Lava Jato: Sarney fala em “vingança de Janot” ao citar inclusão de Roseana

As marcas do fanatismo

Da Coluna do Sarney

Três coisas na história da humanidade têm sido fonte das maiores atrocidades cometidas pelo homem: a religião, a raça e a ideologia. A primeira, que começa no dogmatismo, passa rapidamente para o ódio e descamba para a atrocidade. Há pior lembrança na história do homem do que a Inquisição? A fogueira queimando vivas as pessoas que eram consideradas infiéis. A arma dela era a delação. Os inimigos construíam mentiras, inventavam calúnias, fatos inexistentes que serviam de motivo para os famosos tribunais inquisitoriais que levaram tantos inocentes ao sofrimento da fogueira. Dos tempos antigos à perseguição aos cristãos levados a serem devorados pelas feras no Coliseu e Nero comandando o espetáculo. Quantos santos e mártires não estão inscritos nessa mancha simplesmente por acreditarem na vinda do Messias e na recusa de adorar os deuses pagãos.

sarney_roseanaVeja-se do que o fanatismo religioso é capaz nas imagens indignas da destruição no Museu de Mossul, das estátuas babilônicas, de milhares de anos antes de Cristo, que guardavam não só a arte, mas, através dela, os costumes e a evolução da humanidade. Já antes o que fizeram com o Museu de Bagdá, de onde levaram a mais antiga relíquia da história da escrita, que era a Pedra em que ficaram registrados os primeiros sinais em que o homem pensou em transferir a memória para símbolos – hoje as letras, ideogramas e escritas de toda forma.

O segundo, a perseguição e discriminação de raça, cujo exemplo maior é o holocausto que levou à câmara de gás e fornos crematórios milhões de judeus pelo ódio demente de Hitler na busca da raça ariana pura. A escravidão dos negros considerados como se não fossem humanos e sim coisas que podiam ser vendidas, trocadas, mortas, assim foram vítimas dos maiores sofrimentos de uma raça.

A terceira e mais sofisticada: as ideologias. Estas foram tantas e tão diversificadas que foram as que mais se propagaram e foram transformadas em costumes que serviam a motivações de todo tipo, englobando raça, religião e crenças pessoais – e até simulacro de boas ideias – quando, no fundo, o que prevalecia era quase sempre o interesse individual. Vejam-se os bilhões de pessoas mortas pelo stalinismo, sob a visão de uma sociedade sem classes. O nazifascismo, com outras motivações. O Gulag é um símbolo desse tipo de atrocidade.

Há uma palavra que parece não ser tão forte, mas que define toda essa violência sofrida pelo homem por diversos motivos: INJUSTIÇA.

O Maranhão não fugiu a nenhuma dessas misérias. A Inquisição por aqui passou e li há algum tempo um excelente trabalho de pesquisa feito por uma historiadora na nossa universidade federal, que infelizmente não guardei. Quanto à raça temos a marca do crime da Baronesa de Grajaú, e o relato do que foi o cativeiro na obra monumental de Josué Montello, Os tambores de São Luís, e as ideologias, estas, são constantes e agora renascem, depois de mortas, na perseguição vergonhosa que se derrama em todos os níveis.

Derrubam-se em Mossul as estátuas do passado sem adotar nenhuma proporção, mas aqui destrói-se a Fundação da Memória Republicana Brasileira. Agora, na pior de todas, inclui-se Roseana na investigação de um escândalo que envergonha o Brasil. E nesse gesto está a política do Maranhão. A instituição sagrada do Ministério Público, a qual meu pai pertenceu e eu fui um dos maiores beneméritos, prestigiando-a toda a vida – fui eu, como governador do Maranhão, o primeiro no Brasil a igualar o MP à magistratura; e sua atual organização foi feita pelo ministro (Sepúlveda) Pertence, durante meu governo e na Constituinte -, está sendo colocada agora mais a serviço do personalismo político do que do partidarismo.

