O deputado federal Aluísio Mendes (PSDC) foi indicado pelo Bloco Parlamentar Renovação como um dos membros da comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
A criação do colegiado foi anunciada no plenário da Câmara dos Deputados ontem (31), mesmo dia em que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa aprovou voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC.
Foram 42 votos a favor e 17 contra – resultado que gerou protesto de manifestantes presentes na reunião.
Defensor da redução da maioridade penal desde a época em que foi secretário de Segurança do Maranhão, Mendes comemorou a decisão da CCJ.
“Não tenho dúvida de que a maioria da nossa população anseia por essa redução da maioridade penal. Como ex-secretário de Segurança e policial federal sei que é uma medida que vai ajudar bastante a diminuir a criminalidade em todo o Brasil. Foi uma das minhas principais bandeiras de campanha e continuarei, como prometi, trabalhando pela sua aprovação em definitivo”, afirmou.
Ele também comentou a participação na comissão especial. “Como ex-secretário de Segurança, terei muito a contribuir para esse debate”, destacou.
Parabéns ao Aluisio, já tem muita gente com saudades dele por aqui. A segurança só piorou nesses últimos meses, inclusive na época do tal de Afonso, que ninguém nem via ou ouvia falar, apenas a violência aumentando. O atual Secretário então e só embuste, cara emburrada e conversa mole. O número de assaltos a bancos triplicou comparado ao mesmo período dos anos anteriores, homicídios em franca escalada, e até agora só discurso. E olha que ele pegou o sistema de segurança com câmeras instaladas, mais de 2000 policiais. Onde estão os resultados prometidos ……. Ser pedra e fácil, agora ser vidraça e outra coisa.
Tem sido um excelente deputado federal, Parabéns pela sua atuação deputado Aluisio Mendes e a redução da Maioridade Penal é um assunto de suma importância.
ESSE AÍ SENTIU NA PELE O PROBLEMA QUANDO FOI SECRETÁRIO DE SEGURANÇA. CREIO QUE ELE FARÁ UM BOM TRABALHO NESSA COMISSÃO. QUE DEUS ILUMINE PARA QUE ESSA MENOR IDADE DE 16 ANOS SEJA LOGO APROVADA E HOMOLOGADA PELA PRESIDENTA.