Suspeita de fraude no cadastro de 24 mil pescadores no MA

pescadorA turma ligada à Pesca no Maranhão está de orelha em pé.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) abriu, ontem (27),  prazo de 60 dias para que 24.673 pescadores do Maranhão, inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), façam o recadastramento. Outros 9 mil do Pará também serão recadastrado.

O objetivo do Ministério é descobrir “pescadores fantasmas” que teriam sido registrados irregularmente entre os meses de julho e outubro do ano passado, às vésperas das eleições.

Como grande parte desses registros não estava ligada a um processo ou mesmo não apresentava qualquer documentação, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) que realizasse uma auditoria para verificar a existência de fraudes.

Depois da auditoria, a CGU orientou o MPA a publicar uma portaria suspendendo o registro de 24.673 pessoas no Maranhão e de 9.761 no Pará. Se fraudes forem comprovadas, os registros serão cancelados definitivamente.

O Ministério alerta que portar ilegalmente o Registro Geral da Atividade Pesqueira é crime. Por causa dessa prática ilegal, muitos pescadores ficam sem receber os recursos a que têm direito, como o dinheiro pago pelo Seguro-Defeso, e acabam enfrentado dificuldades para sustentar suas famílias durante os meses do defeso.

Por isso, quem insistir em usar o registro, mesmo sem comprovar que é pescador, terá que devolver os valores de seguro defeso recebidos indevidamente e responderá processo por falsidade ideológica, como manda a lei.

Bate-boca

No Maranhão, em março, uma operação da Polícia Civil de combate a fraude na concessão do Seguro-Defeso em Viana (reveja) gerou forte bate-boca entre parlamentares da chamada “Bancada do Peixe” na Assembleia Legislativa.

O suplente de deputado Fernando Furtado (PCdoB) disse que o deputado estadual Júnior Verde (PRB) – irmão do deputado federal Cléber Verde (PRB) –  transformou a Superintendência Federal da Pesca no Maranhão, que ele comandava, em “balcão de negócios”.

“Essa história é repleta de ameaças e perseguições. O Júnior Verde, quando esteve à frente da Superintendência da Pesca, perseguiu adversários e fez negociatas, dividindo parcelas do seguro-defeso e oferecendo benefícios àqueles que garantiam votar nele para deputado estadual”, denunciou o comunista.

Segundo ele, os irmãos Verde filiavam “pseudo-pescadores” para “dividir recursos”. “Existe realmente essa manobra, de se filiar pseudo-pescadores no Maranhão, para se dividir recursos do seguro-defeso. Isso começou a ganhar mais contornos a partir da entrada em cena dos irmãos Verde no setor”, afirmou.

Júnior Verde contra-atacou. E insinuou que, ao mesmo tempo em que acusa adversários de fazer negócio com a pesca no Maranhão, Furtado tem parentes comandando sindicatos de pescadores.

“Interessante, quando se fala em balcão de negócios, porque tem mulher tomando conta de um sindicato, irmão tomando conta de outro, primo tomando conta de outro. Questão familiar. E ainda vão falar de balcão de negócios? Tendo uma família inteira participando lá do sindicato”, relatou.

Pelo visto, o recadastramento no Maranhão ainda vai dar o que falar. Confira abaixo a lista dos pescadores registrados no Maranhão que precisam apresentar documentação ao Ministério da Pesca.


15 pensou em “Suspeita de fraude no cadastro de 24 mil pescadores no MA

  1. Se tivesse como associar / cruzar esses qtitativos de pescadores inclusos à votação do Dep Julio Verde, eleito, era mao na roda. Se vcs passarem nessa superintendencia de pesca de segunda a sexta, o que tem de “pescador” que so conhece peixe no prato eh assustador. É uma verdadeira sangria do dinheiro publico com concessões de seguros. E não é somente no Maranhao.