Um cabeça coroada do órgão, cérebro e braço direito do dr. Janot, foi recusado para o CNMP pelo Senado. Agora, o dr. Janot, em solidariedade ao colega, coloca mal a instituição MP. Como vem fazendo desde a última eleição, quando pediu intervenção federal no Maranhão e perseguiu a governadora Roseana Sarney no episódio de Pedrinhas, resolve vingar-se de mim, atribuindo-me a culpa pela recusa do amigo. Eu não votei, não presidi a sessão que recusou seu nome, e nem sabia da votação. Agora, o dr. Janot, na sua escolha da lista dos destinados autos de fé, inclui Roseana nessa cloaca. Ela nunca foi à Petrobras, nunca teve nenhuma relação com o senhor Paulo Roberto, nunca teve nenhum pleito na Petrobras por firmas ou pessoas.

Da Petrobras, só pediu, não pedindo, mas – como dizia o padre Vieira – exigindo e protestando, a Refinaria de Bacabeira a que o Maranhão tem direito.

Assim, é justo o nosso direito de revolta pela INJUSTIÇA. Minha, porque jamais – não é do meu feitio – seria capaz de recusar o dr. Nicolao Dino por motivos pessoais, que não tinha e não tenho, cujas referências de bom profissional sempre ouvi; e de Roseana, que está amargando o fel da vingança, uma mistura de ódio e política.

Quais as acusações? O senhor Paulo Roberto teria dito que Lobão pediu a ele para ajudar Roseana na eleição. Youssef diz que não confirma nenhum pagamento a Roseana.

E o que fala o dr. Janot (ele?): “Apesar das divergências entre as versões de Costa e de Youssef, o Ministério Público Federal considerou que havia elementos suficientes para a abertura de inquérito contra Roseana”. Quais esses elementos? Não disse nem tem. Evidentemente, o dr. Janot fez uma escolha e usou a instituição Ministério Público para sua atuação, nessa escolha de a quem denuncia ou não, atarefado com sua própria eleição nestes dias.

Essa a verdade.

23 pensou em “Lava Jato: Sarney fala em “vingança de Janot” ao citar inclusão de Roseana

  1. quer dizer que ela não tem culpa de nada e que o verdadeiro culpado é o sr. janot. me comprem varios bodes kkkkkkkkkkk

  2. O Sarney enxerga os outros como vê a si mesmo. Pensa que os outros agem como ele agiria. Atribuir a Dino a inclusão de Roseana na lista de propineiros é de uma calhordice sem tamanho.

  3. Tem pai que e cego mesmo . Quem tem uma filha dessas pascopata ,desisquibrada , e louca . Sarney da tem coragem de defende-lá , sarney tem coragem em mamar em onça .

  4. Caramba! este senhor deve esta decrepito, quem não se lembra das inúmeras fotos tiradas com Roseana, Lobão, Costa, Dilma e Lobão. Além do mais, esta família sempre teve a proteção do governo federal, basta lembrar do caso Lunus, da Fábrica de Rosário, da cassação de Jackson, da proteção a Fernando Sarney, no escândalo com Silas Rondal na Eletronorte. Como disse a revista veja “Eles pensavam que o Maranhão era o Brasil”. ta mais do que na hora de velho se tocar e saber que ninguém acredita nele.

  5. Esse cara é um palhaço, e mesmo se Flávio dino estivesse tanto poder de influenciar
    um procurador geral da república não diferenciaria do modo que José Sarney tanto usou, fala do caso Dr. Jackson José Sarney, aonde que o ministro do supremo Eros Grau só esperou cassar Dr. Jackson para pedir aposentadoria, fala quem tinha influência sobre ele Sarney.

  6. Muito estranho, quando Youssef fala que entregou uma mala com dinheiro no Hotel Louzeiro, é mentira pura. Quando fala que não se lembra de ter entregue 2 milhões a Rosengana, é verdade suprema. Vá entender!!!!!!!
    Quem é pago para acreditar, tem que acreditar, quem não é pago, que fique na dúvida.

  7. O Presidente Sarney sempre foi apaziguador e nunca fez mal a ninguém, para ser perseguido dessa forma. Claro que Roseana é inocente e esta sendo injustiçada, o Brasil inteiro sabe disso, mas no final das investigações a verdade há de confirmar o que esse ilustre maranhense escreveu.

