Urbano Santos: agricultores familiares recebem financiamento

agroamigoCentenas de agricultores familiares do município de Urbano Santos – que já integram o Programa Brasil sem Miséria (PBSM), receberão o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com o Programa Agroamigo. A iniciativa é fruto da parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Prefeitura de Urbano Santos e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A finalidade é ampliar o crédito rural, auxiliar no aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos e promover maior assistência técnica e extensão rural (Ater) para os agricultores familiares da região de Urbano Santos.

O anúncio foi realizado em um evento no povoado Cajueiro, na última sexta-feira (18), e contou com a presença de mais de 100 agricultores de comunidades do município. Foram realizadas palestras informativas com apresentação da metodologia de aplicação do programa, incluindo os projetos que serão financiados; elaboração das propostas de crédito para que os agricultores possam desenvolver as atividades, assim como o acompanhamento que será realizado em trabalho de cooperação feito pelas entidades.

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para agricultores que se enquadram na linha de financiamento Pronaf B, ou seja, com renda nos últimos 12 meses de produção normal não superior a R$ 20 mil. Os agricultores terão acesso a um financiamento de até R$ 4 mil, que serve para estimular a geração de renda por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários. Estes relacionados com turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar e outras prestações de serviços no meio rural, desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.

Brasil sem Miséria – A Chamada Pública do Baixo Parnaíba, executada pela Agerp (órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar), beneficiará 4.100 agricultores na região com o Programa Brasil sem Miséria. A coordenadora da chamada, Solange Pinto, aponta para a importância de mais um benefício disponível para estas famílias. “O trabalho de Ater é visto no cotidiano. Vamos conscientizar o agricultor em relação ao novo financiamento adquirido para promover a ampliação dos projetos já implantados com o Brasil sem Miséria. Vamos provocar as outras instituições parceiras e promover de maneira concreta a mudança na vida dessas famílias”, afirmou Solange Pinto.

Presentes na reunião o secretário de Agricultura de Urbano Santos, Tomaz de Aquino; o representante do BNB, Kayan Nunes; o assessor de Articulação Política da Regional de Chapadinha, Raimundo Rodrigues; além de representantes de associações do município e a equipe técnica da Agerp.