Projeto de lei prevê posse de Arnaldo Melo como governador sem eleição

projetoO deputado estadual Alexandre Almeida (PTN) apresentou nesta semana um projeto de lei que dispõe sobre a eleição indireta, pela Assembleia Legislativa, para governador e vice-governador.

A proposição é uma alternativa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado Tatá Milhomem (PSD), sobre o mesmo tema (releia), mas acrescenta a possibilidade de o presidente da Assembleia assumir o cargo de governador sem a necessidade de eleição.

A PEC ainda aguarda parecer do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o próprio Alexandre Almeida, mas deve enfrentar problemas para ser votada em plenário, já que necessita de quórum qualificado para apreciação e a oposição manobra para evitar a votação.

Nesse caso, a alternativa seria o novo projeto de lei, que depende apenas de maioria simples para se aprovado, teria tramitação menos complexa e maiores chances de aprovação.

A diferença entre as duas matérias é que o novo projeto prevê a possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), assumir o Governo do Estado, em definitivo, em caso de renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Diz o texto protocolado na Mesa Diretora da Casa que durante a vacância dos cargos de governador e vice- Governador, “serão sucessivamente chamados ao exercício do Poder Executivo o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça”.

“Parágrafo único. Não se fará eleição indireta se a última vaga ocorrer a menos de trinta dias do fim do mandato governamental, hipótese em que ocorrerá sucessão imediata, na ordem prevista no art. 60 da Constituição Estadual”, completa.

3 pensou em “Projeto de lei prevê posse de Arnaldo Melo como governador sem eleição

  1. Acredito que agora, com essa proposta descomplicada e simples, os senhores deputados descobriram uma forma de fugir da inconstitucionalidade dessa matéria polemica!
    Como não há o prazo constitucional minimo para realização de uma eleição indireta, não é necessário que ela seja realizada, a sucessão se dá de forma natural, como se o presidente da Assembleia fosse substituir o governador em caso de licença para uma viagem ou por doença. Essa solução atende perfeitamente aos preceitos constitucionais e é inatacável.

  2. Estes deputados da base de Roseana principalmente o Arnaldo Melo será que nao aprendeu ainda com a turma dos sarney so este besta para acreditar em renuncia de Roseana . Arnaldo isso e so migue como dizia o saudoso Jaizinho

  3. Pingback: Família Coutinho preocupada com movimentação na AL | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.