  8. Cara, tu não tens VERGONHA de publicar essa PIADA no teu blog ????????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Depois da divulgação da lista da Lava Jato, ela NUNCA MAIS vai acabar esse curso de inglês que foi fazer em Miami !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Segundo Sarney falou que, ela foi aperfeiçoar o inglês por lá !!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  10. Bom, que o caso é serio isso não questionamos, que tem muita gente envolvida também está claro, mas que o que faltou ficar esclarecido foi onde esta lotado agora o Dr. Nicolao Dino, irmão do nosso governador? Na Secretaria de Relações Institucionais, onde exercerá esse cargo até o mês de setembro de 2015 ,não tendo muita influência direta sobre a questão versada pelo presidente Sarney, entretanto, é sabido por todos que Janot de Barros é amigo pessoal do Dr Nicolao, fato que poderia até ter certa consequência diante da questão política partidária. Mais o fato que quero deixa registrado aqui é que se torna suspeito o fato do Dr.Janot de Barros ter encontrado elementos para abertura de inquérito se o próprio benefiário da delação premiada não tem recordação do envolvimento de ex-Governadora e do ex- Ministro de Minas e Energia. E o mais intrigante é que o nome do Senador Aécio Neves foi citado através de sua irmã e o Dr. Janot solicitou o arquivamento… vai entender cabeca desse povo do Judiciário… fica a reflexão…

  11. Na verdade o que as autoridades públicas não podem perder de vista é que quando o seu nome estiver envolvidos em denuncia de corrupção o que está em jogo não é a sua reputação enquanto cidadão, mas a gestão de dinheiro público, logo é seu dever facilitar as investigações até mesmo para não manchar sua reputação, e isso faz parte do jogo democrático, ou o estadista pensa que inquérito policial é algo apenas para investigar o Sr. João da periferia. Ele nesta condição, se está convicto da inocência da filha deveria era apoiar a investigação e solicitar que sua filha retorne dos EUA até mesmo para abreviar a duração da investigação e o quanto antes sua filha prove a inocência. No que toca a acusação do procurador Nicolau Dino, ficou claro a interferência do ex-presidente na recusa do seu nome ao CNMP, mas pelo caráter deste tenho certeza que não utilizaria esse momento para vingança, pois exerece com lisura e transparência p seu mister e seu nome nunca esteve vinculado a escândalos, desvio de conduta ao contrário do Sarney’s.

  12. Notem que o piadista Sarney tenta livrar a cara da filha, mas de Lobão ele não fez nenhuma defesa, portanto, praticamente deixou Lobão no fogo, e ele que se vire!!!

    Temos que tirar o chapéu pro véio, ele sabe que o povo do Maranhão é desinformado e vai tentar vender essa ideia que a Roseana é uma santa, vítima de perseguição. Pior, está tramando contra Dilma, cuja figura nos últimos anos deu tudo que ele queria. O mesmo modo operandis de sempre, usa até quando dá, depois, se não der mais, ele começa a trair.

    O mesmo pilantra de sempre.

  13. Nada disso me causa surpresa. Ou vcs acham mesmo que a velha raposa ia deixar de sair em defesa de sua querida filha.

    O que eu gostei mesmo, foi da comparação feita pelo senhor decrépito entre as estátuas de Mossul, erguidas há mais de 2.500 anos, com a FMRB, ou Fundação JS… ou ainda, Mausoléu do Ex-Tudo. Vejamos: “Derrubam-se em Mossul as estátuas do passado sem adotar nenhuma proporção, mas aqui destrói-se a Fundação da Memória Republicana Brasileira.”…

    Belíssima comparação. Até prq estes dois monumentos da história mundial são perfeitamente comparáveis.

  14. Caramba, é muita loucura mesmo..

    Chegou até a afirmar que Janot pediu intervenção federal em Pedrinhas, coisa que nunca aconteceu, infelizmente… kkkkkkkkk

    Por aí se tira o nível de informações repassadas nesse texto.

  15. Como tem analfabeto funcional comentando no teu blog. Em nenhum momento Sarney citou Flavio Dino, e sim, Nicolao Dino, que todos sabem que é amigo pessoal de janot.

  16. A dilma gosta tanto de “importar” médicos estrangeiros, ela deveria importar uns 20 politicos chineses e mais 1 porcento do exercito chines para governar esse país durante 1 ano para acabar com todos os safados e ladrões

Os comentários estão fechados.