos +/- 10 anos, o UNICEUMA não tem um hospital universitário próprio??? e quase não paga impostos – a receita o atesta como “sem fins lucrativos” como se fosse uma Santa Casa???
    Há alguns anos o Ministério quis fechar os cursos da área da saúde porque não tinham hospital…
    Como os Fecury se dão bem com todo mundo, de forma ilegal e sem NUNCA PAGAR NADA, eles apropriaram-se do Hospital Geral e Carlos Macieira e não pensam em sair…
    Inclusive um dos motivos que fizeram o Ricardo Murad roubar o Hospital dos Servidores pra Estrada da Mata, foi para satisfazer pais e alunos que não queriam arriscar-se naquela área perigosíssima.
    Os velhinhos servidores que se lasquem naquelas bandas…
    Eu queria ver o Flavio Dino obrigar o UNICEUMA a pagar um “aluguel mensal” adequado – tipo um milhão de reais – pela utilização dos referidos hospitais e, diante da negativa, expulsa-los do local…
    O Marcos Pacheco nunca vai destratar o seu amigo e patrão Mauro Fecury…

  3. Cesar Filho, de início, você está quadradamente enganado. O CEUMA EEEERA uma entidade sem fins lucrativos até o início dos anos 2000. Se não me falha a memória, em 2000 ou 2001, ele perdeu esse título! Agora, o CEUMA, é sim, uma instituição com fins lucrativos!
    ´Você só está uns 14 anos atrasado!

  4. O curso de medicina do Uniceuma tem sido bem avaliado pelo MEC no que diz respeito à qualidade dos professores e a quantidade de pesquisa. Porém, em decorrência da ganância dos dirigentes-sócios da Universidade, o curso de medicina abriga turmas com até 70 alunos, algo inconcebível pelas diretrizes do Ministério da Educação, por isso, está em risco de ser desativado. Mas, particularmente, acho muito difícil isso ocorrer. Esta Universidade pertence a pessoas influentes na política Nacional. O máximo que ocorrerá, se acontecer alguma punição, será a suspensão do vestibular por um ou dois semestres. Em relação aos hospitais, concordo que o Ceuma já deveria ter o seu próprio local de ensino, porém, não se esqueçam que um hospital, por mais precário que seja, quando recebe alunos, melhora muito o atendimento. Isso não é minha opinião leiga, já existem muitas pesquisas sobre o assunto.

  5. Pingback: 27 cursos de Medicina ‘reprovados’ pelo MEC | Gilberto Léda

  6. Um dos motivos para o fechamento do curso de Medicina do Ceuma seria os baixos conceitos obtidos no Enade( em 2010 conceito 2 e em 2013 conceito 1). Sendo norma do próprio Mec que as Ies que obtiverem conceitos insuficientes ( 1 e 2) deverão sofrer punições, como a redução de vagas no vestibular, o que não aconteceu ,uma vez que o Ceuma oferece 100 vagas ( 50 no primeiro semestre e 50 no segundo) o mesmo número da Ufma, cujo o curso de Medicina teve conceito 3 no Enade 2013 – resultado divulgado no dia 18 de dezembro de 2014. Uma outra situação intrigante é que o próprio Ceuma em seu site lançou uma nota a respeito do fechamento do curso , usando de dados errados, lá se expõe que o curso obteve conceito 3 no Enade, contudo isso se constitui como uma inverdade haja vista o que já foi relatado! De fato o conceito 3 existe, mas é atribuído ao CPC. Portanto é de fundamental importância que o Ceuma seja transparente e não faça uso de dados distorcidos ou inverídicos….seriedade Uniceuma!

  7. BOM DIA GILBERTO, VC SABE ME DIZER PQ O CEUMA NÃO FEZ VESTIBULAR EM IMPERATRIZ, PARA AS TURMAS DA NOITE ?

      • Gilberto, não que eu ache que o Uniceuma, maravilhoso.
        Em Imperatriz não há uma única unidade que disponha do curso de Medicina, como foi prometido. Recentemente foi aberto uma turma na UFMA, campus Imperatriz, mas, não comporta todos os que desejam, é claro. Eu não entendo tamanho descaso, eu não entendo porque os jornais, mesmo os regionais, não dão destaque a esse absurdo, o Maranhão está entre os estados com o menor número de médicos em exercício. Por favor, Gilberto, publica mais a respeito.

Os comentários estão fechados.