  2. Pingback: Suspeita de fraude no cadastro de 24 mil pescadores no Maranhão

  3. Ainda estou achando pouco ! Deve ter muito mais!
    No Maranhão tudo funciona na base da fraude , do bolsa família aos seguros defeso , passando pelas “encostadas ” do inss e auxílio-doença pra quem já esta curado ou mesmo nunca doente esteve ! O brasileiro tem a mutreta no DNA e no Maranhão a maioria tem PHD em preguiça!! Eita estado sem sorte !!!

  4. ISSO É UMA VERGONHA!! COMO É QUE SE ELEGE UM CORRUPTO DESSE PARA DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL RESPECTIVAMENTE, POIS O FEDERAL QUANDO ESTEVE NO INSS, TAMBEM ESTEVE ENVOLVIDO EM CORRUPÇÃO, HOJE TEM FAZENDAS, CONSTRUTORA… SERIA BOM FAZER UMA AUDITORIA NO IMPOSTO DE RENDA DELES, POIS DE ONDE VIERAM E COM O SALARIO QUE RECEBE NÃO DA PARA COMPATIBILIZAR COM O PATRIMONIO QUE DETENTAM !!!
    AGORA VEM O ESTADUAL, E JA ESTA SENDO ACUSADO DE CORRUPÇÃO!!!
    FERNANDO FURTADO LEVE ISSO A FRENTE, QUIÇA NÃO TENHAM QUE PAGAR PELA SAFADEZA!!!

  5. você,quer ver irregularidade é em Tunutm no povoado aldeia,lá você paga mil reais pra entrar no programa,na verdade lá não tem um pescador,o peixe que se come lá é trazido da rua

  6. Esse recadastramento era pra ser feito antes das eleições de outubro 2014. Assim muitos não seriam eleitos.

  7. SE EXISTIR MESMO JUSTIÇA JUNIOR VERDE , KLEBER VERDE E OUTROS SÃO BANIDOS DA POLITICA . MAS VAI TER ACORDO PRA ABAFAR E ARQUIVAR OS PROCESSOS EM ANDAMENTO. O PODER DE FOGO É GRANDE

  8. BOM DIA! TEM QUE INVESTIGAR TAMBEM OS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO NA COHAB, QUE PEDEM DINHEIRO PARA FAZER ACERTOS NOS CADASTROS DE PESCADORES..ANO PASSADO USAVAM DO SEGURO PARA PEDIR VOTOS PARA CANDIDATOS..TEM SERVIDORES QUE DESBLOQUEARAM BENEFICIOS..TEM QUE INVESTIGAR! O QUE ACONTECEU NAS ELEIÇÕES FOI GRAVE! TINHA UM SERVIDOR QUE ERA CHEFE DO SETOR DE PESCA QUE SO ATENDIA PRESIDENTE DE COLONIA E SINDICATO SE OS MESMOS CONSEGUISSEM VOTOS PARA CANDIDATOS.

  9. Um sujo falando do mal lavado. Esse suplente de deputado que é pau mandado, mesmo mandando e demandando na federação dos pescadores do Maranhão e no sindicato dos pescadores de Pinheiro não teve voto e competência pra se eleger. Na federação botou um pau mandado e no sindicato de pinheiro, sua amante, Fabricia Lorena, que manda e desmanda. Ele que fique Caladinho, pq se forem investigar a federação e os sindicatos que ele domina colocando testas de ferro e parentes, ele vai parar em pedrinhas. Então seu Fernando Furtado eterno suplente, se recolha a tua insignificância, que este sim e o seu lugar.Quanto a Cléber verde, Jr verde, Edson Araújo,da colônias, são tudo farinha do mesmo saco. Estes não valem o que o gato enterra

  10. Seria muito bom que fosse feita uma investigação minuciosa sobre esses cadastros de pescadores e que essa investigação começasse pelo município de Altamira do Maranhão. Aqui não existe nenhum rio, muito menos igarapé para a prática da pesca. No entanto, existem centenas de “pescadores” recebendo o seguro defeso. Esses “pescadores”, só comem peixe, quando vão à feira comprá-lo. Para se ter uma ideia da sacanagem, aqui até psicultores, proprietários de grandes criatórios de peixe, recebem o benefício do seguro defeso.

