Os números não mentem…

(Foto: Neidson Moreira/O Imparcial)

(Foto: Neidson Moreira/O Imparcial)

Praticamente 90% dos governadores que tomaram posse no dia 1º de janeiro anunciaram medidas restritivas e de enxugamento, como forma de fazer caixa ou controlar os gastos nos primeiros meses de gestão. Alguns chegaram mesmo a cortar benefícios do funcionalismo, suspender concursos e congelar pagamentos aos fornecedores por seis meses.

Mas, no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) fez o movimento contrário: além de aumentar o número de secretários, criando mais duas pastas, ele decretou a convocação de 1 mil concursados da PM e dos Bombeiros e criou o programa “Mais Bolsa Família Escola”, que vai distribuir recursos a famílias carentes para a compra do material escolar. Mas o que isso significa na prática? Significa que, a despeito das tentativas do próprio Flávio Dino e de seus aliados de desqualificar as contas do governo Roseana Sarney, o governador admite, com suas ações, que o Maranhão tem caixa suficiente para bancar suas primeiras medidas. E tem mesmo.

Roseana e Arnaldo Melo deixaram um caixa de pelo menos R$ 2 bilhões para Flávio Dino; o funcionalismo público está em dia, atingindo menos de 40% da receita líquida, as contas estão equacionadas, com todos os fornecedores e convênios pagos. Além disso, as dívidas do Maranhão estão equacionadas, com saldo garantido para pagamento.

Em outras palavras, graças ao controle fiscal do governo anterior, o novo governo tem lenha para queimar durante todo o ano de 2015; isso sem falar nos convênios já garantidos e assegurados com o Governo Federal.

Flávio Dino certamente não irá admitir isso publicamente. Mas suas ações e seus gastos públicos mostram, já nestes primeiros dias de governo, que ele foi um dos poucos governadores a receber um estado com as contas em dia, pronto para seguir em frente. E agora só depende dele.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

4 pensou em “Os números não mentem…

  1. Todos os Funcionarios nao estao em dias os pagamentos nao caro amigos pois os Funcionarios do Socorrao estao ate agora sem receber o mes de Dezembro

  2. O nosso governador esta correto o Maranhão e um estado rico ,o ploblema que o dinheiro era todo roubado pela ex-governadora e sua quadrilha principalmente este pilantra Ricardo Murad .flavio nao precisa de desviar nada vai e sobrar dinheiro agora com um governador serio que leva as coisas com seriedade . Nunca mais esta gangue dos sarney e Lobao e Murad nao votam mais todos vão para a papuda

  3. Caríssimo, é bem verdade que foraja criadas duas novas secretaria, mas o que você fez questão de omitir é que foram extintas duas secretarias juntamente com dois conselho. conforme publicado no diário oficial do dia 02 de janeiro de 2015:

    CAPÍTULO II
    DA EXTINÇÃO DE ÓRGÃOS
    Art. 3º Ficam extintos:
    I – Secretaria de Estado Extraordinária de Articulação Institucional;
    II – a Secretaria de Estado Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas;
    III – o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social;
    IV – o Conselho Superior da Controladoria-Geral do Estado.

    Fico surpreso em ver a disposição do blogueiro em criticar um governo que começou bem dizer ontem, tomando medidas emergenciais, como a ampliação do numero de policiais. O o que o governo fez até agora foi chamar concursados aprovados no concurso de 2012 que o anterior governo se omitiu de fazer.

    Agora eu duvido que el tenha coragem de postar isso em seu blog.
    http://diariooficial.ma.gov.br

Os comentários estão fechados.