Retirado de pauta projeto que sugere regulação dos transportes de SLZ pelo Estado

Por solicitação do vereador Osmar Filho (PSB), líder do governo municipal na Câmara de São Luís, foi retirado de pauta o projeto que sugere a possibilidade de delegação da prestação dos serviços de transporte público coletivo a uma agência reguladora.

O vereador Fábio Câmara (PMDB) questionou na semana passada se esse não seria um passo para entregar a regulação dos transportes na capital ao Estado (reveja). Canindé Barros, titular da SMTT, jura de pés juntos que não (leia mais).

O projeto de lei, enviado à Câmara Municipal no dia 20 de outubro, sugere que a agência responsável por regular e fiscalizar esse serviço pode ser instituída pelo próprio Município. Mas o envio ao Parlamento coincidiu com o anúncio, pelo governador eleito Flávio Dino (PCdoB), da criação da Empresa Estadual de Transportes Urbanos.

O presidente da Comissão de Transportes e líder da oposição na Câmara, vereador Fábio Câmara (PMDB), suspeitou que a proposta, se fosse aprovada, poderia garantir a Edivaldo Júnior a possibilidade de conceder ao governo, por meio da empresa a ser criada, o controle do transporte público coletivo da cidade.

O QUE DIZIA O TEXTO?

O questionamento do vereador Fábio Câmara sobre o projeto que transferia responsabilidade sobre o transporte de São Luís baseava-se em citação do próprio prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na mensagem encaminhada ao Poder Legislativo.

Segundo o petecista, “o Município de São Luís tem a prerrogativa de delegar atividades de regulação e fiscalização do Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros para agência reguladora, que poderia ser criada”.

Entre outras coisas, o projeto dizia, em seu artigo 3º, que no “exercício das competências relativas aos Serviços de Transporte Público de Passageiros, a Administração Pública poderá celebrar convênios, contratos e outros instrumentos legais com entes públicos e privados visando à cooperação técnica, financeira e operacional”.