Incoerentes, governistas criticam isenções fiscais do governo Roseana

Os aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) tentaram fazer um estardalhaço hoje (5) – mas já não conseguem como antigamente – após a divulgação de matéria do site UOL, apontando que isenções fiscais concedidas no governo Roseana Sarney (PMDB) teriam prejudicado a economia maranhense.

Segundo o texto, o prejuízo teria sido da ordem de R$ 1 bilhão.

Para os comunistas, isso é grave, é absurdo. O Estado não deveria conceder tantas isenções para atrair empresas.

Vindo de um governo incoerente, a crítica só poderia mesmo descambar para a incoerência.

Senão, vejamos: qual foi o governo que reduziu de 25% para até 7% a alíquota de ICMS cobrado sobre o querosene de aviação no estado?

Não sabe? Veja aqui.

Qual foi o governo que decidiu baixar de 7% para 2% a alíquota do mesmo ICMS sobre o combustível vendido a empresas de transporte coletivo para diminuir o aumento do preço das passagens em São Luís?

Não sabe? Veja aqui.

Mas os atuais mandatários do Estado esquecem rápido o que dizem e o que fazem. E acabam caindo nas armadilhas criadas por eles próprios.

Para quem não sabe, o instituto da isenção fiscal é hoje largamente utilizado para a atração de empresas ou grupos econômicos.

Em resposta ao UOL, o ex-secretário de Estado da Fazenda, Cláudio Trinchão, foi cirúrgico.

Lembrou que a política fiscal da gestão anterior atraiu investimentos e que, mesmo com as isenções, houve crescimento real da arrecadação.

“A política tributária adotada mostrou-se exitosa, pois além do fortalecimento de diversos setores e geração de milhares de empregos, a arrecadação do Maranhão teve um crescimento real, acima da inflação, de 31% no período de 2009 a 2014, ou seja, muito acima da média nacional. Em relação à arrecadação de 2014, cabe salientar que deixamos de arrecadar aproximadamente de R$ 150 milhões em função de acordo judicial e da liberação de créditos de ressarcimento de ICMS das distribuidoras de combustível que estavam historicamente represados”, disse.

 

9 pensou em “Incoerentes, governistas criticam isenções fiscais do governo Roseana

  1. Você não explicou as denuncias contra seu grupo, uma coisa é promover isenções constitucionalmente permitidas, outra é direcionar tais isenções para com empresas ligadas ao antigo regime… que inclusive doam muito dinheiro para campanhas…

    • eu não preciso explicar nada, amigo. quem explicou, e muito bem, por sinal, foi o ex-secretário claudio trinchão

  2. ESSA TUA PATROA ENVERGONHA A NOS MARANHENSE, AINDA BEM QUE ESSA CAMBADA SAI E NUNCA MAIS VOLTA, SAI DE RETA SATANÁS.

  3. As reduções de alíquotas de ICMS determinadas pelo atual governo tanto do querosene de aviação quanto do combustível para empresa de transportes coletivos atingem todo o setor a que se propõe com isonomia, enquanto que os regimes especiais do governo anterior foram concedidos às algumas empresas financiadoras de campanhas do Grupo Sarney de forma individual e direcionada, ou seja, tornando a concorrência em determinados setores da atividade econômica totalmente desleal. Como você acha que algumas dessas empresas se tornaram verdadeiros monopólios em determinados setores da economia maranhense? pense bem.

Os comentários estão fechados.