Renovação e mudança

Adriano Sarney

Adriano Sarney

A virada do ano deve provocar mudanças drásticas no grupo capitaneado no estado pelo PMDB e que deverá formar a oposição ao novo governo a partir de janeiro. Uma das mudanças se dará no Senado. A vaga hoje ocupada pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB) será preenchida em fevereiro pelo socialista Roberto Rocha (PSB). Mas outra mudança pode se processar, com o afastamento do senador Edison Lobão ­ que deve deixar o Ministério de Minas e Energia ­ para que o ex­candidato a governador Lobão Filho possa se tornar efetivo na Câmara Alta, onde teve destacada atuação nos últimos sete anos.

Outra mudança significativa se dará na Câmara dos Deputados. O experiente deputado Gastão Vieira (PMDB), ex­secretário de Planejamento e de Educação e ex­ministro do Turismo, deixa a Casa após quase 20 anos. Mas o PMDB garantirá a experiência em plenário com a presença de Hildo Rocha (PMDB).

Andrea Murad

Andrea Murad

Apesar de assumir seu primeiro mandato de deputado federal, Rocha tem ampla experiência em Brasília, como ex­prefeito, ex­presidente da Famem, ex­diretor da Confederação Nacional dos Municípios e, sobretudo, como ex­chefe da Assessoria da liderança do governo no Congresso Nacional, quando assessorou a então senadora Roseana Sarney.

Na Assembleia Legislativa, o grupo capitaneado pelo PMDB também terá perdas e ganhos. Saem experientes parlamentares, como Ricardo Murad (PMDB), Manoel Ribeiro (PTB) e Carlos Alberto Milhomem (PSD), mas assumem jovens promessas, como Andrea Murad (PMDB) e Adriano Sarney (PV), que já chegam tendo que marcar posição como oposicionistas.

É com o espírito de renovação e mudança que o grupo hoje detentor do poder estadual, mas que passará a ser oposição a partir de janeiro, chegará a 2015.

Da coluna Estado Maior

5 pensou em “Renovação e mudança

    • Cara eu nunca vi um blogueiro tão babão quanto esse rapaz Gilberto Leda. Chega a ser comedia ele escrever que um Sarney e uma Murad são renovações. É de lascar!!

  1. Eleição da Mesa: proposta de Coutinho tem sido rejeitada por deputados
    Por Luís Pablo 23-12-2014 às 08:52 PolíticaComente

    Em todas as conversas com os futuros colegas de parlamento sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado eleito Humberto Coutinho (PDT) tem feito duas propostas nada agradáveis, em busca de ter o apoio da maioria para ser o próximo presidente do Poder Legislativo.

    Humberto Coutinho ao lado de Flávio Dino
    Humberto Coutinho ao lado de Flávio Dino

    Segundo deputados ao Blog do Luis Pablo, Coutinho tem garantido apenas como proposta a realização de um jantar por mês com o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) e o pagamento de todas as emendas parlamentares.
    E só.

    Por conta disso, alguns deputados rejeitam a proposta de Humberto Coutinho, que acredita que a sua eleição para o comando da Casa Legislativa esteja “encaminhada” – pelo menos até o momento como candidato único ao pleito.

  2. Ou seja sai a experiência e entra a juventude de primeira viagem, pelo visto estará bem representada, a oposição que se cuide….

Os comentários estão fechados.