“Maranhão perdeu sua influência na República”, assevera Sarney

O Feijão e o Sonho

Da Coluna do Sarney

Orígenes Lessa, um grande escritor brasileiro – que comigo e Bandeira Tribuzi, numa manhã ensolarada dos anos 50 do século passado, visitando São Luís, percorreu as nossas ruas parando diante dos sobradões de azulejos, extasiado com a beleza de nossas ladeiras e telhados -, escreveu um livro, O Feijão e o Sonho, cujo tema central é o conflito entre a dura realidade e a ilusão. Entre a vontade de ganhar dinheiro e ser rico e seus ideais e versos (Campos Lara, o personagem).

Não sabia eu que o destino me reservaria a felicidade de ser colega e grande amigo de Orígenes na Academia Brasileira de Letras, tendo nele votado para seu ingresso e, como presidente da República, o homenageei, indo a Lençóis Paulistas, sua terra, para inaugurar a biblioteca da cidade, que tinha o seu nome.

Lembro-me desse tema para, tentando uma comparação política, ver a demagogia, que é a promessa de solução fácil para problemas insolúveis, uma armadilha para enganar o povo, vendendo uma ilusão e promessas que já se sabe que não vão ser cumpridas.

Compare-se o que se promete e o que se cumpre. Então chega o feijão e o sonho vai embora.

bacabeiraComo exemplo, é com amargura que vejo que o sonho da Refinaria Premium do Maranhão, a que seria a maior do país, escorrer pelos dedos com a decisão da Petrobras de eliminá-la dos projetos nacionais. Isso revolta, mas o que mais revolta é ver a acomodação, a amnésia com que estamos aceitando essa decisão. O pior é que o Estado está tornando irreversível essa decisão negociando o terreno, dando o assunto como encerrado. Fico indignado e acho que todos devemos protestar, gritar, lutar e não se conformar de que a Refinaria esteja morta. Ela trará empregos e elevará o status econômico do Estado, gerando impostos, riquezas para ajudar os mais necessitados.

Se não tem dinheiro, por que não aceitar capitais particulares, nacionais ou estrangeiros, como a Petrobras já faz com a Petroquímica? É que o Maranhão perdeu sua influência na República.

Já fecharam a fábrica de alumínio da Alcoa, a guseria de Rosário, as guserias de Açailândia. Repito, vamos aceitar o retrocesso e a decadência? É andar para trás, é a recessão, é voltar à caveira de burro. Temos que lutar e não vamos nos conformar.

Eu fico com o sonho que se transformará em realidade. Não vamos desistir do Maranhão e ficar como estátua de sal, jogando pedra no passado como se isso fosse solução.

Vamos reunir pedras para construir e não para jogá-las como bolas de fogo do ressentimento e do ódio.

16 pensou em ““Maranhão perdeu sua influência na República”, assevera Sarney

  1. De nada adiantou essa “influencia”senão para tornar milionários os amigos do Sr.Sarney.Basta ver o desfile de de carrões importados agora,na desova pós Sarney.Até e Mercedes Bens está construindo logo após o barramar uma concessionária de automóveis de luxo.Ainda tem muito dinheiro guardado por esses beneficiários,O povo continua com o segundo pior IDH do País.

  2. A FAMILIA SARNEY É A GRANDE RESPONSÁVEL PELA MISÉRIA DO MARANHAO. SARNEY É UM DEJETO HUMANO.

  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkrsrsrsrsrs, esse velho safado é muito hilário mesmo um piadista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  4. Sarney, vista seu pijama. O senhor passou tanto tempo de influência com a república do que adiantou? Precisamos de políticos honestos como Flávio Dino, obrigado!

  5. Acho que o Sr Jose Iran, no seu raciocínio que exala emulação , preferiria que no lugar de abrir uma concessionária da Mercedes Benz seria melhor que fossem à falência todas a demais e quem sabe , em nome da justiça social na visão comunista , teríamos apenas concessionárias da LADA , aquela avançadíssima marca de veículos do império soviético.
    A inveja é f… ! Ser bem sucedido não depende só de ser ladrão de dinheiro público meu caro . Já ouviu falar em trabalho duro e estudo?? Pois é!Tem gente assim , e vencer na vida não deve ser encarado como delito social . Só o desenvolvimento econômico e educação tiram as pessoas da pobreza . Não é universalizando a miséria que se chega à justiça.

  6. sempre achei o maranhão um ponto fora da curva!
    fora da curva da industrialização, do comércio, do turismo e agora da política.
    estando fora desse papel de protagonista da política federal talvez o maranhão inicie o seu desenvolvimento com os verdadeiros atores.

  7. Francamente… Cadê então a execução dos projetos da Fabrica de confecções, KAWI, Salangô e outros da lavra podre de sua escória, senhor morubixaba.

  8. O velho patife ficou gagá. Quer ser um Moisés. Com uma grande diferença. Moisés pregou no deserto que achou. O velho patife gagá, o Sarney, prega no deserto que construiu. É mole!

  9. ESSE VELHOTE CANALHA QUER ENGANAR O POVO MAIS UMA VEZ, TODOS SABEMOS QUE NUNCA HOUVE PROJETO DE REFINARIA NENHUMA NO ESTADO DO MARANHÃO. CALHORDA, LADRÃO.

  10. falou e disse tudo sarney.esse governo q ta ai ta na cara q n vai fazer nada.sarney vc é um prgulho para o maranhao.quem fala mal de ti é porque te inveja.

  11. ele só tinha influência para cargos públicos que nada trouxeram de desenvolvimento para o Maranhão, a não ser o enriquecimento dele, de sua família e de poucos do círculo intimo de amizade. Aos babões que que funcionaram como escada para a subida da oligarquia ao poder, jornalistas, poetas, cantores, escritores, coube apenas o salário básico para manter a relação de dependência subjugada quase feudal.

  12. Sarney conta com o que sempre teve a seu favor. A ignorância do povo. Por isso, em meio ao maior furacão de corrupção que um Governo já passou no Brasil, por acaso ligado a Petrobrás, me sai com essa pérola:

    “Como exemplo, é com amargura que vejo que o sonho da Refinaria Premium do Maranhão, a que seria a maior do país, escorrer pelos dedos com a decisão da Petrobras de eliminá-la dos projetos nacionais”.

    Sarney bem sabe mesmo que seus protegidos e seu partidão também são responsáveis pela derrocada da Petrobrás e de diversos projetos que foram pras gavetas, entre eles a Premium.

    Mas, contando com a ignorância do povo, que não consegue acompanhar as notícias e os noticiários, tenta mais uma vez, manipular as informações, se mostrando “indignado” com o encerramento desse projeto. Para nossa felicidade, Sarney ainda se acha preso no passado, no seu tempo de coronél e esquece que hoje, até uma criança de 4 anos de idade consegue acessar muito mais informação por meio da internet.

    Já era coroné… fique aí no seu apartamento em BSB fazendo o que melhor sabe. Tramando a derrubada de alguém, no caso, de Dilma. Faça seus conchavos políticos. Dite as ordens. Faça suas conspirações. Seja quem você sempre foi.

    Mas aqui no Maranhão, não és mais nada. Nem mausoléu possui mais. Como a maré faz todos os dias… vazaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Os comentários estão fechados.