A classe estudantil de Santa Inês esteve reunida na última sexta-feira (21/08), em audiência promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), subseção Maranhão. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, com a presença dos edis; do prefeito Ribamar Alves e de um grande número de alunos de escolas públicas do município. O Governo do Estado esteve representado pela Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), através da secretária Tatiana Pereira.
O objetivo da audiência foi debater com a juventude e população em geral do município, a situação de violência que atinge os jovens no Maranhão, de forma particular, a juventude negra.
O diretor da UNE no Maranhão, Janilson D’Limma, destacou os números da violência que atinge os jovens no Brasil, em particular os jovens negros. “Os números dizem que a cada 25 minutos morre um jovem negro pobre no Brasil, vítima da violência. São aproximadamente dois jovens negros mortos por hora, 48 mortos por dia, 335 mortos por semana, 1. 344 mortos por mês. Esse é um número igual ou maior ao de muitas guerras pelo mundo”, destacou o diretor da UNE, que é natural de Santa Inês.
O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, destacou o trabalho de Janilson D’Limma, que à frente da direção da UNE coloca em prática o trabalho de defesa dos interesses da classe estudantil. “É gratificante ver a luta deste jovem, filho deste município, que abdica de muita coisa para lutar em defesa dos estudantes, com esse trabalho maravilhoso”, disse Ribamar Alves.
Participaram também da audiência o gestor regional de Saúde, Marcos Correia, o promotor de Justiça, Marco Antonio Amorim; o delegado Regional, Valter Costa; além de secretários municipais e lideranças regionais.