Justiça Federal nega pedido de prisão de Ricardo Murad

O juiz federal Roberto Veloso, da 1ª Vara da Justiça Federal no Maranhão, negou hoje mais um pedido de prisão do ex-secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad (PMDB) formulado pela Polícia Federal.

O pedido dos federais havia sido feito sob a alegação de que o peemedebista teria destruído e ocultados provas antes da ação de busca e apreensão realizada na casa dele, na terça-feira (17). O Ministério Público Federal (MPF) havia opinado pela prisão (reveja)

No seu despacho, Veloso argumentou ser desnecessária a prisão, mas decidiu pela apreensão do passaporte do ex-secretário e pela autorização de mais uma operação de busca e apreensão na casa onde morou a mãe de Murad, falecida recentemente.

O magistrado alegou que, como já havia indeferido a prisão anteriormente, só uma “mudança na situação anterior” justificaria a concessão da medida. Mas ele considerou que eram “frágeis” os argumentos da PF ao alegar destruição de provas.

“O que há de novo é a alegação da destruição e ocultação de provas […]. A comprovação dessa alegação, no entanto está muito frágil, porque a folha de papel apresentada como queimada, conforme se verifica da imagem juntada na representação, é de uma página de caderno escolar na qual está escrito um valor de R$ 23.000,00 e uma conta de subtração desta quantia de RS 9.485,00, porém sem indicativo de relação com os fatos investigados. Não há nome de nenhuma pessoa física ou jurídica que tenha afinidade com os fatos apurados. Apenas para anotar, o desvio que se apura nestes autos, segundo anúncio da autoridade policial, é de R$ 1.200.000.000,00 (um bilhão e duzentos milhões de reais)”, destacou.

Para que a Polícia Federal tentasse comprovar a suposta destruição ou ocultação de provas é que Veloso autorizou a busca e apreensão na casa da mãe de Ricardo, que fica próxima à sua. Os delegados que comandam a Operação Sermão aos Peixes afirmaram à Justiça que documentos importantes para as investigações teriam sido levados para lá.

3 pensou em “Justiça Federal nega pedido de prisão de Ricardo Murad

  1. Imagino a pressão que o Juiz Roberto Veloso esteja sofrendo para que seja decretada a prisão do ex-secretário.
    Impressionante a saga de Flavio Dino em prender Ricardo Murad.
    1 bilhão desviado e a Polícia Federal não tem provas e devastam a casa da pessoa para achar provas? Ou seja, não há provas ainda? O que é isso? O que a Polícia Federal está fazendo é política, é massacre à imagem de uma pessoa. Não provaram nada ainda? Estão procurando as provas? Condenaram Ricardo Murad e não provaram nada ainda? Colocaram na mídia nacional e não acharam nada. Processo milionário que Ricardo Murad ganhará posteriormente. UM ABSURDO, como ele disse em seu facebook

    Flávio Dino tentando de todas as formas ver Ricardo Murad preso.
    Que papelão!!!

    Vá procurar trabalhar Flavio Dino. Pelo menos mantenha o que recebeu de Ricardo Murad. Nem competência pra isso tem. Sucateando todos os hospitais, UPAS FEDENDO, sem água para os funcionários beberem, pagamentos atrasados, ou seja, incompetência estabelecida e desespero em querer acabar com a imagem de quem sabe fazer.

    Só tu nascendo de novo pra ter a competência de Ricardo Murad.

    Tua hora vai chegar político incompetente e frustrado que só sabe querer acabar com a memória das pessoas que fizeram algo pelo estado. Acabou com a memória repúblicana.

  2. Pingback: Sermão aos Peixes: Justiça Federal manda soltar diretor do ICN | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.