  11. NO MINISTÉRIO DO TRABALHO TEM SERVIDORES QUE RECEBIAM DINHEIRO PARA LIBERAR O BENEFICIO…NA EPOCA DAS ELEIÇÕES TINHA UM TAL DE RICARDO QUE ERA CHEFE DO SETOR DE PESCA, QUE COAGIA PRESIDENTES DE COLONIA E SINDICATOS A VOTAREM EM CERTOS CANDIDATOS..TEM QUE INVESTIGAR O MINISTERIO DO TRABALHO TAMBEM NA COHAB.

  12. OS FUNCIONARIOS DO MINISTERIO DO TRABALHO TAMBEM SÃO ENVOLVIDOS, NA COHAB TEM UM MONTE DE FUNCIONARIO QUE VAI PARA OS INTERIOR E PEDIR DINHEIRO. TEM VARIOS FUNCIONARIO QUE TRABALHA NO SETOR DA PESCA. NAO POSSO CITAR NOMES MAS A POLICIA FEDERAL TEM QUE IR LA..BATER NO COMPUTADOR DELES..ELES TEM NOME ANOTADO NOS PROCESSOS DA PESCA..FORMULARIO QUE LIBERA O SEGURO DA PESCA..ELES LIBERA MUITO BENEFICIO PARA QUEM NAO É PESCADOR VERDADEIRO. SAO SEMPRE OS MESMO FUNCIONARIO SEMPRE UNS 05 FUNCIONARIO. QUE PEDE DINHEIRO. O QUE ME DEIXA MAIS ZANGADO É QUE TODOS SÃO NOVOS. SAO BEM NOVOS.E AJE ASSIM..DANDO DIREITO PRA QUEM NAO É.

  13. NA CIDADE DE ARAGUANA, EXISTE UMA QUADRILHA, COMPOSTA POR VEREADORES, WILLIAM, ZEQUINHA, ZE MOTOR, ELES COBRAM TRES SALARIOS MINIMOS PARA RECEBER O BENEFICIO, ESTAO INCLUSOS, COMERCIANTE, AGRICULTORES, SERVIDORES PUBLICOS, CACHORRO PAPAGAIO, TEM GENTE QUE MORA EM CASTANHAL, PARAUAPEBAS, IMPERATRIZ, TERESINA, FORTALEZA, SAO LUISZ, QUE NEM CONHECE ARAGUANA, E SSE TAL DE WILLIAM PINHEIRO, ASSALTA A LUZ DO DIA, ARRECADOU MILHOES, E COLOCOU QUASE TODAS AS FAMILIAS DE ARAGUANA PARA RECEBER COM O COMPROMISSO POLITICO, JA ATE NEGOCIOU E PAGOU O PASSE DE EX PREFEITOS E ATUAL VICE, PARA LHE APOIAR NAS ELEICOES DE 2016, E UMA VERGONHA ESSE BANDIDO ASSALTA O POVO E A JUSTIÇA NAO DIZ NADA, VAMOS PRENDER COM NOSSAS MAOS PQ A JUSTIÇA FECHOU OS OLHOS

  14. AQUI NA RAPOSA A COLONIA TEM UNS 6.000 (SEIL MIL ASSOCIADOS COM PESCADORES), E VEMOS QUE SÓ UNS 800 ( OITOCENTOS É QUE REALMENTE VIVEM DA PESCA). A GRANDE MAIORIA É QUERENDO, FEITO LOUCOS, O SEGURO DEFESO, DINHEIRO FACIL. TEM CASA QUE 5 PESSOAS RECEBEM ( OU SEJA UNS 13.500,00) E NENHUMA É PESCADOR OU MARISQUERA. TEM GENTE QUE PASSA O ANO TODO COSSANDO O SACO, SÓ ESPERANDO O SEGURO. É MUITA PILANTRAGEM DAS COLONIAS QUE BATAM GENTE QUE NÃO É PESCADOR. TEM GENTE QUE RACHA O SEGURO COM CARAS DA COLONIA.

Os comentários estão fechados.